Quais são as funções administrativas de uma organização?

Atualizado: 12 de ago. de 2021

Quais são as funções administrativas de uma organização?

As funções administrativas fazem parte da rotina de qualquer empresa. Quando aplicadas à gestão de uma organização, essas funções administrativas são responsáveis por melhorar os processos operacionais e os resultados da empreitada, mas de que forma isso funciona?

Primeiramente, é preciso conhecer e entender como cada função administrativa funciona dentro de uma empresa. São 4 funções encarregadas de estabelecer uma gestão eficiente, sendo elas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Quer saber mais sobre as 4 funções administrativas de uma empresa? Confira nosso guia abaixo e entenda suas funções e como aplicá-las a sua empreitada:

●    Planejamento

Estabelecer objetivos e planejar-se de maneira estratégica para alcançá-los é a base de qualquer empreendimento.

O planejamento é a função administrativa responsável por resolver questões internas, pensando e discutindo qual o melhor caminho para a execução de um projeto planejado com base em estudos de mercado, projeções de futuro e estratégias de operação.

●    Organização

Como colocar em prática tudo que foi planejado? Essa é a responsabilidade da segunda função administrativa, a organização.

Organizar-se e definir de que maneira o projeto será feito, ou o melhor caminho para desenvolver uma ideia, requer uma visão sistêmica coletiva e individual acerca dos processos produtivos da empresa, buscando a união entre produtividade e eficiência para execução do projeto planejado dentro do prazo disponível, sem erros e desperdícios.

●    Direção

A função administrativa da direção pode ser vista como a mais complexa entre as 4 funções, uma vez que a mesma está relacionada à liderança da empresa.

Dirigir é liderar e mobilizar recursos humanos, distribuir tarefas e incentivar a colaboração dos profissionais envolvidos no processo operacional da empresa. É uma função que vai muito além de ocupar um cargo elevado dentro da empresa, estando relacionada a uma administração inteligente e ciente do potencial da equipe de colaboradores.

●    Controle

A última função administrativa é aquela encarregada de garantir que o trabalho será bem executado: o controle.

O controle envolve a criação de padrões de qualidade e desempenho, encarregados analisar a execução das funções administrativas anteriormente citadas. Quanto mais indicadores técnicos você tiver, melhores condições terão de fazer uma avaliação sólida e ciente dos pontos a serem melhorados e falhas a serem corrigidas, obtendo total controle do processo operacional e administrativo da organização.

Quer saber mais sobre funções administrativas? Venha para a Inova e conheça nossas soluções tecnológicas para gestão de empresas, tais como e-mail corporativo. Visite nosso site e entre em contato conosco!

Você conhece as 4 Funções da Administração? Pois saiba que são atividades rotineiras em qualquer empresa, sendo imprescindível saber utilizá-las.

Independente de qual seja o tamanho da sua empresa, você precisa exercer as 4 Funções:

  • Planejar; Organizar; Dirigir; Controlar.

Essas funções são essenciais ao funcionamento da sua administração e em cada uma dessas funções há inúmeras tarefas que poderão ser gerenciadas de forma mais ampla, provendo maiores condições de crescimento para a sua empresa.

Acompanhe este artigo e saiba o que são, como funcionam e como podem ajudar na melhoria de processos e resultados da empresa.

Quais são as 4 Funções Administrativas?

Quais são as funções administrativas de uma organização?

São existentes 4 Funções Administrativas, chamadas de funções básicas do PODC ‘Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar’.

Elas fazem parte de um grande universo de ações, as quais o gestor deverá tomar para manter a organização no rumo certo.

Confira cada uma delas, a seguir:

Planejar

Planejar quer dizer estabelecer os objetivos da empresa e por quais caminhos ela percorrerá para atingir eles, afinal, nada deve ser decidido de improviso.

É preciso pensar, analisar a situação de forma que o seu planejamento será baseado em dados reais com fontes confiáveis e bem estruturadas.

Analisando e planejando as suas ações, como questões internas da empresa, levando em conta a real situação do mercado na hora de planejar.

Muito diferente da maioria das pessoas, o planejamento não abrange, apenas intuição do administrador/gestor, sendo necessário realizar um estudo mais completo, colocando em pauta as suas projeções o máximo possível.

Logicamente um gestor experiente ou intuitivo terá uma melhor capacidade de interpretar os dados.

Porém, é sempre importante trabalhar com base em estudos e não somente com intuição para ter um melhor planejamento.

Organizar

É preciso organizar para colocar o planejamento em prática, somente com organização é preciso lidar melhor com os recursos da empresa.

De forma que é preciso definir de que maneira será o projeto, como será feito, como distribuí-lo entre as sessões da sua empresa e os seus empregados, sendo necessário ter uma espécie de jogo com a produtividade e eficiência.

Ser eficiente no sentido, por exemplo, de fazer o trabalho no menor tempo e com o menor desperdício possível, sem prejudicar a qualidade de entrega.

De forma que, para isso o administrador precisa de uma ótima capacidade de organização individual e coletiva.

Outra funcionalidade deverá ser a aplicação de uma visão sistêmica e um bom conhecimento sobre os processos produtivos do setor da empresa, considerando as suas características essenciais.

