Qual a diferença entre repicar e desfiar o cabelo?

Qual a diferença entre repicar e desfiar o cabelo?

Um bom cabeleireiro precisa conhecer todas as técnicas que podem dar textura, diminuir ou aumentar o volume e deixar os fios com balanço. E tudo isso pode ser feito sem tirar nada do comprimento do cabelo, se sua cliente assim quiser. Basta conhecer bem e executar cada técnica com perfeição.  As técnicas para os cortes são quatro: repicar, desfiar, picotar e perfilar. Com essas técnicas, você faz qualquer corte moderno, desestruturado, e o que pode vir a ser moda daqui para frente.

Qual a diferença entre repicar e desfiar o cabelo?

A técnica de repicar consiste em afinar e desigualar as extremidades das mechas

1- Como repicar os cabelos

 A técnica de repicar consiste em afinar e desigualar as extremidades das mechas. O repicado é geralmente feito com a tesoura e serve para dar uma forma irregular ao corte. É indicado para definir o cacheado dos cabelos ondulados e para dar leveza aos lisos e finos.

  Como fazer

 - Levante a mecha a ser cortada para cima, penteando bem os cabelos, pois, se não ficarem totalmente desembaraçados, o corte pode não sair correto. O corte selvagem é um exemplo de corte repicado.

 - Deixe a mecha totalmente vertical e corte reto, tendo como base o fio que está no comprimento desejado.

 - Quando os fios voltam para o lugar eles caem em camadas sobrepostas.

 2- Como desfiar os cabelos

 Essa técnica é bastante versátil, pois pode tanto dar movimento aos cabelos (no caso dos lisos e ondulados) quanto tirar volume (cacheados e crespos são os maiores beneficiados). Mas é preciso tomar muito cuidado com a natureza do cabelo, para que ele não fique arrepiado. A técnica desfiada pode ser realizada com tesoura ou navalha. Segue a linha do repicado, mas deixa os fios mais “desconectados”, ou seja, desiguais. Perfeito para cabelo liso ou ondulado, de textura média agrossa.

Como Fazer

 - Penteie a mecha para frente e a levante até a altura que vai começar a desfiar o cabelo.

 - Comece na altura dos olhos, se quiser uma franja curta, na altura do nariz para uma franja média, e na altura do queixo para um corte sem franja.

 - Essa primeira mecha que você vai desfiar vai servir de base para começar a desfiar as outras mechas. Quando for desfiar as outras mechas, pegue uns fios da primeira e comece a desfiar onde ela termina.

 - Coloque a tesoura em posição vertical com as lâminas posicionadas no local onde você mediu, para começar o desfiado. Vá deslizando a lâmina da tesoura até chegar à ponta da mecha mantendo o comprimento.

 - O desfiado não retira no comprimento. Pode retirar no comprimento se você desfiar, cortando também a ponta que serve de guia. Mas, normalmente, é usado apenas desbastando, retirando o volume de cima do cabelo. Ele recorta os fios de cima deixando somente os de baixo.

Qual a diferença entre repicar e desfiar o cabelo?

Para diminuir o volume e o comprimento ao mesmo tempo, o desfiado é o método mais usado. Foto: Reprodução

Dicas

 - Para diminuir o volume e o comprimento ao mesmo tempo, o desfiado é o método mais usado. O desfiado pode ser feito tanto no cabelo seco quanto no molhado.

 - A tesoura é “deslizada” no cabelo seco, para que o cabeleireiro possa desfiar. Se estiver molhado, e você não tiver prática, os fios podem partir ou formar “degraus”, que aparecem quando o cabelo seca.

 - Em cabelo molhado, ou melhor, úmidos, o melhor é usar a navalha, que desliza mais facilmente ao longo dos fios – se estiver muito molhado, ele fica grudado e é mais difícil de cortar. Usar navalha em cabelo seco pode puxar os fios e machucar!

 - Em cabelo fino, espetado ou crespo, a navalha deve ser usada por cima da mecha. A pressão determina o volume retirado. Quanto mais você apertar, mais fios você irá cortar.

 - Para cabelos mais lisos, a navalha deve ser usada por baixo da mecha.

 - Para diminuir o volume, o cabeleireiro pode optar pela tesoura parecida com um bisturi que é a mais indicada para conseguir esse efeito, pois permite que o cabeleireiro trabalhe mecha por mecha, tirando algumas partes ao acaso, para dar um efeito natural.

 - A beleza dos desfiados é a desigualdade das pontas e a leveza que dá aos fios. Mas, para manter o resultado, a manutenção é um ponto chave.

