Quais os benefícios de temperar salada com limão?

Quais os benefícios de temperar salada com limão?
O que você precisa saber sobre o limão iS/iStock

Publicidade

Publicidade

Origem: o limão é mais uma das preciosidades que os árabes levaram para a Europa a partir do século 9. Os primeiros registros do consumo dessa fruta vêm do sudeste da Ásia. Lá, era usada como temperoe conservante de alimentos — ela é rica em vitamina C, um poderoso antioxidante que evita o escurecimento de vegetais. Hoje, o plantio das suas variedades (tahiti, siciliano, galego…) está consolidado no mundo todo.

Forma de uso: combinado com azeites e ervas, o suco da fruta tempera os mais diversos pratos salgados e doces. E, claro, é base de refrescos e drinques.

Até sua casca pode ser aproveitada. Aromática e repleta de óleos essenciais, é empregada na confeitaria e para finalizar pratos.

Com o que combina: para dar frescor às receitas, aposte no toque ácido do limão. Seu sumo é base para marinadas de todos os tipos de carnes e pescados. Também vai bem em molhos de saladas, queijos frescos, sucos, bolos e sobremesas em geral.

Continua após a publicidade

Com o que não combina: difícil apontar um grupo de receitas que não entrose com esse fruto cítrico. O limão tem passe livre em quase toda a culinária. É uma questão de gosto.

Benefícios nutricionais: a fruta carrega minerais como potássio, magnésio, cálcio e fósforo, além de auxiliar na digestão de gordura. Mas ele realmente se destaca pela alta quantidade de vitamina C. Esse ativo, segundo estudo da Universidade do Estado do Oregon, nos Estados Unidos, estimula a produção de células brancas do sangue, reforçando o sistema imunológico.

Como plantar: a árvore pode ser cultivada em jardins, porém é bastante sujeita a doenças. Melhorar procurar ajuda especializada se quiser ir adiante com essa empreitada.

Fontes entrevistadas: Vanderli Marchiori, nutricionista e fitoterapeuta de São Paulo, e Rosângela Carvalho, nutricionista e fitoterapeuta do Rio de Janeiro

Continua após a publicidade

  • Frutas e verduras
  • Temperos

Informação confiável salva vidas. Assine Veja Saúde e continue lendo.

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link

O limão é fonte de vitamina C, ajuda a aumentar as defesas do corpo, é bom para o coração e faz bem para a pele. É uma fruta popular no Brasil, usada para fazer sucos, temperar saladas, além de ser um ingrediente importante em diversas receitas. Os tipos mais conhecidos são galego, siciliano, cravo e taiti.

LEIA TAMBÉM: Nove benefícios da melancia: hidrata e faz bem para o coração

De acordo com a Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas (Abrafrutas), o limão-taiti está entre as frutas cítricas mais exportadas pelo país. Em terras brasileiras a produção de limão é liderada pelo estado de São Paulo, seguido por Minas Gerais e Bahia. Embora as espécies de limão tenham algumas características diferentes, as propriedades nutricionais são parecidas e trazem muitos benefícios para a saúde.

Quais os benefícios de temperar salada com limão?

Limão é rico em vitamina C(Foto: Getty Images)

É antioxidante e reduz o envelhecimento precoce

O limão é um uma fruta com grande poder antioxidante. Além de ser rica em vitamina C, possui outros componentes como polifenóis, limonóides e ácido cafeico, que também ajudam a evitar a oxidação. Dessa forma, atua contra os radicais livres do nosso organismo, prevenindo doenças e evitando o envelhecimento precoce.

Funciona como anti-inflamatório

Muita gente não sabe, mas o limão também é um anti-inflamatório e ajuda a evitar doenças no estômago. A nutricionista comportamental Laísa Ramos, explica que isso acontece porque um dos compostos ativos do limão é o limoneno. “Essa substância possui efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos contra a bactéria Helicobacter pylori (que pode se alojar a mucosa do estômago), além de prevenir o surgimento de úlceras estomacais e duodenais”, destaca.

