Qual a diferença entre Metodologia Científica e método científico Estácio?

Apresentação em tema: "Metodologia Científica e Tecnológica"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia Científica e Tecnológica

2 Créditos Professores: Vera Lúcia Duarte do Valle Pereira, Dra. Hyppólito do Valle Pereira Filho, Ph.D. Waldemar Pacheco Júnior, Dr. Universidade Federal de Santa Catarina Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção

3 Programa da Disciplina – Parte 2
Metodologia e Método Científico. Diferença entre Metodologia Científica e Método Científico. Origens do Método Cientifico. Elementos do Método Científico. Características do Método Científico. Epistemologia do Trabalho Cientifico Bases Filosóficas Métodos Caracterização da Pesquisa

4 Diferença entre Metodologia Científica e Método Científico
Método: do grego methodos [meta] (para) + [hodos] (caminho) “Modo para se chegar a um determinado fim ou objetivo” Modo = prática (genérica) ≠ procedimento (específico)

5 Diferença entre Metodologia Científica e Método Científico
Metodologia: do grego [methodos] + [logos] (estudo, discurso) “Estudo do método, ou seja, estudo do modo para se chegar a um determinado fim ou objetivo ” Metodologia: conceitos que explicam o método utilizado na pesquisa

6 Diferença entre Metodologia Científica e Método Científico
Método: do grego methodos [meta] (para) + [hodos] (caminho) “Modo para se chegar a um determinado fim ou objetivo” Modo = prática (genérica) ≠ procedimento (específico)

7 Diferença entre Metodologia Científica e Método Científico
Metodologia: do grego [methodos] + [logos] (estudo, discurso) “Estudo do método, ou seja, estudo do modo para se chegar a um determinado fim ou objetivo ” Metodologia: conceitos que explicam o método utilizado na pesquisa

8 Origens do Método Científico
Ciência: Do latim scientia, com significação de conhecimento originado da “meditação”. Filosofia (Do grego philosophía, ‘amor à sabedoria’): compreensão da realidade, no sentido de apreendê-la na sua totalidade, a partir de processos da consciência. ‘Razão Individual’

9 Origens do Método Científico
Francis Bacon ( ) Conhecimento da realidade é obtido pela prática da experiência e a partir de hipóteses “leis gerais e universais” Estudo das particularidades que possam ser generalizadas

10 Origens do Método Científico
Galileu ( ) Objeto + Investigação Metódica (Observação e Experimentação) Conhecimento Científico

11 Origens do Método Científico
René Descartes ( ) “Tudo pode ser explicado pela matéria” Desconsidera a subjetividade Decomposição do todo em suas partes, para estudá-las e o todo seria revelado pela soma de conhecimento dessas partes.

12 Origens do Método Científico
Isaac Newton ( ) Experimento + Racionalidade da Dedução Formulação Matemática da Concepção Mecanicista da Natureza O mundo é um sistema mecânico que pode ser descrito de forma objetiva através de procedimentos adequados.

13 Elementos do Método Científico
Com bases nas premissas de Descartes e Bacon, pode-se aferir que os elementos de um método científico sejam os seguintes: Fato Concreto: objeto ou fenômeno (todo). Contexto: realidade das partes ou das particularidades do todo. Experimento: estudo das partes do todo de forma sistemática e lógica. Conhecimento: resultado do experimento. Verificação: repetição do experimento.

14 Características do Método Científico
Portanto, as características históricas do método científico são: Factual - derivado de fenômenos reais, ou seja, de toda forma de existência que se manifesta de algum modo; Sistemático - deve apresentar uma ordenação lógica de conhecimentos preexistentes, formando um sistema de idéias (teoria), possibilitando mostrar o encadeamento das idéias que levam ao novo conhecimento do fenômeno estudado;

15 Características do Método Científico
Contingente - dependente da situação em que o fenômeno é estudado e, assim, as hipóteses ou proposições têm a sua veracidade ou falsidade conhecida através da experimentação metódica e, deste modo, o contexto em que os resultados são obtidos deve ser explicitado, para mostrá-lo e não originar dúvidas; Falível - não é considerado definitivo, nem absoluto ou final, em virtude de haver contextos diferentes para um mesmo fenômeno, exceto nos casos em que a teoria é comprovada para todos os contextos, gerando uma lei científica; e,

16 Características do Método Científico
Aproximadamente Exato - pode ser reformulado ou reavaliado, em razão haver possíveis outros caminhos para compreender um mesmo fenômeno, com surgimento de proposições alternativas e o desenvolvimento de novas técnicas, reduzindo os vieses de análise. Ciência: conjunto de conhecimentos gerados a partir de hipóteses acerca de objetos/fenômenos, obtido por meio de procedimentos sistemáticos, lógicos e racionais,e passível de verificação para comprovar a sua valia.

