Quais critérios Carl von Linné escolheu para agrupar os seres vivos?

A classificação biológica das espécies foi proposta inicialmente em 1735 pelo naturalista Carl Von Linnée (conhecido por Lineu), sistematizando em seu livro Sistema Naturae, a ordenação dos seres vivos em grupos hierárquicos. Até essa data, não havia uma forma específica, com critérios adequados, utilizada para agrupar os mais distintos organismos de acordo com as semelhanças anatômicas.

Em decorrência da enorme biodiversidade, e a parâmetros antagônicos quanto à identificação e descrição de novas espécies, foi necessária a reformulação da organização de Lineu para um modelo de classificação mais coeso. A partir de então surgiu o sistema moderno, relacionando os seres vivos de acordo com o parentesco evolutivo, a similar composição química e a estrutura genética.

Associada ao sistema de classificação onde as principais categorias taxonômicas são: reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, foi estabelecida uma forma uniformizada e simplificada (universal), estipulando normas que regulam a atribuição de nomes científicos às espécies biológicas, denominada de nomenclatura binária.

Por esse sistema, o nome científico de um organismo, sempre composto por dois termos, portanto binomial, exprime através da primeira palavra o gênero a que pertence o organismo estudado, cabendo à segunda palavra designar a espécie desse.

Exemplo: Canis familiares e Canis lupus, respectivamente cães e lobos.
Ambas as denominações compartilham o mesmo gênero, contudo, são espécies distintas.

A nomenclatura também indica que a referência ao gênero (epíteto genérico), deve conter inicial maiúscula e o epíteto específico com letras minúsculas. Além disso, a escrita obrigatoriamente necessita ser latinizada (referendada em latim) e destacados do texto onde aparecerem, sendo impressos em itálico ou sublinhados.

Exemplos:
Drosophila melanogaster ou Drosophila melanogaster (mosca comum encontrada sobrevoando bananas).

Classifica��o dos seres vivos

Autoras:

Fernanda Souza Rovaron, Gabriely Soares T�paro e Nathalia Akemi Yshiy � 6� S�rie B

Introdu��o

Todos os seres vivos s�o formados por c�lulas, necessitam de alimento, precisam respirar, s�o capazes de se reproduzir e possuem uma composi��o qu�mica formada por subst�ncias org�nicas e inorg�nicas.

As subst�ncias org�nicas s�o produzidas somente por seres vivos. S�o elas: prote�nas, lip�deos, carboidratos, �cidos nucl�icos e vitaminas.

Quais critérios Carl von Linné escolheu para agrupar os seres vivos?

As inorg�nicas est�o presentes na natureza e podem ser encontradas em elementos como o solo, rocha, etc. A �gua e os sais minerais (CA, I, F�, Na, etc.) s�o excelentes exemplos deste tipo de subst�ncia.

Quais critérios Carl von Linné escolheu para agrupar os seres vivos?

A �gua tem destaque na constitui��o qu�mica de todos os seres vivos, ela representa de 75 a 85% de sua constitui��o. Ela � indispens�vel � vida e sua car�ncia leva a dificuldade e, at� mesmo, a impossibilidade do organismo realizar os transportes necess�rios ao seu equil�brio e manuten��o.

De acordo com seu tipo de c�lula, os seres vivos podem ser procariontes (com membrana celular, citoplasma e nucle�ide) ou eucariontes (com membrana celular, citoplasma e n�cleo). S�o seres procariontes: as bact�rias, as algas azuis ou cianof�cias. S�o eucariontes: os fungos, as plantas e os animais.

Quanto a sua classifica��o, os seres vivos est�o atualmente divididos em cinco reinos:

Quais critérios Carl von Linné escolheu para agrupar os seres vivos?

Reino Monera

Quais critérios Carl von Linné escolheu para agrupar os seres vivos?

Quais critérios Carl von Linné escolheu para agrupar os seres vivos?

Reino Protista

Reino Fungi

Quais critérios Carl von Linné escolheu para agrupar os seres vivos?

