Qual a importância da cidadania para a formação pessoal e profissional?

Como espaço de crescimento e de vida, a escola tem como objetivo principal a transformação e o desenvolvimento pessoal e académico dos/as alunos/as, valorizando a sua capacidade de iniciativa e envolvimento na aprendizagem, bem como as suas capacidades cognitivas. Entre tais competências importa destacar o ser capaz de pensar e de aprender, a motivação e a cognição, numa lógica de promoção da sua autonomia, da sua necessidade de formação contínua, do melhor exercício da cidadania e da sua reconversão profissional futura.

A família, a escola, a comunidade e o contexto de pares promovem o desenvolvimento de competências pessoais e sociais, como a capacidade de comunicação e cooperação, empatia, autoeficácia, autoconhecimento, objetivos e aspirações. Estes recursos apresentam um impacto direto e fundamental na promoção de resultados positivos ao nível da saúde e do bem-estar, bem como a nível académico e social.

Importa referir que a cidadania e desenvolvimento têm como objetivo que os/as alunos/as realizem aprendizagens através da participação plural e responsável na construção de si como cidadãos e cidadãs de sociedades mais justas e inclusivas, no respeito pela diversidade e na defesa dos Direitos Humanos. Neste sentido, a escola é um espaço privilegiado para o desenvolvimento de aprendizagens com impacto tridimensional na atitude cívica individual, no relacionamento interpessoal e no relacionamento social e intercultural.

Enquadrado nestas definições, temos o perfil do/a aluno/a do Seculo XXI, como um/a aluno/a Comprometido e Consciente, na sua autonomia, sentido de responsabilidade, trabalho de equipa e cooperação, interesse e empenho; um/a aluno/a Compassivo, nas suas atitudes e valores de tolerância e solidariedade; um/a aluno/a Criativo, que desenvolva o espirito crítico e realize tarefas com criatividade; e Competente, na aquisição e aplicação de conhecimentos.

A importância da cidadania no perfil do/a aluno/a do Seculo XXI é a de querer que os alunos e alunas sejam “as melhores pessoas”, e as melhores pessoas não se fazem só com resultados escolares, mas essencialmente com a educação para a cidadania, e em todas as suas componentes. É assim que se tornam “os/as melhores”.

Esta é a educação que fará a diferença!

Paula César

Psicóloga Clínica e da Saúde

Artigo Publicado em: 15 Julho 2021

Conheça a importância da cidadania no contexto escolar, entenda o que são direitos e deveres e como a educação está ligada na construção de cidadãos plenos

Qual a importância da cidadania para a formação pessoal e profissional?

A ética e a cidadania na escola são os pilares para um aprendizado eficiente, essenciais para o desenvolvimento pleno pessoal e profissional.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) defende o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes e valores na educação básica que possam contribuir para o exercício pleno da cidadania e transformar a sociedade para melhor.

O desenvolvimento desses atributos possibilitam a transformação social uma vez que auxiliam “[...] a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva”.

No artigo hoje entenderemos a relação entre educação e cidadania.

O que é cidadania?

A cidadania diz respeito ao conjunto de direitos e deveres exercidos pelos cidadãos que fazem parte de uma nação democrática. De acordo com a nossa constituição, as pessoas possuem deveres e direitos civis, políticos e sociais, que devem ser iguais e justos para todos.

Vamos entender melhor:

Direitos

No país, todos os brasileiros e estrangeiros residentes possuem garantias do Estado à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, protegidas por lei. De acordo com o Art. 6º da Constituição de 1988:

Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Deveres

Assim como os direitos, no Brasil todo cidadão possui deveres individuais e coletivos. Podemos citar como exemplos:

  • Votar e escolher governantes para o estado e país;
  • Cumprir a legislação vigente;
  • Cumprir com as obrigações tributárias;
  • Respeitar o direito das outras pessoas;
  • Proteger o patrimônio público, social e ambiental

…. e outros!

Como a escola pode promover uma educação para a cidadania?

O papel da escola vai muito além da transmissão de conhecimento previstos nos componentes currículares escolar.

O processo de escolarização estimula a construção de sujeitos críticos e humanizados, capazes respeitar as diferenças e assumir as responsabilidades pelos seus atos. A escola apoia o direito social do acesso à educação e auxilia no desenvolvimento de cidadãos conscientes, autônomos e éticos.

Como a criança pode exercer a sua cidadania?

A escola costuma ser o local onde a criança entra forma o seu primeiro círculo social. O ato de socializar é considerado o primeiro passo para uma formação cidadã: é o momento em que a criança pratica a empatia, o respeito ao próximo, a solidariedade, o perdão, entre outros valores próprios.

De acordo com as competências gerais da Educação Básica estabelecida pela BNCC, devem ser assegurados 6 direitos de aprendizagem e desenvolvimento:

Qual a importância da cidadania para a formação pessoal e profissional?

Conviver

Qual a importância da cidadania para a formação pessoal e profissional?

Brincar

Qual a importância da cidadania para a formação pessoal e profissional?

Participar

Qual a importância da cidadania para a formação pessoal e profissional?

Explorar

Qual a importância da cidadania para a formação pessoal e profissional?

Expressar

Qual a importância da cidadania para a formação pessoal e profissional?

Conhecer-se

Outro ponto é a questão da apropriação da linguagem - corporal, visual, sonora e digital - que ao ser utilizada em benefício da comunicação e das manifestações artísticas e culturais, o estudante exerce o protagonismo da sua própria vida e exerce seus direitos de liberdade, autonomia e posicionamento ético, previstos na constituição federal.

É essencial que as escolas e educadores, no papel de gestores escolares, saibam incorporar a temática da cidadania no plano pedagógico para auxiliar no desenvolvimento cognitivo e reforçar os direitos e deveres de cada cidadão em construção.

Qual a importância da cidadania para a formação pessoal e profissional?

Qual a importância da cidadania para a formação profissional?

A cidadania ensina aos alunos seus direitos e deveres, tornando-os aptos a cumprir princípios éticos e morais necessários para atuar na sociedade de maneira positiva, por meio do diálogo, do respeito e da colaboração.

Qual a importância da cidadania para as pessoas?

A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá a pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo do seu povo. Quem não tem esse direito está à margem ou excluído da vida social e da tomada de decisões.

Qual a importância da formação profissional para o desenvolvimento do cidadão e sua inclusão social?

O papel da educação na formação da cidadania é fundamental para permitir aos indivíduos analisar o significado das múltiplas relações sociais, o papel do Estado e poder intervir na realidade em que vive fazendo-se valer dos seus direitos.

Qual é o papel da cidadania na sociedade?

A função da cidadania é contribuir para a participação ativa dos indivíduos na sociedade, e o exercício pleno da cidadania promove a participação das pessoas em diversos setores da comunidade, havendo assim a construção de uma sociedade democrática.