Quais modalidades o Brasil ganhou medalhas nas Paralimpíadas 2022?

Equipe do Superar conquista 11 medalhas nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo

criado em 25/11/2022 - atualizado em 28/11/2022 | 09:13

Três medalhas de ouro, seis de prata e duas de bronze. Esse foi o resultado da equipe do programa Superar na disputa das Paralimpíadas Escolares 2022, que terminou nesta sexta-feira (25), em São Paulo.  A delegação representou Minas no evento nacional, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), para crianças e adolescentes com deficiência física, intelectual ou visual de todos os estados do Brasil, selecionados nos eventos estaduais.

A delegação do programa da Prefeitura de Belo Horizonte de inclusão social da pessoa com deficiência por meio do esporte foi integrada por oito atletas, cinco técnicos e participou das disputas de quatro modalidades: judô, tênis de mesa, goalball e atletismo.

As três medalhas de ouro foram conquistadas nas modalidades judô e tênis de mesa. Seis medalhas de prata ficaram para o atletismo, judô e tênis de mesa.  O bronze coube ao judô e atletismo.

Superar

O programa Superar é realizado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer com ofertas de aulas em vários núcleos nas modalidades de dança, atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paraolímpico, futsal, goalball, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, patinação, percussão e funcional.

24 de novembro de 2022
Por Agência Amazonas

São duas de ouro, oito de prata e uma de bronze

Quais modalidades o Brasil ganhou medalhas nas Paralimpíadas 2022?
FOTO: Drance Jézus/Seduc-AM

Dê o play e ouça esta matéria

No primeiro dia de competições o Amazonas já conquistou 11 medalhas durante as Paralimpíadas Escolares 2022, sendo duas de ouro, oito de prata e uma de bronze. Os estudantes seguem na disputa em busca de mais medalhas até sexta-feira (25/11).

As primeiras conquistas vieram no Atletismo. O estudante Marcos Fabiano Lopes, de 15 anos, que é deficiente visual, ganhou medalha de prata, tornando-se o segundo melhor do Brasil na modalidade de Lançamento de Dardo. Pela primeira vez das Paralimpíadas, Marcos participou da etapa regional em Brasília, onde se classificou para as finais em São Paulo.

Marcos diz que sua segunda medalha vem carregada de alegria. “Eu só tenho a agradecer a Deus por essa conquista. O esporte tem me ajudado muito, principalmente na minha coordenação motora. Fazer esporte me faz uma pessoa feliz”, comemora.

Quais modalidades o Brasil ganhou medalhas nas Paralimpíadas 2022?
Marcos Fabiano Lopes, estudante e paratleta. FOTO: Drance Jézus/Seduc-AM

Ainda no Atletismo, outros nove atletas ganharam medalhas de ouro, prata e bronze. Entre eles está Anne Maryanne Gomes, 17, que ficou com a prata na categoria de Arremesso de Peso.

Outros estudantes medalharam em suas modalidades, mas só subirão ao pódio nesta quinta-feira (24/11), quando receberão as medalhas.

Destaque na natação

Quais modalidades o Brasil ganhou medalhas nas Paralimpíadas 2022?
Raul de Souza, estudante e paratleta. FOTO: Drance Jézus/Seduc-AM


Raul de Souza foi o primeiro a representar o Amazonas na modalidade de Natação. O estudante disputou nos 50 metros rasos e conquistou o 4º lugar. Mesmo não subindo ao pódio paralímpico, o estudante mostrou garra e colocou o Amazonas entre os quatro melhores do Brasil na categoria.

Organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), a edição de 2022 das Paralimpíadas Escolares entrou para a história ao reunir cerca de 1.300 atletas, vindos de 25 estados, com exceção do Piauí, e do Distrito Federal.

  • Quais modalidades o Brasil ganhou medalhas nas Paralimpíadas 2022?
    FOTO: Drance Jézus/Seduc-AM

Quantas medalhas o Brasil ganhou nas Paralimpíadas de 2022?

Ao todo, foram mais 32 medalhas em nove modalidades para o país, que já soma 238 no total, sendo 103 ouros, 75 pratas e 60 bronzes.

Quais modalidades o Brasil vai participar das Paralimpíadas 2022?

A partir de 4 de março de 2022, o Brasil inicia sua terceira participação nos Jogos Paralímpicos de Inverno, desta vez em Beijing 2022. Com seis atletas em dois esportes, esqui cross-country (cinco) e snowboard (um), o país tem a sua maior delegação e pode até brigar por medalha.

Quais são os esportes que fazem parte do paraolímpicos?

Modalidades das Paralimpíadas.
Atletismo. Essa modalidade paralímpica faz parte dos jogos desde sua primeira edição, em Roma, no ano de 1960. ... .
Basquete em cadeira de rodas. ... .
Bocha. ... .
Ciclismo. ... .
Futebol de cinco. ... .
Halterofilismo. ... .
Hipismo. ... .

Onde assistir Paralimpíadas 2022?

Assistir Jogos Paralímpicos online no Globoplay.