17 Epistemologia do Trabalho Científico
Epistemologia: do grego epistéme [ciência; conhecimento] + logia [estudo] Conjunto de conhecimentos que têm por objeto o conhecimento científico, visando a: Explicar os seus condicionamentos (técnicos, históricos ou sociais; lógicos, matemáticos ou lingüísticos); Sistematizar as suas relações; Esclarecer os seus vínculos; e, Avaliar os seus resultados e aplicações.

18 Bases Filosóficas da Ciência
Filosofia: do grego philosophía [amor à sabedoria] modo de pensar para entender os fenômenos Ciência Moderna Positivismo Lógico Comte ( ) Estruturalismo Saussure ( ) Materialismo Dialético Karl Marx ( ) (Richardson, Roberto Jarry et al. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 1999)

19  Positivismo Foco: relação da(s) causa(s) e efeito(s) Ambiente
Sistema Processo Processo Causa(s) Efeito(s) Fronteiras impermeáveis

20 Estruturalismo Foco: relações internas do processo Ambiente Ambiente
Sistema Processo Processo Causa(s) Efeito(s) Fronteiras permeáveis

21 Foco: oposição ao conhecimento
Dialética Foco: oposição ao conhecimento Taiji Tu Tese  Processo Causa(s) Efeito(s) Sistema Pesquisa Síntese Processo Causa(s) Efeito(s) Sistema Antítese 

22 Métodos de Pesquisa (lógica de raciocínio)
Método Descritivo: processo de raciocínio em que se parte da premissa de que os fenômenos para serem compreendidos em suas especificidades devem ser objetos de estudo, com a subseqüente descrição para possibilitar o conhecimento em relação aos elementos envolvidos e respectivos relacionamentos. Método Dedutivo: processo de raciocínio em que se parte de teorias e leis no predizer a ocorrência de fenômenos específicos do objeto de estudo (conexão descendente do raciocínio), ou seja, do geral para o particular e com o objetivo explicar o conteúdo das premissas de pesquisa.

23 Métodos de Pesquisa (lógica de raciocínio)
Método Indutivo: processo de raciocínio em que se parte do conhecimento de fenômenos específicos do objeto de estudo à formulação de teorias e leis (conexão ascendente do raciocínio), ou seja, do particular para o geral e com o objetivo de generalizar as premissas de pesquisa. Método Hipotético-Dedutivo: processo de raciocínio em que se parte da premissa de que o conhecimento prévio ("teorias e leis") não é universal e, desse modo, precisa ser testado nos fenômenos específicos através da declaração de hipóteses e tentativa de expor a "falseabilidade teórica" destas.

24 Pesquisas Qualitativas e Quantitativas
Caracterização da Pesquisa - Natureza Pesquisas Qualitativas e Quantitativas Parâmetros Quantitativos: Erro amostral de, no máximo, 5% para pesquisas de campo e, no máximo 10%, para estudos de campo; e, Significância de 0,05, dependendo dos parâmetros de avaliação. Todas as pesquisas que não se enquadram nestes parâmetros são reconhecidas como Qualitativas. Observação: Verificar na área de enquadramento da pesquisa.

25 Caracterização da Pesquisa
Tipologia Exploratória: os procedimentos adotados são para investigações em que o objeto de estudo apresenta carência de conhecimento. Descritiva: os procedimentos adotados são para revelar as relações entre os elementos do objeto de estudo. Conclusiva Causal: os procedimentos adotados utilizam técnicas consagradas para mostrar a causalidade entre variáveis.

26 Profundidade e Amplitude
Caracterização da Pesquisa Profundidade e Amplitude Pesquisa ou Levantamento de Campo: alta amplitude e pouca profundidade. Estudo de Campo: média amplitude na coleta de dados e média profundidade. Estudo de Caso: baixa amplitude e elevada profundidade.

27 Profundidade e Amplitude
Caracterização da Pesquisa Profundidade e Amplitude Amplitude Profundidade Pesquisa de Campo Estudo de Campo Estudo de Caso Grau da Coleta de Dados Grau do Conhecimento

Qual a diferença de metodologia científica e método científico?

O método cientifico é todo o processo, é como vai ser o caminho e a orientação para que a ciência seja realizada. Já a metodologia científica é como esse processo vai ser levado, como vai o estudo, os resultados, a observação desse projeto, é um estudo complementar.

O que é metodologia científica na faculdade?

Trata-se da disciplina que revela ao estudante os caminhos necessários para investigar, pesquisar e racionalizar o conhecimento que se deseja obter, tanto no ambiente acadêmico quanto na vida profissional.

O que é método científico metodologia?

Entende-se por Método científico a metodologia usada por cientistas na busca do conhecimento, em uma definição mais precisa: um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.

Quais são os tipos de metodologia científica?

Esse conjunto de passos é importante também para que o pesquisador consiga repetir e chegar nos mesmos resultados..
Diferença entre métodos e técnicas. ... .
Método Indutivo. ... .
Método Dedutivo. ... .
Método hipotético-dedutivo. ... .
Método dialético. ... .
Método Estatístico. ... .
Método Comparativo. ... .
Método Experimental..