Quais critérios Carl von Linné escolheu para agrupar os seres vivos?

Reino Metaphyta ou reino Plantae

Reino Metazoa ou Animalia

OBSERVA��O:Os v�rus n�o possuem classifica��o definida pois passam a realizar fun��es vitais somente ap�s invadir a estrutura celular, sequestrando os componentes que a c�lula necessita para formar novos v�rus. A express�o classifica��o cient�fica ou classifica��o biol�gica designa o modo como os bi�logos agrupam e categorizam as esp�cies de seres vivos, extintas e atuais.

Quais critérios Carl von Linné escolheu para agrupar os seres vivos?

Quais critérios Carl von Linné escolheu para agrupar os seres vivos?

V�rus H1N1

V�rus bacteri�fago

O que � classificar?

Classificar � agrupar coisas de acordo com suas semelhan�as e diferen�as. Por exemplo, podem-se classificar selos agrupando-os de acordo com diversos crit�rios: o pa�s de origem, o ano de sua emiss�o ou o motivo de sua estampa (flores, animais, personagens hist�ricos, etc.). Nos supermercados os produtos s�o classificados e distribu�dos de acordo com o tipo (latarias, produto de limpeza, bebidas, verduras, etc.). A semelhan�a � o ponto de partida de todas as classifica��es, mas � necess�rio escolher caracter�sticas realmente importantes, pois muitas semelhan�as s�o apenas superficiais ou inadequadas � classifica��o. O local aonde vivem os organismos, por exemplo, n�o pode ser usado como crit�rio principal de classifica��o, porque existem animais a�reos t�o d�spares como uma mosca, uma gaivota e um morcego.

Quais critérios Carl von Linné escolheu para agrupar os seres vivos?
No sistema atual de classifica��o, al�m das semelhan�as estruturais, hoje examinadas at� n�veis microsc�picos, tamb�m s�o estudadas as semelhan�as e diferen�as na composi��o qu�mica das prote�nas e dos genes que constituem os seres vivos. Carl Von Lin�e ou Lineu (1707-1778), um naturalista sueco, escolheu como principal crit�rio de classifica��o, o plano de organiza��o corporal, isto �, a estrutura e a anatomia dos seres vivos.

Classifica��o � ordena��o dos seres vivos em grupos, com base em parentesco, semelhan�a morfol�gica, entre outros, e sua hierarquiza��o.

Categorias de classifica��o

* Esp�cie: (do latim �species� tipo) � um agrupamento de indiv�duos com profundas semelhan�as morfol�gicas e fisiol�gicas entre si, mostrando grandes similaridades bioqu�micas, e no cari�tipo (quadro cromossomial de c�lulas hapl�ides), com capacidade de se cruzarem naturalmente, originando descendentes f�rteis.

* G�nero: � o conjunto de esp�cies que apresentam semelhan�as, embora n�o sejam id�nticas.

* Fam�lia: � o conjunto de g�neros afins, isto �, muito pr�ximos ou parecidos, embora possuam diferen�as mais significativas do que a divis�o em g�neros.

* Ordem: � um agrupamento de fam�lias que tem semelhan�as.

* Classe: � a reuni�o de ordens que possuem fatores distintos de outras, mas comuns �s ordens que a ela pertencem.

* Filo (ramo): � a reuni�o de classes com caracter�sticas em comum, mesmo que muito distintas entre si.

* Reino: � a maior das categorias taxion�micas, que re�ne filos com as caracter�sticas comuns a todos, mesmo que existam diferen�as enormes entre eles.

Os seres vivos

Caracter�sticas dos seres vivos

Al�m da caracter�stica de que os seres vivos s�o formados de c�lulas, existem outros aspectos que devem ser considerados, uma vez que se verificam somente entre eles. Os seres vivos, por exemplo, necessitam de alimento, passam por um ciclo de vida e s�o capazes de se reproduzir.