Fortalece o sistema imunológico

Por ser rico em vitamina C, o limão também ajuda a evitar doenças respiratórias e resfriados. No entanto, Laísa Ramos destaca que a função dessa vitamina não é curativa e sim preventiva. “Não adianta já estar resfriado e tomar muita vitamina C para ser curado. A gente precisa ter um consumo de vitamina C na nossa alimentação, ou seja, ingerir regularmente para que o sistema imunológico esteja sempre fortalecido e para que haja uma prevenção contra resfriados. Isso não quer dizer que num resfriado a gente não possa tomar vitamina C. Sim,  a ingestão é importante para auxiliar no combate do patógeno, mas é importante destacar que ela não é curativa e sim preventiva”, acrescenta. 

Faz bem para o coração

A ação antioxidante do limão atua contra os radicais livres do nosso organismo evitando o surgimento de doenças cardiovasculares. “Quando o colesterol ruim, chamado LDL, é oxidado por radicais livres é gerada uma placa de ateroma, que pode aumentar a pressão arterial e também provocar doenças cardiovasculares. O equilíbrio oxidativo, proveniente da vitamina C, por exemplo, ajuda a impedir que essa placa seja formada a partir do colesterol oxidado e, por isso, previne doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista.

Tem propriedades antifúngicas

O limoneno dá à fruta propriedades antifúngicas e antibacterianas. Dessa forma, a ingestão do limão também ajuda a combater doenças como a candidíase e infecção por bactérias como Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae e Moraxella catarrhalis.

Melhora a aparência da pele

Consumir limão regularmente promove a regeneração da pele e ajuda na produção de colágeno, além de acelerar a cicatrização das feridas. As propriedades antioxidantes previnem não só o envelhecimento precoce, mas também surgimento de rugas.
“A vitamina C melhora a aparência da pele, por conta da regeneração do tecido cutâneo. Além disso, ajuda a metabolizar o colágeno, que é uma estrutura que dá firmeza e elasticidade à pele”, analisa.

Ajuda na absorção do ferro

Ingerir limão após fazer uma refeição como o almoço é importante para a absorção do ferro vegetal, que é o ferro não heme. A nutricionista explica que quando a pessoa consome diariamente alimentos ricos nesse tipo de ferro, mas não ingere uma fonte de vitamina C, é possível que ela contraia anemia,  já que o ferro acaba sendo expelido pelas fezes.
“Para que a gente tenha total absorção e tenha maior biodisponibilidade do ferro não heme é fundamental consumir uma fonte de vitamina C após após a ingestão do feijão, da couve, e dos vegetais folhosos verdes escuros”, analisa. Laísa Ramos também destaca que “quando o ferro vem de fonte animal, não há a necessidade do consumo da vitamina C para realizar a absorção”. 

Auxilia na digestão

O limão possui fibras que vão auxiliar na passagem pelo trato gastrointestinal. “A ingestão ajuda na digestão porque a vitamina C tem um PH menor, mas é importante dizer que não é milagroso”, alerta.

Ajuda o intestino a funcionar melhor

Consumir  limão regularmente também ajuda a impedir a prisão de ventre e constipação intestinal. Com o intestino funcionando melhor, a pessoa fica menos inchada.

O que é melhor para temperar salada limão ou vinagre?

Quando comparamos o poder nutricional, pense no fato de que o limão é um alimento vivo, fresco e natural, portanto um alimento que ativa a vida. No tempero de saladas ou no preparo dos alimentos, deve ser naturalmente o eleito.

É bom colocar limão na comida?

O limão tem passe livre em quase toda a culinária. É uma questão de gosto. Benefícios nutricionais: a fruta carrega minerais como potássio, magnésio, cálcio e fósforo, além de auxiliar na digestão de gordura. Mas ele realmente se destaca pela alta quantidade de vitamina C.

Pode comer salada com limão?

Modo de preparo Em uma saladeira rasa, disponha as folhas de alface, o palmito e os tomates, e reserve. À parte, misture o suco de limão, a água, o Azeite TERRANO®, o Tempero SAZÓN® e o sal. Regue a salada ou sirva o molho à parte.

Qual o tipo de doença que o limão combate?

Devido ao limoneno, o limão possui propriedades antifúngicas e antibacterianas que ajudam a combater doenças como a candidíase, gripe, resfriados e infecção por outras bactérias como Staphylococcus aureus, Streptococcus pneumoniae e Moraxella catarrhalis.