A organização pode ser conceituada como a construção estrutural de uma empresa por meio de dois pontos de vista:

  • Recursos: podendo ser o quadro de colaboradores, materiais e matérias-primas, sem esses é quase impossível executar os planos estabelecidos pela organização;
  • Operações: seriam as atividades e tarefas que deverão ser executadas, de acordo com a definição de autoridade e responsabilidade de cada um dentro da empresa.

A organização é uma espécie de instrumento de operacionalização do planejamento, que viabiliza a transformação dos planos em objetivos concretos.

Sendo um meio coordenar os seus recursos, como por exemplo, os recursos financeiros, humanos ou materiais.

Quais são as funções administrativas de uma organização?

Dirigir

Dirigir é uma função administrativa que quer dizer liderar, sendo considerado como a capacidade de mobilizar os recursos humanos para que os resultados desejados sejam atingidos.

Não sendo somente uma ferramenta que atua como distribuidora de tarefas, mas, de influenciar e motivar os funcionários da empresa de maneira positiva, sendo um meio incentivador utilizado por administradores brilhantes.

Nessa função o administrador é um líder que irá atuar com uma destreza e inteligência emocional.

Sendo importante ter essa capacidade de perceber as emoções dos outros e comunicar as da empresa.

Sendo uma questão de fazer o possível para manter os funcionários super motivados e satisfeitos, sem prejudicar as finanças da empresa.

É através dessa influência, que o administrador faz com que seus colaboradores atendam ao que foi planejado.

É um processo interpessoal, que deseja ativar pessoas por meio de instruções, motivação, comunicação, liderança e coordenação dos trabalhos, a direção é uma das funções administrativas mais importantes.

Controlar

Depois de planejar, organizar e dirigir as tarefas aos seus empregados, ter o controle é uma espécie de garantia de que, na prática, o trabalho será bem executado e dará os resultados previstos.

Nessa função é criado os padrões de desempenho, medição do desempenho atual.

A comparação entre o desempenho padrão e o atual e as possíveis ações corretivas que visam redirecionar os esforços no caminho dos objetivos inicialmente elaborados.

De forma que para administrar a sua empresa é preciso controlar a empresa com uma excelente capacidade de análise, sendo fundamental se basear em números.

Sendo importante pontuar que o uso de indicadores técnicos, proporcionará melhores condições para uma avaliação fidedigna da situação da empresa, sendo essencial que você preste atenção redobrada ao interpretar as planilhas.

Nessa fase será feito a verificação e avaliação do plano que já foi executado, para que se possam ter correções.

O controle visa verificar se os objetivos foram alçados, a principal ideia do controle é a ação corretiva e preventiva.

Há gestores que têm dificuldades em saber organizar a produção sofrendo com o controle, pois, não sabem estabelecer e comparar parâmetros para saber se está tudo certo.

É preciso que o gestor saiba lidar com o controle da empresa, sendo necessário buscar trabalhar com as suas capacidades, dando um foco em ações que provenham de estabilidade.

O controle busca também o aprimoramento dessas funções, garantindo os pilares da administração em perfeito equilíbrio, sendo importante investir em automatização na gestão.

Uma forma mais eficaz de trabalhar com o controle da administração é adquirir um software de gestão empresarial e fiscal para o negócio.

O que proporciona uma maior possibilidade de estruturação com um bom planejamento, garantindo segurança para o crescimento.

A Administração precisa das 4 Funções

Portanto, é preciso utilizar as quatro funções administrativas juntas para que estas sejam eficientes.

Pois, junto à organização vem o planejamento, que ajuda na visão de futuro e também nas ações a serem implementadas no seu negócio.

Bem como, o bom direcionamento e controle de todas as atividades e funções da empresa, para que a sua administração seja mais produtiva e eficaz é fundamental utilizar das técnicas de maior sucesso.

A gestão administrativa é melhor com um software de gestão fiscal e empresarial

Para que as funções da administração sejam bem elaboradas e colocadas em ação, é preciso ter ferramentas que auxiliem.

Para isso, a Soften disponibiliza dois sistemas, Soften Siem e GerencieAqui, que possibilitam diversas funcionalidades, como:

  • Emissão fiscal, controle de estoque, controle financeiro e controle comercial, além de outras diversas funções.

Os clientes têm à disposição também implantação, treinamento e suporte técnico ilimitado.

Por isso, não perca tempo e seja um cliente ainda hoje, basta entrar em contato com os atendentes comerciais.

Quais são as funções administrativas de uma organização?

Se gostou do artigo, compartilhe-o com mais pessoas e continue acompanhando o Blog e as Redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin e Youtube.

Comente em caso de dúvidas e sugestões!

Quais as funções administrativas de uma organização?

As funções administrativas são separadas por quatro atividades: planejar, organizar, dirigir e controlar. Essas etapas são responsáveis por traçar e alcançar metas e objetivos da organização, sendo determinantes para o andamento e crescimento dela no mercado.

Quais as 5 funções administrativas?

Segundo a teoria clássica, do engenheiro francês Jules Henri Fayol, as funções básicas da Administração seriam: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.

Quais são as 4 principais funções da administração?

Essas funções básicas são geralmente agrupadas no acrônimo PODC, que representa os quatro aspectos: Planejamento, Organização, Direção e Controle.