Os seres vivos necessitam de alimento

Uma pedra n�o precisa de nutrientes para se manter, ao contr�rio do que ocorre entre os seres vivos. � por meio dos alimentos que os seres vivos adquirem a mat�ria-prima para o crescimento, a renova��o de c�lulas e a reprodu��o. S�o os alimentos tamb�m que fornecem a energia necess�ria para a realiza��o de todas as atividades executadas pelo organismo.

As plantas produzem seu pr�prio alimento

Existem seres que s�o capazes de produzir seus pr�prios alimentos. Por isso s�o chamados de seres autotr�ficos. � o caso das plantas.

Toda planta faz fotoss�ntese, um processo de produ��o de alimentos que ocorre na natureza em presen�a da energia solar. Para realizar a fotoss�ntese � necess�rio que a planta tenha clorofila, um pigmento verde que absorve a energia solar. A planta necessita tamb�m de �gua e de sais minerais, que normalmente as ra�zes retiram do solo, e ainda de g�s carb�nico (CO2) do ar atmosf�rico, que penetra na planta atrav�s das folhas.

Quais critérios Carl von Linné escolheu para agrupar os seres vivos?

A glicose � um dos produtos da fotoss�ntese. Outro produto � o g�s oxig�nio, que a planta libera para o ambiente. Com a glicose a planta fabrica outras subst�ncias, como o amido e a sacarose. O amido � encontrado, por exemplo, na �massinha branca� da batata e do feij�o. A sacarose � o a��car que costumamos usar para ado�ar, por exemplo, o caf� e os sucos; ela � encontrada naturalmente na cana-de-a��car.

Quais critérios Carl von Linné escolheu para agrupar os seres vivos?

Quais critérios Carl von Linné escolheu para agrupar os seres vivos?

Glicose

Cana-de-a�ucar

A planta, dessa forma, se alimenta dos nutrientes que ela pr�pria fabrica, � partir de energia luminosa, da �gua e do g�s carb�nico, obtido do ambiente em que vive.

����������� Os sais minerais s�o indispens�veis para a ocorr�ncia de in�meros fen�menos que acontecem nos seres vivos. Os sais de magn�sio, por exemplo, s�o necess�rios para a produ��o das clorofilas, uma vez que participam da constitui��o desses pigmentos. E, sem clorofila, a planta fica incapacitada para a realiza��o da fotoss�ntese.

Os animais n�o produzem seus alimentos

Os animais, ao contr�rio das plantas, n�o produzem os seus alimentos. Por isso s�o chamados de seres heterotr�ficos.

����������� Alguns s� comem plantas (folhas, sementes, etc); s�o chamados os animais herb�voros. Outros s� comem carne; s�o os carn�voros. Outros ainda nutrem-se de plantas e de outros animais; s�o os on�voros.

Os seres vivos nascem... e morrem

Os seres vivos nascem, desenvolvem-se, reproduzem-se, envelhecem e morrem.

Essas diferentes fases da vida de um ser constituem o seu ciclo de vida. Esse ciclo tem dura��o vari�vel, de um tipo de ser vivo para outro. Veja alguns exemplos que indicam a dura��o m�dia aproximada de vida de alguns animais.

Arara: 60 anos

Crocodilo: 80 anos

Cabra: 17 anos���

Chimpanz�: 20 anos�

Elefante: 100 anos

Le�o: 20 anos

Coelho: 7 anos����

Porco: 10 anos

Coruja: 27 anos��

Rato: 4 anos

O ciclo de vida pode durar minutos ou centenas de anos, conforme o ser vivo considerado. Algumas bact�rias podem completar seu ciclo de vida em cerca de 30 minutos. Outros seres, como as sequ�ias e alguns tipos de pinheiro, podem viver 4 mil anos ou mais.

Os seres vivos produzem seus descendentes

Todos os seres vivos t�m capacidade de produzir descendentes, atrav�s da reprodu��o. O mecanismo de reprodu��o nos seres vivos � muito variado. Basicamente, tanto os seres unicelulares quanto os pluricelulares podem reproduzir-se de duas maneiras: assexuada e sexuadamente.

