Qual a diferença entre imap e pop

Informação!

Neste artigo você verá as diferenças para que possa acessar sua conta e configurar da forma que melhor te atende.

  • Sempre que vamos acessar ou configurar uma conta de e-mail temos que definir a forma de acessar ou tipo de configuração, muitas vezes não sabemos qual a diferença entre elas.
Webmail
  • Você pode acessar seu e-mail rapidamente e em qualquer lugar, mesmo sem um programa de e-mails instalado.
  • Basta acessar este link através do seu navegador (ex: Internet Explorer, Mozilla Firefox, Chrome).
Softwares

POP

  • Esse tipo de configuração é recomendado para quem precisa acessar os e-mails em apenas um local, ou possuem redes com largura de banda baixa.
  • O protocolo POP é um protocolo offline no qual o software de e-mails conecta-se ao servidor, realiza o download das mensagens e após esse processo finaliza a conexão.
  • Esse protocolo tem acesso apenas à caixa de entrada, não sendo possível baixar ou visualizar nenhuma outra pasta de sua conta.
  • Por padrão o acesso via POP baixa as mensagens sem deixar cópia no servidor, a menos que seja marcada a opção de manter cópia no servidor no momento da configuração.
  • Se houver a necessidade de excluir uma conta configurada como POP em seu programa de e-mail todas as mensagens baixadas da caixa de entrada serão perdidas, sem chance de recuperá-las.
  • Veja como configurar em seu outlook.

IMAP

  • Esse tipo de configuração é recomendado para quem precisa acessar os e-mails em mais de um local.
  • Para utilizar os seus e-mails via IMAP é necessário a utilização de um programa de e-mails.
  • O protocolo IMAP é um protocolo online no qual o software de e-mails conecta-se ao servidor, realiza o sincronismo das mensagens e após esse processo mantém a conexão quase que em tempo real.
  • Veja como configurar em seu outlook.
Exchange

Observação!

Para utilizar este protocolo é necessário ter o produto Exchange Standard. As contas Exchange Basic utilizam o protocolo IMAP e não realizam a sincronização de contatos e calendários. Saiba mais em nosso site .

  • Exchange é uma plataforma de e-mail desenvolvida e mantida pela Microsoft, possui diversos recursos de compartilhamento e sincronização de conteúdo.
  • Esse tipo de configuração é recomendado para quem precisa manter todos os dados sincronizados.
  • O Exchange é um protocolo online no qual o software de e-mail conecta-se ao servidor, realiza o sincronismo das mensagens e após esse processo mantém a conexão tempo real.
  • Permite sincronizar todas as mensagens, pastas, contatos, calendário mantendo o mesmo status no servidor e no software Microsoft Outlook.
  • Se você possui o serviço de Exchange, pode acessá-lo configurando no programa de e-mail Microsoft Outlook ou via Webmail: Painel de acesso exchange

Conheça!

Aproveite e conheça outros produtos da Locaweb, como o Hospedagem de Sites, clique aqui e saiba mais!

Este artigo foi útil ?

Artigos relacionados

O e-mail faz parte da rotina da maioria das pessoas e ainda é a ferramenta de comunicação mais forte no ramo empresarial, e na maioria dos casos os colaboradores de uma empresa utilizam um client de e-mail como Outlook ou Thunderbird para organizar suas mensagens.

Para que estas ferramentas de e-mail funcionem é preciso configurá-las corretamente, e existem duas formas de fazer isso, configurando o e-mail como IMAP ou POP3. Estes dois tipos de configurações são os protocolos padrão para o recebimento de e-mails.

Apesar de ambos serem protocolos de recebimento de e-mail, trabalham de forma diferente, veja abaixo a diferença entre estes dois tipos de configuração e determine qual é a melhor opção para você.

O que é POP3?

O protocolo POP3, ou Post Office Protocol, é o protocolo de e-mail que acessa a caixa de e-mail e faz o download de todos os e-mails da caixa de entrada para o computador. 

Isso permite que seja liberado mais espaço no servidor e ainda seja feita uma cópia de segurança, que fica disponível por um tempo determinado. 

Quando se utiliza o POP3, o backup dos arquivos não pode ser feito na conta do servidor. Em vez disso, ele é realizado no próprio dispositivo que o utiliza. Veja agora alguns dos prós e contras de se utilizar o POP3: 

Prós

  • As mensagens serão armazenadas no seu computador, de forma que poderão ser lidas mesmo sem internet;
  • Pesquisas de mensagens serão executadas mais rápidas, pois a busca é feita em seu próprio computador sem usar internet;
  • Não precisa se preocupar com o espaço da sua caixa de e-mail no servidor, as mensagens são baixadas para o seu computador assim que identificadas no servidor.

A principal vantagem do POP3 é que as mensagens são retiradas do servidor e você não precisa se preocupar com o espaço da sua caixa de e-mail no servidor, assim você não precisa aumentar o plano de hospedagem de e-mail regularmente.

Porém a grande desvantagem é que as mensagens estão apenas no seu computador e se você não faz backups regulares corre o risco de perdê-las.

