Quais são as principais dificuldades encontradas pelos imigrantes?

Os imigrantes que procuram trabalho no Brasil t�m dificuldades por conta da l�ngua portuguesa. De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econ�mica Aplicada (Ipea), a barreira da l�ngua � um dos principais problemas enfrentados pelos imigrantes que chegam ao pa�s.

Sem o dom�nio do idioma, fica complicado para eles terem acesso a trabalho e moradia. A dificuldade que enfrentam para se comunicar no Brasil atrapalha a busca por um emprego. � uma situa��o complexa, j� que a maioria das informa��es est� em portugu�s, mesmo as essenciais, como as explica��es de como legalizar a situa��o no pa�s.

� preciso que haja mais aulas de portugu�s acess�veis aos imigrantes, para que possam aprender ou melhorar o idioma e conseguir oportunidades de trabalho. Faltam cursos direcionados para os imigrantes e tamb�m a divulga��o dos mesmos, para que eles possam avan�ar com a l�ngua.

Al�m do idioma, � importante que os imigrantes aprendam sobre a cultura brasileira. Com a melhora da l�ngua e com conhecimentos dos modos de operar no Brasil, fica mais f�cil para os imigrantes conseguir trabalho e informa��es sobre viver no pa�s. Com o dom�nio do idioma, eles passam a ter mais acesso e conhecer mais sobre seus direitos.

� importante tamb�m que as taxas para a obten��o de documentos sejam reduzidas, para que os refugiados consigam se estabelecer o mais r�pido poss�vel. Com uma menor burocracia, as metas ficam mais ating�veis para que eles tenham melhores oportunidades.

Muitos dos refugiados t�m boa forma��o, mas enfrentam dificuldades em se inserir no mercado de trabalho brasileiro. Eles precisam recuperar a confian�a, e as empresas e os �rg�os p�blicos devem abrir as portas para esses profissionais. A diversidade no ambiente de trabalho � de extrema import�ncia.

As empresas que se abrem para receber refugiados podem se preparar conscientizando os profissionais que l� trabalham sobre os benef�cios de integrar os refugiados para os neg�cios. Tamb�m devem estimular a empatia, j� que a popula��o brasileira tamb�m veio de diversas partes do mundo para se estabelecer no pa�s.

�s vezes, sem um trabalho de carteira assinada, os refugiados se viram como podem e se aplicam em suas pr�prias empreitadas, como abrir lanchonetes e restaurantes que servem comida t�pica de seus pa�ses. Tamb�m h� programas em que eles podem ensinar sua l�ngua nativa para os brasileiros. N�o somente os refugiados podem aprender com os brasileiros, mas os brasileiros tamb�m t�m muito a aprender com as pessoas que v�m de fora.�

Focamos a nossa pesquisa na questão da integração social dos imigrantes internacionais que vieram para o Brasil nos últimos anos. Identificamos alguns desafios ou obstáculos que os imigrantes enfrentam como: acolhimento, idioma, preconceito e xenofobia. Destaca-se ainda o papel da sociedade civil, das ONGs e da Igreja Católica no processo de inserção social, acolhendo, ministrando curso de português, encaminhando e acompanhando os imigrantes no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Rezende Silva, PUC Minas

Geógrafo - Bacharel e Licenciatura. 

Mestre em Geografia 

Doutorando em Geografia

Duval Fernandes, PUC Minas

Doutor em Demografia (pela UFMG) e professor do Programa de pós-graduação stricto sensu da PUC-MG.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei n. 7.716 de 5 de janeiro de 1989.Define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7716.htm. Acesso em: 21 mar.2016.

BRASIL. Lei n. 12.288 de 20 de julho de 2010. Institui o Estatuto da Igualdade Racial. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Lei/L12288.htm. Acesso em: 21 mar.2016.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Debatedores apontam casos de racismo e xenofobia no Brasil Disponível em: http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/RELACOES-EXTERIORES/496741-DEBATEDORES-APONTAM-CASOS-DE-RACISMO-E-XENOFOBIA-NO%20BRASIL.html. Acesso em: 22 mar.2016.

CAMPOS, Gustavo Barreto de. Dois séculos de imigração no Brasil. A construção da imagem e papel social dos estrangeiros pela imprensa entre 1808 e 2015. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultural) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

CASHMORE, E. et al. Dicionário de relações étnicas e raciais. Tradução: Dinah Kleve. São Paulo: Summus Editorial, 2000.

CENTRO INTERNACIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS MIGRATÓRIAS – ICMPD. Relatório de Pesquisa. MT Brasil Migrações Transfronteirças - Fortalecendo a capacidade do governo federal para gerenciar novos fluxos migratórios. Necessidades e Obstáculos para a Inserção Laboral e a Integração Social dos Imigrantes – Estudo de Caso em Cidades do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e no Município de São Paulo. Dez., 2015.

INSTITUTO DE MIGRAÇÃO E DIREITOS HUMANOS - IMDH. Finalidades e Projetos.06 de janeiro de 2014. Disponível em: http://www.migrante.org.br/index.php/finalidades-e-projetos.Acesso em: 20 abr.2016.