Na reprodu��o assexuada um �nico indiv�duo origina outros, sem que haja troca de material gen�tico atrav�s de c�lulas especiais para a reprodu��o. J� a reprodu��o sexuada envolve a fus�o de dois gametas (masculino e feminino), processo que se denomina por fecunda��o.

Quais critérios Carl von Linné escolheu para agrupar os seres vivos?

Quais critérios Carl von Linné escolheu para agrupar os seres vivos?

Reprodu��o Assexuada

Reprodu��o Sexuada

Por que classificamos? (Resumo)

Quando nos deparamos com uma grande variedade de objetos ao nosso redor, temos a tend�ncia de reunir em grupos aqueles que consideramos semelhantes, classificando-os. Est� � uma caracter�stica inerente ao ser humano. O ser humano classifica as coisas porque isso as torna mais f�ceis de serem compreendidas.

Quais critérios Carl von Linné escolheu para agrupar os seres vivos?
� prov�vel que o homem primitivo distribu�sse os seres vivos em grupos: os comest�veis e os n�o-comest�veis, perigosos e n�o-perigosos etc.

No nosso dia-a-dia, temos constantemente exemplos de classifica��o de coisas; ao se classificar os selos, por exemplo, levamos em conta crit�rios de semelhan�as como pa�s, o ano do selo, o motivo da estampa etc.

Em qualquer sistema de classifica��o s�o usados determinados crit�rios. Num supermercado, a disposi��o dos produtos nos corredores e nas prateleiras obedece a certas regras estabelecidas pelo propriet�rio. Por exemplo, os produtos de higiene pessoal ficam numa determinada prateleira de uma determinada se��o, os refrigerantes numa outra e os chocolates em uma terceira etc. � claro que o dono de um supermercado pode usar crit�rios diferentes de arruma��o.

Os cientistas tamb�m classificam. Mas no caso da Ci�ncia, n�o � aconselh�vel a exist�ncia de muitos sistemas diferentes de classifica��o. Podemos perceber que isso tornaria muito dif�cil a �comunica��o� entre cientistas.

A import�ncia da classifica��o biol�gica � facilitar a compreens�o da enorme variedade de seres vivos existentes.

Quais critérios Carl von Linné escolheu para agrupar os seres vivos?

Arist�teles

A primeira tentativa conhecida de classifica��o foi feita pelo fil�sofo grego Arist�teles (384 - 322 a.C.).

Arist�teles trabalhou principalmente com animais e classificou v�rias centenas de esp�cies. Ele dividia os animais em dois grandes grupos: os com sangue e os sem sangue. Teofrasto, um disc�pulo de Arist�teles, descreveu todas as plantas conhecidas no seu tempo: ao classificar as plantas, um dos crit�rios utilizados foi o tamanho; ele as dividia em �rvores, arbustos, subarbustos e ervas.

De Arist�teles at� o come�o do s�culo XVIII houve pouco progresso. Foram elaborados alguns sistemas de classifica��o mas com pouco sucesso. Os crit�rios eram arbitr�rios, alguns bi�logos classificavam os animais de acordo com seu modo de locomo��o, outros conforme o ambiente em que ele vivia etc.

Um exemplo disso pode ser notado ao analisarmos a classifica��o de um animal tendo por base apenas o ambiente onde ele vive. P�ssaros, morcegos e insetos s�o classificados como animais a�reos e, no entanto, s�o muito diferentes entre si. Certamente um beija-flor tem mais semelhan�a com uma ema (terrestre) do que com uma mosca.

Podemos notar que escolher como crit�rio apenas o ambiente n�o acrescenta muito sobre o grupo.

Estas primeiras classifica��es eram consideradas artificiais, pois utilizavam crit�rios que n�o refletiam as poss�veis rela��es de parentesco entre os seres vivos.