Contras

  • Seu computador pode ser infectado facilmente, uma vez que as mensagens são 100% salvas no disco do seu computador;
  • Corre o risco de perder todas as suas mensagens diante de um problema físico no seu computador, caso não tenha nenhuma rotina de backup;
  • Seus e-mails são gerenciados apenas em um dispositivo e em nenhum outro lugar. Assim que o POP3 identifica uma mensagem no servidor, ela é baixada para seu computador, tirando a possibilidade de outro dispositivo baixar a mensagem também.
Qual a diferença entre imap e pop

O que é IMAP?

O protocolo IMAP, ou Internet Message Access Protocol, é o protocolo de e-mail que sincroniza as chegada de e-mails no computador por meio da internet. Esse é o protocolo ideal para pessoas que têm acesso às contas em diferentes dispositivos. 

Ao utilizar o protocolo IMAP, as rotinas de backup são todas realizadas no servidor. Veja agora alguns dos prós e contras do IMAP. 

Prós

  • Todas as mensagens de e-mail são armazenadas no servidor e não ocupam espaço em seu computador;
  • Não corre o risco de perder suas mensagens mesmo se seu computador apresentar problemas;
  • Você pode acessar seu e-mail em diversos dispositivos, uma vez que todos consultam as mensagens no servidor sem baixá-las.

Contras

  • Sem possibilidade de ler seus e-mails caso não tenha acesso a internet;
  • Caso o provedor de e-mail não efetue backups regularmente, você pode perder suas mensagens por uma falha física no servidor;
  • As mensagens ocupam o espaço em disco do servidor, obrigando você a fazer limpezas ou upgrades de plano de hospedagem de e-mail regularmente.

Se você tem acesso constante à internet, o IMAP é uma boa escolha, levando em conta que a maioria dos servidores de e-mail executam backups regularmente, suas mensagens estão seguras e ainda é possível acessá-las em diversos dispositivos.

Periodicamente será necessário efetuar uma limpeza nas suas mensagens, ou será necessário adquirir um plano de hospedagem de e-mail maior sempre que acabar o da sua caixa de e-mail no servidor.

IMAP x POP3 – Diferenças entre os protocolos

De maneira resumida, a diferença entre os dois protocolos está na forma em que lidam com a troca de mensagens que acontece por e-mail. 

Enquanto o POP3 limita um pouco mais a produtividade por conta do armazenamento interno, o IMAP soluciona esse problema oferecendo mais conectividade e mobilidade à operação. 

Por outro lado, o POP3 oferece mais controle, uma vez que o armazenamento é feito em um HD, o que dá mais segurança para arquivos importantes. 

No POP3 os e-mails podem ser gerenciados de maneira restrita, enquanto no IMAP, as mensagens estão sempre atualizadas no servidor, o que pode ajudar a evitar o compartilhamento de informações desatualizadas. 

Qual configuração usar?

Levando em consideração os prós e contras de cada configuração, assim como as suas particularidades, é possível dizer que a escolha do protocolo ideal depende apenas das necessidades da empresa. 

Seja o IMAP ou POP3, ambos os protocolos têm pontos que podem ser ideais para as necessidades de seus colaboradores. Eles também podem ser combinados para uma camada extra de proteção e comodidade. 

Conclusão

Neste artigo te ajudamos a escolher entre o IMAP ou POP3 mostrando alguns dos pontos fortes e fracos de cada protocolo de recebimento de e-mail. 

No fim das contas, é impossível dizer que um é melhor do que o outro, sendo necessária uma análise profunda do perfil dos usuários para que a escolha ideal seja feita. 

Esperamos que este conteúdo tenha sido esclarecedor para você e que lhe ajude a escolher a configuração mais adequada para os seus e-mails, seja ela o IMAP ou POP3. 

O IMAP ou POP3 são protocolos cuja a única função é receber e-mails, se você deseja saber como funciona o protocolo de envio, veja aqui – O que é SMTP?

Se você gostou deste conteúdo, peço que ajude mais pessoas a escolher entre IMAP ou POP3, compartilhando este artigo com seus amigos. Caso tenha alguma dúvida sobre o assunto, por favor deixe seu comentário!


O que é melhor IMAP ou POP?

O IMAP é ideal para Clientes que possui a conta de email Configurada em vários computadores e Smartphones. Utilizando IMAP é possível executar rotinas de backup no servidor para recuperação da conta, diferente do POP3 que baixa e deleta do servidor cada email recebido.

O que é conta POP e IMAP?

De maneira resumida, a diferença entre os dois protocolos está na forma em que lidam com a troca de mensagens que acontece por e-mail. Enquanto o POP3 limita um pouco mais a produtividade por conta do armazenamento interno, o IMAP soluciona esse problema oferecendo mais conectividade e mobilidade à operação.

Quais as vantagens do protocolo IMAP em relação ao protocolo POP3?

IMAP ou POP3: qual escolher? Isso vai depender da sua forma de trabalhar. O IMAP é interessante para contas que são acessadas por mais de uma pessoa ou de vários lugares. O POP3 é recomendado para quem precisa acessar os e-mails em apenas um local.

Como saber se a conta é POP ou IMAP?

Para descobrir qual é o tipo da sua conta, faça o seguinte:.
Na guia Página Inicial, clique em Contas..
Na caixa Contas, no painel esquerdo, clique em uma conta. Na parte superior do painel direito, ele indicará o tipo de conta. ( ou seja, Exchange, IMAP ou POP).