Qual a importância de um bom planejamento educacional?

  1. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO ESCOLAR
  2. REFERÊNCIAS

Planejar é um ato necessário à vida pessoal e também a profissional independente da área, seja da área da educação ou de outras áreas. O planejamento é um instrumento que auxilia a prática pedagógica do educador e que permite a ele uma organização metodológica do conteúdo a ser desenvolvido em sala de aula.  Segundo Oliveira (2007, p.21)

[…] o ato de planejar exige aspectos básicos a serem considerados. Um primeiro aspecto é o conhecimento da realidade daquilo que se deseja planejar, quais as principais necessidades que precisam ser trabalhadas; para que o planejador as evidencie faz-se necessário fazer primeiro um trabalho de sondagem da realidade daquilo que ele pretende planejar, para assim, traçar finalidades, metas ou objetivos daquilo que está mais urgente de se trabalhar.

O planejamento escolar permite uma aula mais dinâmica, atraente e os objetivos traçados têm mais chance de serem alcançados. O planejamento escolar é um momento de pesquisa e reflexão.   Libâneo afirma que o planejamento envolve a pesquisa:

O planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação. (LIBÂNEO, 2013, p.245)

Na construção do planejamento o professor tem como fazer um diagnosticopossibilitando a ele conhecer as especificidades de sua turma  e as suas dificuldades, para a partir daí promover as intervenções necessáriase  saber como transmitir os conteúdos disciplinares com maior êxito para o aluno.

Os educadores ao fazer o plano de aula, devem levar em consideração os objetivos a serem alcançados, o conteúdo que será ministrado, a metodologia,o tempo e espaço,as características da turma, o nível de desenvolvimento de cada aluno,os conhecimentos prévios e a avaliação.

REFERÊNCIAS

OLIVEIRA, Dalila de Andrade. Gestão Democrática da Educação: Desafios Contemporâneos. 7ª edição. Petrópolis, RJ. Editora Vozes

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades. Portanto, o mesmo é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente.

O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes.

De acordo com Libâneo “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”. Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações.

Porém, apesar da grande importância do planejamento de aula, muitos professores optam por aulas improvisadas, o que é extremamente prejudicial no ambiente de sala de aula, pois muitas vezes as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada, não havendo assim, compatibilidade com o tempo disponível.

Entre os elementos que devem compor um plano de aula estão:

- clareza e objetividade;
- Atualização do plano periodicamente;
- Conhecimento dos recursos disponíveis da escola;
- Noção do conhecimento que os alunos já possuem sobre o conteúdo abordado;
- Articulação entre a teoria e a prática;
- Utilização de metodologias diversificadas, inovadoras e que auxiliem no processo de ensino-aprendizagem;
- Sistematização das atividades com o tempo;
- Flexibilidade frente a situações imprevistas;
- Realização de pesquisas buscando diferentes referências, como revistas, jornais, filmes entre outros;
- Elaboração de aulas de acordo com a realidade sociocultural dos estudantes.

Portanto, o bom planejamento das aulas aliado à utilização de novas metodologias (filmes, mapas, poesias, músicas, computador, jogos, aulas práticas, atividades dinâmicas, etc.) contribui para a realização de aulas satisfatórias em que os estudantes e professores se sintam estimulados, tornando o conteúdo mais agradável com vistas a facilitar a compreensão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Wagner de Cerqueira e Francisco
Graduado em Geografia

Qual a importância de um bom planejamento na educação?

Qual a importância do planejamento escolar para a prática pedagógica? Mais do que uma questão burocrática, o documento tem a função de orientar os alunos, professores e colaboradores de acordo com a missão da escola, contribuindo para que as metas e objetivos saiam do papel e tornem-se realidade.

Qual é a importância de um bom planejamento?

O planejamento provê condições de maior segurança e menor margem de erros. É o planejamento que define ações, projetos, procedimentos, metas e objetivos, visando mudar uma situação atual ou explorar uma possibilidade futura.

Quais são os principais objetivos do planejamento educacional?

Um dos objetivos desse planejamento é tornar a área da educação mais racional e efetiva, a fim de prever e solucionar problemas ligados à instituição, minimizando os seus prejuízos.