Quais são as principais características do renascimento comercial e urbano?

No século XI, a Europa medieval passou por grandes transformações. Novas cidades surgiram a partir do século XI e, com o aprimoramento das técnicas de produção no campo aumentando a produção de alimentos (introdução do arado de ferro, do rodízio de três campos), vários camponeses se deslocaram para as cidades e passaram a exercer atividades como artesanato e o comércio.  

As cidades, na maioria das vezes, surgiam ao redor das terras do senhorio (ou seja, do senhor feudal). Com o renascimento urbano, as atividades comerciais foram impulsionadas, tendo no artesanato a principal forma de produção da época.

 Os mercadores acentuaram as atividades comerciais a partir do século XI, deslocando-se de uma região para outra, vendendo seus produtos. No século XII, esses mercadores criaram as feiras. As principais delas ficavam na região da atual França, da atual Itália e da Bélgica. Elas exerceram o importante papel de interligar quase todo o continente europeu com o continente africano e asiático.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As cidades medievais garantiam sua segurança através das muralhas. Essas cidades tinham uma média de 20 mil habitantes, com exceção de Paris que chegava perto dos 100 mil habitantes.

O renascimento urbano e comercial acelerou o processo de urbanização da Europa e marcou o início do capitalismo. Posteriormente, a industrialização foi o reflexo desse período de ascensão comercial.

Quais são as principais características do renascimento comercial e urbano?

Foram características do renascimento comercial e urbano do fim da Idade Média a retomada do crescimento das cidades, mudança das bases da economia da agricultura para o comércio, ascensão social da burguesia (a classe responsável pelo comércio) e início do processo de centralização política.

Qual grupo social se fortaleceu com o renascimento comercial?

Esse impulso resultou no desenvolvimento de uma nova classe social: a burguesia. À medida que enriquecia, o poder da burguesia, vindo de suas fortunas, passou a se confundir com o poder da nobreza, sobretudo nas cidades.

Qual a relação entre o comércio e o ressurgimento das cidades?

A Europa medieval passou por profundas mudanças. Novas cidades surgiram a partir do século XI, iniciando o desenvolvimento comercial estabelecido nas relações entre Ocidente e Oriente proporcionadas pelas Cruzadas.

Qual relação se pode estabelecer entre as cruzadas e o ressurgimento do comércio e das cidades europeias?

As Cruzadas possibilitaram a abertura do comércio no Mar Mediterrâneo, o que contribuiu para o desenvolvimento das cidades italianas. Além disso, possibilitou a chegada de mercadorias de luxo vindas do mercado oriental e fomentou senhores feudais a utilizarem seus excedentes agrícolas como moeda de troca.

Quais cidades italianas se beneficiaram com as cruzadas?

Gênova e Veneza, por serem cidades portuárias, beneficiaram-se grandemente com a abertura comercial do Mar Mediterrâneo provocada pelas Cruzadas.

Qual a importância das Cruzadas para o desenvolvimento do comércio?

De forma geral as cruzadas fracassaram em seu objetivo,porém,elas possibilitaram que o Oriente e o Ocidente tivesse um maior contato nos costumes,hábitos. Gerou um maior desenvolvimento no comércio medieval e foi depois das cruzadas que o comércio urbano renasceu.

Qual é a importância das cruzadas?

As Cruzadas tiveram consequências de grande importância para a história mundial. Reabriram a navegação do Mediterrâneo aos europeus e dinamizaram as relações comerciais entre o Ocidente e o Oriente.

Quais as causas religiosas do movimento das Cruzadas?

Contudo, não podemos perder de vista que o ponto de partida para as Cruzadas foi a questão religiosa. Tanto que a causa imediata do início das expedições foi a proibição, determinada pelos turcos muçulmanos, à peregrinação dos cristãos ao Santo Sepulcro, na cidade de Jerusalém.

Porque o impacto inicial das Cruzadas não atingiu seu objetivo?

As Cruzadas não conseguiram seus principais objetivos, mas tiveram outras consequências como o enfraquecimento da aristocracia feudal, o fortalecimento do poder real, a expansão do mercado e o enriquecimento do Oriente.

Como as Cruzadas terminaram os seus objetivos foram alcançados?

Resposta: As Cruzadas não alcançaram nenhum objetivo, pois fracassaram militarmente na tentativa de reconquistar Jerusalém, que estava nas mãos dos turcos muçulmanos, portanto não se pode falar em "objetivos" alcançados.

Quais eram os objetivos dos nobres ao tomar parte das cruzadas?

Resposta. Resposta: e) Conquistar terras e riquezas que haviam nesses territórios.