Hoje em dia classifica��es s�o naturais, pois procuram agrupar os seres vivos de acordo com o maior n�mero poss�vel de semelhan�as, tentando estabelecer rela��es de parentesco evolutivo entre os mesmos.

Um grande marco na classifica��o dos seres vivos foi estabelecido pelo Naturalista e M�dico sueco Linnaeus (l�-se Lin�).

Linnaeus desenvolveu um sistema de categorias hier�rquicas que, com algumas modifica��es, � usada hoje. No entanto, ele n�o levou em conta as rela��es de parentesco evolutivo entre seres vivos, pois acreditava que as esp�cies existentes na Terra tinham sido criadas uma a uma por Deus e que, desde o instante da cria��o at� ent�o, elas teriam permanecido sem qualquer altera��o. Esse princ�pio da imutabilidade, denominado fixismo, era cren�a generalizada entre os naturalistas da �poca de Linnaeus.

Quais critérios Carl von Linné escolheu para agrupar os seres vivos?

Charles Darwin

Atualmente o fixismo n�o � mais aceito, tendo sido contestado a partir dos trabalhos de Darwin em 1859. Darwin desenvolveu id�ias sobre a evolu��o dos seres vivos atrav�s da sele��o natural.

A teoria da evolu��o biol�gica ou simplesmente teoria da evolu��o diz que todos os seres vivos, dos mais simples at� o homem, est�o sujeitos a cont�nuas modifica��es ao longo do tempo. Assim, acredita-se que todas as esp�cies atuais ou as j� extintas se originaram � partir de outras, pelo ac�mulo de novas caracter�sticas, que revelam as suas adapta��es aos diferentes ambientes durante a hist�ria da Terra.

Com a aceita��o da teoria evolutiva, as esp�cies deixaram de ser vistas como grupos est�ticos de seres vivos.

No sistema proposto por Linnaeus a esp�cie � a unidade de classifica��o e pode ser definida como sendo �um grupo de organismos que se acasalam na Natureza e cujos descendentes s�o f�rteis�.

O atual sistema de classifica��o dos organismos tamb�m considera a esp�cie como unidade de classifica��o.

As diferentes categorias de classifica��o, chamadas de categorias taxon�micas, foram ampliadas. Linnaeus elaborou um sistema de classifica��o onde havia 5 categorias de esp�cies semelhantes, que eram agrupadas em um mesmo g�nero; os g�neros semelhantes s�o agrupados numa mesma fam�lia; fam�lias semelhantes s�o reunidas numa ordem; ordens semelhantes s�o agrupadas em uma classe; classes semelhantes s�o agrupadas em um filo ou divis�o, e filos ou divis�es semelhantes s�o agrupadas em um reino.

Quais critérios Carl von Linné escolheu para agrupar os seres vivos?

Principais fontes de pesquisa:

*http://www.todabiologia.com

* http://pt.wikipedia.org

*http://www.simbiotica.org

*http://netopedia.tripod.com

*http://www.portalbrasil.net

*http://educar.sc.usp.br

Quais são os critérios para a classificação dos seres vivos?

Somente no século XVIII, o botânico Carolus Linnaeus elaborou uma forma de classificação dos seres vivos, dividindo-os em três reinos: mineral, vegetal e animal, e cinco categorias, eles se diferenciariam quanto à: Classe, Ordem, Gênero, Espécie e Variedade.

Quem foi Carl von Linné qual a sua importância para o processo de classificação dos seres vivos?

Em 1735, Linné dá vida ao seu Systema Naturae, que até hoje vigora nos estudos biológicos. A classificação elaborada pelo biólogo dividia os seres vivos em sete categorias taxonômicas. A partir da divisão feita por Linné, os estudos dos seres vivos ficaram muito mais precisos.

Como Aristóteles e Lineu classificaram os seres vivos?

Aristóteles (384 a.C. - 322 a.C.), sábio grego, classificou os animais em aéreos, terrestres e aquáticos, usando como critério o ambiente em que viviam. Considerava, ainda, os animais com sangue e sem sangue; os animais úteis e os nocivos.