Quais são os principais fatores que influenciam nos movimentos da água dos oceanos?

Como os ventos influenciam a movimentação das águas dos oceanos?

As ondas são formadas a partir da influência eólica (vento), que sopra sobre a superfície das águas oceânicas, forçando o movimento. No momento em que as ondas se aproximam do litoral, a profundidade tende a diminuir, desse modo, elas se dobram e quebram em áreas de praias ou rochedos.

Quais são os principais fatores que influenciam nos movimentos da água dos oceanos?

A enorme quantidade de água contida nos oceanos não permanece parada, pelo contrário, elas se movimentam o tempo todo. Dentre os principais movimentos podemos citar: as ondas, as marés e as correntes marítimas. As ondas são movimentos provocados pelo vento, que sopra sobre a superfície das águas oceânicas.

Quais os movimentos executados pelas águas dos oceanos?

Dentre os principais movimentos podemos citar: as ondas, as marés e as correntes marítimas. As ondas são movimentos provocados pelo vento, que sopra sobre a superfície das águas oceânicas. Quando as ondas se aproximam do litoral, elas se dobram e se quebram.

O que mantém o movimento da água dos rios e córregos na direção dos mares e oceanos?

O movimento de rios e córregos é mantido pelas ondas e marés. As ondas são originadas da energia dos ventos (eólicas) levando ao movimento fluvial. Já as marés ocorrem em decorrência de influência física dos astros (Sol, Lua).

Qual a maior responsável pela movimentação das águas dos oceanos?

Lua

Porque a lua influencia o movimento das águas dos mares e oceanos?

No entanto, também são causadas pela grande força de atração gravitacional do Sol e da Lua, e suas posições são determinantes para o movimento das águas. A influência da Lua provoca correntes marítimas que geram duas marés altas e duas baixas diariamente. ... A atração é quase nula causando a menor elevação da maré.

Por que a lua influencia o movimento das águas dos mares e oceanos?

Assim, as marés surgem decorrentes dessa atração gravitacional que a Lua exerce nas águas dos oceanos, e, em uma menor escala, da atração gravitacional o Sol exerce sobre os oceanos; sabendo também que a Terra atrai a Lua, a Lua igualmente atrai a Terra, com mesma intensidade, mesma direção, porém com sentidos opostos ...

Por que as águas dos oceanos e salgada?

A água dos oceanos é salgada porque contém sais dissolvidos, com concentrações de cerca de 35 gramas de sais para cada quilograma de água. Isso significa que para cada litro de água do mar há 35 gramas de sais dissolvidos (a maior parte é cloreto de sódio, NaCl).

Vários fatores contribuem para o movimento do mar, como temperatura e o balanço no fundo dos oceanos. No entanto, os principais motivos são a força da gravidade exercida pelo Sol e pela Lua e o poder dos ventos, que empurram as águas de um lado para o outro, criando a sensação de balançar. Quando o mar está calmo, a tendência é que sua superfície siga o mesmo caminho. Vale lembrar que, mesmo calmo, o oceano tem movimentação, então ele nunca está totalmente parado.

A superfície dos oceanos sofre ação direta dos ventos, mas, no fundo do mar, outras questões são mais importantes. A água que fica abaixo da superfície sofre influência muito grande da temperatura do planeta, fazendo com que, basicamente, o líquido no topo seja mais gelado enquanto o que está no fundo fique mais quente. Essa ‘dança das águas’, em escala global, cria as chamadas correntes marítimas, que são os caminhos que as águas fazem nesta troca de calor.

VARIAÇÃO DE ONDAS

As praias são marcadas por diversos tipos de movimentações, desde as mais leves ondulações do mar (as marolas, com poucos centímetros) até ondas enormes (como as que ocorrem no Havaí, nos Estados Unidos, com formações com mais de 10 metros de altura).

Em situações excepcionais, como os casos de furacões, terremotos ou tsunamis (que chegam à costa depois de um tremor de terra), essas ondas podem ter tamanhos gigantescos capazes de ultrapassar 30 metros de altura.

Maior agitação ocorre em alto-mar. Sem a interferência do relevo da costa, o mar costuma ter ondas muito mais fortes, capazes até de ‘engolir’ grandes navios quando se desenvolvem, por exemplo, em tempestades.

Dizemos que o mar está de ‘ressaca’ quando ele apresenta comportamento mais violento do que o comum. Isso acontece quando há variação de temperatura ou pressão na atmosfera, como as chamadas frentes frias, que encontram massas de ar quente e motiva a uma alteração na velocidade e intensidade dos ventos. Sendo assim, quanto maior a força dos ventos, mais agitado o mar.

Larissa Brandão Battistin, 11 anos, de São Bernardo, conta que sempre teve curiosidade sobre o oceano. “Quando vou para a praia vejo todas as ondas se movimentando. Acho que tem uma mistura de força entre o mar e o vento”, comenta.

Consultoria de Luany Cristiny Bocato da Silva, professora de História e Geografia do Liceu Monteiro Lobato, de Santo André, e do Colégio Singular, unidade de São bernardo. 

Quais são os principais movimentos das águas dos oceanos?

Águas oceânicas em movimento - As águas oceânicas apresentam três movimentos: ondas, marés e correntes marítimas. Ondas - São movimentos que ocorrem na parte de cima das águas oceânicas. As principais causas são ação do vento, que agita as águas, ou nos abalos sísmicos que ocorrem no fundo do mar.

Que fatores determinam o deslocamento das águas Oceanicas?

Esse deslocamento é proveniente da ação dos ventos e também pelo movimento de rotação da Terra. Por causa disso, as correntes marítimas realizam deslocamentos distintos de acordo com os hemisférios em que se encontram.

Por que a água do mar se movimenta?

Vários fatores contribuem para o movimento do mar, como temperatura e o balanço no fundo dos oceanos. No entanto, os principais motivos são a força da gravidade exercida pelo Sol e pela Lua e o poder dos ventos, que empurram as águas de um lado para o outro, criando a sensação de balançar.

O que movimentam as massas de água de circulação superficial nos oceanos?

A circulação superficial do oceano é organizada em giros oceânicos, forçados pelos padrões de vento da atmosfera. As correntes em cada bacia oceânica tendem a transportar calor em direção aos polos, sendo importantes para a redistribuição de calor na Terra e impactando diretamente o clima regional.