Quais as principais diferenças entre os processos de mitose e meiose?

As células eucarióticas dos seres vivos estão constantemente em diferenciação. Esse processo é chamado de divisão celular e existem dois tipos principais: a mitose e a meiose. Neste texto, vamos entender as diferenças de cada tipo de divisão e quando cada uma delas é realizada. Acompanhe:

Publicidade

Quais as principais diferenças entre os processos de mitose e meiose?
Todo Estudo

O que é mitose

A mitose é um tipo de divisão celular que dá origem a duas células iguais à inicial. Ou seja, as células-filhas têm o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe. Esse tipo de divisão é rápido, dura cerca de 50 a 80 minutos e é dividido em quatro fases principais.

Relacionadas

O processo de divisão mitótica é muito comum em células somáticas, ou seja, qualquer tipo celular que não seja uma célula sexual. A mitose é necessária para a produção de novas células, seja para substituir células mortas, danificadas ou as com curtos períodos de vida.

Fases da mitose

As fases da mitose são prófase, metáfase, anáfase e telófase. A seguir, vamos ver detalhadamente cada fase, mas é importante ressaltar que essas fases são classificações didáticas, já que a mitose é um processo contínuo.

Quais as principais diferenças entre os processos de mitose e meiose?
Todo Estudo
  • Prófase: cada cromossomo possui um centrômero, que une dois filamentos denominados cromátides. A carioteca é fragmentada, o nucléolo desaparece e os cromossomos se tornam mais curtos e espessos, com o processo de espiralização. Ainda, há a formação das fibras do fuso, que facilitam o deslocamento no citoplasma.
  • Metáfase : o fuso nuclear se torna mais desenvolvido. O fuso é uma estrutura em rede, que consiste em uma série de fibras paralelas que se dirigem para cada um dos dois polos nucleares. Assim, os cromossomos se movem para o plano equatorial da célula, onde os centrômeros se ligam às fibras do fuso de cada polo.
  • Anáfase: as cromátides-irmãs são separadas com a divisão do centrômero, tornando-se independentes. Assim, se deslocam para um polo da célula pelo encurtamento das fibras do fuso.
  • Telófase : a membrana nuclear se reestrutura ao redor de cada núcleo-filho, os cromossomos descondensam-se e os microtúbulos desaparecem. Por fim, ocorre a divisão do citoplasma, chamada citocinese, resultando em duas células-filhas diploides – ou seja, que apresentam o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe.

O que é meiose

A meiose é a divisão celular em duas etapas (meiose I e meiose II), em que ocorre a transformação de uma célula diploide em quatro células haploides. A principal função da meiose é reduzir o número de cromossomos das células diploides e, dessa forma, garantir que haja um conjunto completo de cromossomos nos produtos haploides gerados. É muito comum em células sexuais e garante a diversidade genética dos indivíduos.

Fases da meiose

A meiose é dividida em meiose I e meiose II. A meiose I é a etapa reducional, em que há a redução do número de cromossomos pela metade. Já a meiose II é a etapa equacional, que consiste na divisão das células. Vamos entender o que acontece em cada uma dessas etapas:

Publicidade

Meiose I

Quais as principais diferenças entre os processos de mitose e meiose?
Todo Estudo
  • Prófase I: a prófase é dividida em quatro fases, mas, de maneira geral, os centríolos se movem para os polos da célula e os cromossomos se encontram condensados. Ainda há a formação dos cromômeros, que são pequenas áreas de espessamento dos cromossomos. Por fim, há a troca de fragmentos entre cromátides-homólogas durante o crossing-over.
  • Metáfase I: ocorre o desaparecimento da membrana celular. Os cromossomos se encontram muito condensados, se ligam às fibras do fuso e se alinham aos pares na região equatorial da célula.
  • Anáfase I: há a separação dos cromossomos homólogos, devido ao encurtamento das fibras do áster, e os cromossomos duplicados de cada par migram para um dos polos da célula. Ainda, começa a descondensação.
  • Telófase I: a carioteca e o nucléolo se reorganizam em cada polo celular. Ocorre a divisão do citoplasma e a formação de duas células haploides – ou seja, que possuem metade do número de cromossomos da célula-mãe.

