Quais são as consequências do descarte incorreto do lixo eletrônico?

3 minutos para ler

O descarte incorreto do lixo é um dos problemas ambientais mais sérios a serem enfrentados na nossa sociedade. A questão agrava-se ainda mais por conta do enorme desperdício visto atualmente e o consumo desenfreado. Assim, a solução para isso passa pela implementação de medidas de reutilização adequada desses materiais.

Mas quais são essas medidas? É o que vamos tratar neste artigo, além de abordar as consequências do descarte incorreto de lixo e propor algumas medidas que podem ajudar a mudar o cenário brasileiro. Portanto, para saber mais, continue lendo até o fim!

O que é o descarte correto de lixo e como ele é feito?

O descarte correto de lixo envolve o compromisso com a separação de resíduos. Antes de você despejar todas as suas coisas velhas e sucatas no lixo, é importante separar materiais que podem ser reutilizados e reciclados. Os resíduos restantes podem então ser classificados em resíduos orgânicos e resíduos inorgânicos como alumínio, plástico e vidro.

O lixo orgânico pode ser reciclado de duas formas: pela compostagem ou direcionado para aterros sanitários em sacolas biodegradáveis. Já o inorgânico deve ser encaminhado às cooperativas ou a catadores. Os perigosos, como resíduos tóxicos e eletrônicos, necessitam de atenção especial.

A poluição do solo, da água e do ar pode ser resultado do descarte inadequado de resíduos e ocorre quando qualquer um desses ambientes é contaminado com despejos. Isso não apenas contribui para a criação de gases de efeito estufa, mas também causa danos significativos à vida marinha e à vida selvagem.

Essa eliminação imprópria de resíduos também traz efeitos adversos para a saúde humana, pois resíduos eletrônicos podem causar câncer e outros tipos de doenças por conta da presença de metais pesados, como o mercúrio, em sua constituição.

Como mudar esse cenário no país?

De acordo a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) e divulgada pela CNN Brasil, o Brasil perde cerca de R$ 14 bilhões por ano com o descarte impróprio de lixo. Os dados da pesquisa mostraram que aproximadamente 12 bilhões de toneladas de resíduos foram descartados em locais incorretos, sendo que esse material poderia gerar emprego e renda para milhares trabalhadores brasileiros.

Diante de tamanha quantidade de lixo sendo desperdiçado, algumas medidas executadas pelos poderes públicos e empresas privadas poderiam servir como solução para o problema. Tais medidas são: 

  • incentivo ao consumo sustentável;
  • investimento em políticas de logística reversa;
  • fiscalização mais eficiente dos aterros sanitários;
  • apoio às cooperativas de reciclagem e às associações de catadores de lixo;
  • encerramento de lixões a céu aberto.

Como vimos ao longo do artigo, o descarte incorreto de lixo é um dos grandes problemas da sociedade brasileira. Embora grande parte da solução seja responsabilidade do poder público, cabe a nós cidadãos conscientes e com acesso à informação fazermos a nossa parte, isto é, dando destinação correta ao lixo orgânico, separando alumínio, plástico e vidro para facilitar a reciclagem.

Se você gostou do artigo, então curta nossa página no Facebook. Assim, você poderá receber nossos conteúdos fresquinhos no seu feed!

Amanda Cristine dos Santos
Victor Kikuchi

Com as frequentes inovações tecnológicas os aparelhos eletrônicos são substituídos por outros mais modernos com muito mais velocidade. Os aparelhos “antigos” tornam-se resíduos eletrônicos e grande parcela da população não sabe o que fazer com estes materiais, descartando-os, na maioria das vezes, em locais impróprios.

Pensando nisso, a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) criou um programa para receber estes “lixos” e reciclá-los de maneira correta, sem prejudicar o meio ambiente. A Associação existe desde 1976, mas o programa para este tipo de material surgiu em 2011, e desde então já recolheu mais de 240 mil toneladas de equipamentos. São 14 postos na capital e na região metropolitana deSão Paulo.

Estes tipos de produtos contem substâncias tóxicas em sua composição, como chumbo, cádmio, mercúrio, berílio, etc. Se depositados em qualquer local e sem os cuidados específicos, podem causar sérios danos ao meio ambiente, como a contaminação dos lençóis freáticos e, eventualmente, à saúde da população que vive nas proximidades.

Além disto, estes equipamentos são compostos por grande quantidade de plástico, vidros e metais, materiais que levam muito tempo para se decomporem no solo.

Das cidades do ABC somente São Bernardo possui uma associação que faz este trabalho: a Ecoponto. O trabalho de coleta e reciclagem é feito por jovens de cooperativas e então têm seu destino no lugar apropriado de descarte. Alguns ainda podem ser reaproveitados, pois muitas vezes os aparelhos ainda estão em bom estado.

Quais as consequências do descarte incorreto do eletrônico?

Danos derivados do lixo eletrônico Em suma, o descarte incorreto de E-lixos impacta a saúde pública devido aos metais pesados, gera danos ao meio ambiente através da contaminação de solos, lençóis freáticos e os organismos da fauna e da flora e, além disso, reduz o tempo de vida dos aterros sanitários.

Quais são as consequências do lixo eletrônico no meio ambiente?

Outros impactos adversos à saúde infantil associados ao lixo eletrônico incluem alterações na função pulmonar, efeitos respiratórios, danos ao DNA, prejuízos à função da tireoide e aumento do risco de algumas doenças crônicas tardias, como câncer e doenças cardiovasculares.

Quais são as causas do lixo eletrônico?

O lixo eletrônico é produzido por materiais de origem inorgânica, por exemplo, cobre, alumínio, metais pesados (mercúrio, cádmio, berílio e chumbo).