 - Cabelos médios ou longos desfiados com tesoura se mantêm bonitos por dois a três meses. Mas, se o desfiado for feito a navalha, a durabilidade do corte cai para 45 dias. Os curtinhos precisam de manutenção ainda mais frequente – um mês é o ideal.

 - Para o cabelo ficar mais solto e dar sensação de volume, o desfiado deve ser muito sutil.

 - Picotando as pontas: apare apenas alguns fios usando as pontas da  tesoura.

 - Picotando a franja: com a tesoura vertical, com lâminas paralelas aos fios, junte os fios da franja, torça e corte para baixo. A mesma técnica pode ser feita numa franja espessa ou pesada.

 Evitar o uso de navalha em:

 - Cabelos crespos
- Cabelos desvitalizados

Qual a diferença entre repicar e desfiar o cabelo?

Picotar os cabelos consiste em cortar as pontas  para dentro – tanto no comprimento como na franja – utilizando as pontas da tesoura

3- Como picotar os cabelos

 Esta é uma técnica que utiliza a tesoura comum ou a dentada para fazer picotes na ponta dos fios e definir a forma. Serve para fios lisos, grossos e pesados. Se você usar a tesoura dentada, o resultado será mais ousado e com os fios mais desiguais. Mas pode usar a tesoura reta e terá sucesso.

  - Coloque a ponta da tesoura paralela à mecha, de frente para a mecha, e vá cortando os fios aleatoriamente, até que fiquem no comprimento que você quer, com os fios todos desiguais.

 Esse tipo de técnica consiste em cortar as pontas do cabelo para dentro – tanto no comprimento como na franja – utilizando as pontas da tesoura. O corte dá mais leveza ao cabelo e cria volume e balanço nas pontas. O corte picotado também pode ser usado para dar um efeito mais natural ao penteado, definindo o estilo. A altura das mechas e quais mechas serão picotadas vai depender do resultado final que se deseja.

 4- Como perfilar os cabelos

 A técnica de perfilar consiste em remover a espessura de cada mecha, sem alterar o comprimento. É um tipo de corte com repicado frontal que acompanha o perfil da face, formando uma moldura. É para cabelos lisos e ondulados.

 Como fazer

 Esta é uma técnica semelhante ao afilamento, em geral, usado em cabelo muito grosso ou áspero. O corte perfilado é feito sempre em cabelo limpo e seco, usando-se tesoura comum bem afiada.

 - Corte de um lado da mecha para o outro lado em três movimentos.

 - Remova alguns fios de cabelo do lado esquerdo da mecha, depois alguns fios do centro e, finalmente, alguns fios domlado direito. Os mesmos três movimentos são repetidos mais abaixo da mecha.

Qual a diferença entre repicar e desfiar o cabelo?

Depois que você aprender a executar essas técnicas, vai poder reproduzir qualquer corte. Foto: Reprodução

Depois que você aprender a executar essas técnicas, vai poder olhar em uma revista de moda, ou em um show e reproduzir qualquer corte. Não deixe de se informar sempre sobre o que está usando para estar à frente de seus concorrentes.

Qual a diferença entre repicar e desfiar o cabelo?

Qual a diferença entre repicar e desfiar o cabelo?

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

Qual a diferença de repicar e desfiar o cabelo?

Segundo a cabeleireira Adriana Patatt, a diferença entre os dois efeitos é a intensidade: "o repicado possui camadas mais marcadas. Já o desfiado é mais suave, tem balanço e camadas mais unidas", explicou. Ambos os cortes podem ser feito em cabelos lisos, ondulados ou cacheados.

O que é repicar o cabelo?

A técnica de repicar consiste em afinar e desigualar as extremidades das mechas. O repicado é geralmente feito com a tesoura e serve para dar uma forma irregular ao corte. É indicado para definir o cacheado dos cabelos ondulados e para dar leveza aos lisos e finos.

Para que serve desfiar o cabelo?

Técnica de desfiar ajuda a reduzir o volume do cabelo O desfiado é um corte bem democrático: vai bem com os lisos, ondulados e cacheados. Ele costuma ser usado para dar moldura ao rosto, deixar o visual mais moderno ou variar o comprimento reto.

O que acontece quando desfia o cabelo?

Nós no cabelo atrapalham o desfiado e deixam as madeixas ressecadas e sem brilho. Esse emaranhado, que pode atrapalhar o desfiado dos fios mais detonados, acontece porque as madeixas estão frágeis e com as cutículas abertas, deixando os fios com formato de anzol, o que forma os nós.