Meiose II

Quais as principais diferenças entre os processos de mitose e meiose?
Todo Estudo
  • Prófase II: a carioteca é rompida e os núcleos desaparecem, os cromossomos se encontram condensados e há a formação das fibras de áster. As células são haploides e cada uma possui um tipo de cromossomo.
  • Metáfase II: os cromossomos estão muito condensados, são orientados pelas fibras do áster e se alinham na região equatorial da célula.
  • Anáfase II: as cromátides-irmãs se separam e são direcionadas pelas fibras do áster para os lados opostos. Começa a descondensação.
  • Telófase II: cromossomos descondensados, a carioteca se reorganiza e o nucléolo reaparece. Ocorre a citocinese, separando as células. Dessa maneira, resulta em quatro células haploides formadas.

Diferenças entre a mitose e a meiose

Elaboramos um quadro para te ajudar a entender as principais diferenças entre mitose e meiose. Confira a seguir:

Quais as principais diferenças entre os processos de mitose e meiose?
Todo Estudo

Saiba mais sobre a mitose e a meiose

Selecionamos videoaulas para te ajudar na compreensão do conteúdo. Veja a nossa seleção abaixo e tire suas últimas dúvidas:

As diferenças entre mitose e meiose

Publicidade

Nessa aula, há a explicação das principais diferenças entre os dois tipos de divisão celular. Vale a pena conferir!

Batalha da divisão celular

Aqui, há uma aula comparativa sobre a mitose e a meiose. Acompanhe no vídeo!

Mitose e meiose

Selecionamos esse vídeo rápido e ilustrativo pra você compreender de vez as diferenças entre a mitose e meiose. Confira!

Publicidade

Em conclusão, aprendemos que mitose e meiose são tipos de divisão celular que ocorrem nas células eucarióticas. A principal diferença entre elas está no produto final de cada uma das divisões. Continue seus estudos de biologia e leia mais sobre como a célula animal está organizada.

Referências

SNUSTAD, P., SIMMONS, M. J. Fundamentos de Genética. 6º Edição, Editora Guanabara, 2013.

Quais as principais diferenças entre os processos de mitose e meiose?

Por Naomi Tanaka

Sou bióloga formada pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com experiência em pesquisas acadêmicas na área da ecologia ambiental. Apaixonada pelas plantas e animais, busco simplificar conceitos científicos por meio da divulgação científica.

Como referenciar este conteúdo

Tanaka, Naomi. Mitose e meiose. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/biologia/mitose-e-meiose. Acesso em: 21 de December de 2022.

Exercícios resolvidos

1.

A mitose e a meiose são dois processos importantes que garantem a divisão das células. Sobre a meiose, marque a alternativa incorreta:

a) Na meiose, são formadas quatro células-filhas.
b) A meiose ocorre em células somáticas de animais.
c) Na meiose, observa-se a formação de células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe.
d) Duas divisões celulares são observadas na meiose.

A alternativa correta é b) A meiose ocorre em células somáticas de animais.

2.

Ao final dos processos de divisão celular, verifica-se uma etapa conhecida como citocinese. Nela, ocorre:

a) a duplicação do material genético.
b) a reorganização do envoltório nuclear.
c) a divisão do citoplasma.
d) pareamento dos cromossomos na placa metafásica.

A alternativa correta é c) a divisão do citoplasma.

Compartilhe

Quais as principais diferenças entre mitose e meiose?

Mitose e meiose são processos de divisão celular que acontecem nos seres vivos. Na mitose, temos como resultado duas células-filha geneticamente idênticas. Na meiose, temos 4 células, cada uma com metade dos cromossomos da célula-mãe.

Quais as principais diferenças entre a mitose e meiose Brainly?

Aprovada pela comunidade. Na Mitose, uma célula origina duas células-filhas idênticas a ela. Na Meiose, uma célula origina quatro células-filhas com metade do material genético da célula-mãe.

Quais são as principais diferenças entre a meiose?

As principais diferenças entre a mitose e a meiose estão no número de células-filhas formadas e no número de cromossomos que elas apresentam. A mitose e a meiose são processos de divisão celular.

Quais são as diferenças e semelhanças entre as Anáfases da mitose e da meiose?

Anáfase – Na mitose, as cromátides irmãs se movem para extremidades opostas da célula durante a anáfase. Na meiose, durante a anáfase I, as cromátides irmãs se movem juntas para o mesmo polo celular. Durante a anáfase II, as cromátides irmãs são separadas em extremidades opostas da célula.