INSTITUTO DE PESQUISAS ECONÔMICAS APLICADAS - IPEA. Ministério da Justiça, Secretaria de Assuntos Legislativos. Migrantes, apátridas e refugiados: subsídios para o aperfeiçoamento de acesso a serviços, direitos e políticas públicas no Brasil. Brasília. Série Pensando o Direito, n. 57, 2015.

LEITE, Larissa. Os anfitriões brasileiros para os estrangeiros que se refugiam no Brasil. Cáritas Brasileira. 20 de junho de 2014. Disponível em: http://caritas.org.br/artigo-os-anfitrioes-brasileiros-para-os-estrangeiros-que-se-refugiam-no-brasil/26285. Acesso em 13 maio 2016.

LUCIO, Viviane. Estrangeiros no Brasil: missão Paz em São Paulo acolhe imigrantes até a legalização. In. Revista Ciência e Cultura. São Paulo, v. 67, n.2, p. 51-52, abr./jun. 2015.

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA. MJ lança campanha de enfrentamento à xenofobia e à intolerância. 13 de outubro de 2015. Disponível em: http://www.justica.gov.br/noticias/mj-lanca-campanha-de-enfrentamento-a-xenofobia-e-a-intolerancia. Acesso em: 10 maio2016.

MIKEVIS, Dayanne. O racismo está crescendo. 03 de agosto de 2013. Disponível em http://racabrasil.uol.com.br/Edicoes/93/artigo12649-1.asp/. Acesso em: 20 maio 2016.

ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL PARA AS MIGRAÇÕES – OIM. FERNANDES, Duval; CASTRO, Maria C. G. Migração haitiana ao Brasil: diálogo bilateral. Brasília: Projeto “Estudos sobre a Migração Haitiana ao Brasil e Diálogo Bilateral". Relatório Final, 2014.

RODRIGUES, Carla. Menos quem não é. Instituto Moreira Salles. 20 de Out. de 2015. Disponível em: http://www.blogdoims.com.br/ims/menos-quem-nao-e. Acesso em 20 jun.2016.

SÁ, Patrícia Rodrigues Costa de. As redes sociais de haitianos em Belo Horizonte: análise dos laços relacionais no encaminhamento e ascensão dos migrantes no mercado de trabalho. In: Cadernos OBMigra. Brasília, v.1, n.3, p.99-127, 2015.

SANTOS, Milton. Ser negro no Brasil hoje. In: O país distorcido – O Brasil, a globalização e a cidadania. São Paulo: Publifolha, 2002.

SILVA, Filipe Rezende. Integração Social e Laboral dos Imigrantes Internacionais no Brasil: o caso dos ganeses, haitianos, congoleses e senegaleses.155 f. Dissertação de mestrado em Geografia - Tratamento da Informação Espacial - Pontifícia Universidade Católica de Mintas Gerais, Belo Horizonte, 2016.

VALENTE, Ana Lucia E.F. Ser negro no Brasil hoje. São Paulo: Moderna, 1987.

VASCONCELOS, Beto. A questão do refúgio é uma questão de humanidade. Revista Época, 12/09/2015. Disponível em: http://epoca.globo.com/ideias/noticia/2015/09/beto-vasconcelos-crise-migratoria-impoe-desafios-ao-brasil.html. Acesso em: 11 fev.2016.

Quais são as principais dificuldades encontradas pelos imigrantes?

  • PDF

Publicado

21-12-2017

Edição

v. 13 n. 18 (2017): REVISTA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

Seção

Artigos

Submeto(emos) o trabalho apresentado, texto original, à avaliação da Revista do ICH, e concordo(amos) que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora PUC Minas, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem que a necessária e prévia autorização seja solicitada por escrito e obtida junto à Editora. Declaro ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado e o(s) autor(es), empresas, instituições ou indivíduos.

I (We) submit the presented article, an original text, to the evaluation of the Revista do ICH, and agree that its referring copyrights will become the exclusive property of the PUC Minas Publishing House, with any reproduction, either in full or in part, being forbidden in any other form or means of printed or electronic communication without the request for prior necessary written authorization to be obtained from the said Publishing House. I (We) also declare that there is no conflict of interests between the subject matter and the author (s), companies, institutions or individuals. 

Quais são as principais dificuldades dos imigrantes?

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a barreira da língua é um dos principais problemas enfrentados pelos imigrantes que chegam ao país. Sem o domínio do idioma, fica complicado para eles terem acesso a trabalho e moradia.

Quais os principais problemas enfrentados pelos imigrantes e refugiados?

A fome e a miséria instalam-se entre a população migrante e até entre a população local, pois a falta de emprego começa a afetar os moradores locais; Há o aumento da criminalidade pela falta de estrutura e de organização.

O que os imigrantes sofrem?

b) condições de vida precárias: muitos dos estrangeiros no Brasil sofrem com as precárias condições de vida que aqui encontram, sobretudo no momento em que chegam, quando ainda não dispõem de emprego, moradia, comida e dinheiro, além de sequer conhecerem o idioma português.

Quais os problemas da imigração no Brasil?

discriminação e preconceito ao imigrante e refugiados Segundo a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o governo do Brasil reconheceu 7.787 venezuelanos como pessoas refugiadas. Apesar de todo esse reconhecimento e legalização, ainda assim existem discriminação e preconceito.