Qual a importância do desenvolvimento de pessoas no atual mercado de trabalho?

Qual a importância do desenvolvimento de pessoas no atual mercado de trabalho?

A construção de uma carreira bem-sucedida é um dos principais objetivos de muitos estudantes e trabalhadores ingressando no mercado de trabalho. Neste processo, o desenvolvimento pessoal e profissional muitas vezes acaba sendo desequilibrado.

No entanto, para que seja possível o alcance de patamares cada vez mais altos e a conquista de cargos de maior relevância em âmbito profissional, o investimento no desenvolvimento pessoal também se faz essencial durante toda a sua jornada.

Qual a importância do desenvolvimento de pessoas no atual mercado de trabalho?

Afinal, essa conciliação entre o autoconhecimento e o aperfeiçoamento técnico da sua área de atuação é capaz de te tornar um profissional mais focado, apto para tomada de decisões mais certeiras e preparado para lidar com adversidades impostas pelo mercado de trabalho.

O desenvolvimento dessas qualidades é crucial, especialmente para aquelas pessoas que almejam alcançar posições de confiança – como a gestão de recursos humanos – e ter uma vida mais equilibrada, satisfatória e estável.

Assim, se você deseja saber como seguir progredindo na carreira e se destacar dentro de um ambiente de trabalho cada vez mais competitivo, continue a leitura!

Diferença entre desenvolvimento pessoal e profissional

Ainda que passemos a maior parte da nossa vida nos preparando para ingressar no mercado de trabalho e garantir uma carreira profissional bem sucedida, muitos de nós acabamos sem receber o devido incentivo ao desenvolvimento do crescimento pessoal.

No entanto, ainda que se pareçam interesses opostos, o desenvolvimento pessoal e profissional estão intimamente interligados e devem sempre andar de mãos dadas.

Isso porque, os benefícios adquiridos através da expansão desses conhecimentos podem ser refletidos em todos os aspectos da nossa vida e entre si.

1. O que é desenvolvimento profissional

O desenvolvimento profissional está relacionado com a habilidade de adquirir novas capacitações e autonomia, em atividades relacionadas com o trabalho e com a carreira. Um profissional que se dedica a este tipo de crescimento é, normalmente, mais apto a:

  • Arcar com responsabilidades maiores;
  • Se tornar mais produtivo;
  • Oferecer resultados mais satisfatórios;
  • Ser mais feliz dentro da carreira de escolha;
  • Alcançar metas com mais facilidade.

Além disso, a capacitação técnica – por meio da realização de um curso de gestão comercial e marketing ead, por exemplo – permite que os trabalhadores consigam cargos maiores e estáveis, mantendo-se sempre atualizados em seus campos de atuação.

2. O que é desenvolvimento pessoal

Por outro lado, o desenvolvimento pessoal diz respeito a um processo que deve durar a vida toda e que inclui o amadurecimento de diversas áreas do autoconhecimento, que envolvem as nossas capacidades, aptidões pessoais, qualidades ou inteligências.

De acordo com Abraham Maslow, todos os indivíduos sentem naturalmente uma necessidade de realizar aperfeiçoamentos individuais.

O que, segundo o autor, se traduz na necessidade de nos fazer mais competentes e autônomos, capazes de alcançar o máximo dos nossos potenciais.

E isso envolve conhecimentos acerca das próprias emoções, a realização de uma auto atualização (self actualization), a criação de autoconhecimento e um aprimoramento contínuo das competências técnicas (hard Skills) e comportamentais (Soft Skills).

Qual a importância do desenvolvimento de pessoas no atual mercado de trabalho?

Benefícios de adquirir essa evolução das aptidões

Investindo na construção de ambas as competências, as pessoas passam a reconhecer suas maiores virtudes e potencial – podendo aprimorar essas características e utilizá-las a seu favor –, e também as suas limitações, o que serve para trabalhá-las e superá-las.

A partir da familiarização com a autoanálise e com uma reflexão mais abrangente sobre a nossa própria individualidade e objetivos de vida, podemos aplicar esse conhecimento no dia a dia.

Assim se torna perfeitamente possível a viabilização do cultivo de competências que proporcionam maior satisfação na vida pessoal e que, ao mesmo tempo, supra as necessidades do mercado de trabalho.

Além de beneficiar de forma particular, a união desses desenvolvimentos também auxilia na construção de profissionais diferenciados e competentes, que possuem maior desenvoltura para ocupar cargos de chefia. 

Como conquistar efetivamente ambos os desenvolvimentos

Conforme as pessoas vão tendo cada vez mais acesso aos conhecimentos técnicos e à educação formal, o mercado de trabalho vai exigindo habilidades mais elaboradas que permitam facilidade na superação dos desafios impostos pelo ambiente institucional.

Desta forma, ainda que as competências requeridas possam variar de acordo com a área de atuação ou com a empresa contratante, algumas aptidões são tidas como exigências básicas para todos, como:

  • Boa comunicação;
  • Liderança;
  • Resiliência;
  • Ética;
  • Inteligência Emocional;
  • Facilidade com o trabalho em equipe;
  • Inovação.

Para conquistar efetivamente esses atributos, um trabalho extenso de desenvolvimento pessoal e profissional é necessário. Por isso, se você deseja realizar essa aquisição com sucesso, atente-se com as seguintes dicas:

1. Invista na especialização dos conhecimentos

Seja realizando uma faculdade de vendas e marketing – assim como qualquer outro curso especializante –, ou através da leitura de livros sobre habilidades comportamentais, o investimento na aquisição de novos conhecimentos é a melhor forma de se aperfeiçoar.

Isso porque, como mencionado anteriormente, esse aprimoramento recorrente é capaz de te manter sempre a par das atualizações sofridas no seu mercado de atuação, além de ajudar a realizar contínuas melhorias na esfera pessoal.

Com isso, é possível adquirir conhecimentos que auxiliam nas tarefas do dia a dia e que proporcionem um suporte maior na tomada de decisões, no manejo com as interações sociais e no desenvolvimento geral da sua carreira.

2. Faça um planejamento de carreira

Para muitas pessoas, é através do sucesso profissional que elas sentem que seus talentos e aptidões são realmente valorizados. Contudo, criar uma carreira profissional de sucesso exige muito esforço, trabalho e planejamento por parte de cada indivíduo.

Por isso, investir na construção de um plano de carreira pessoal geralmente é uma ação que permite com que o alcance de metas profissionais seja mais facilitado.

Pois, através do investimento contínuo, essa organização auxilia na definição dos objetivos e metas a serem alcançados, bem como, as ações necessárias para fazê-lo.

Através desse projeto, os trabalhadores são capazes de avaliar e traçar quais serão os passos que darão acesso às melhores oportunidades de trabalho, como a realização de uma faculdade de gestão hospitalar ead ou um curso de língua estrangeira.

3. Construa um networking amplo

A construção de um networking amplo e qualificado é de extrema importância, tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para o profissional.

Considera-se que é através da construção desses relacionamentos mais sólidos que você será capaz de ter experiências novas e trocas mais ricas, que te permitirão crescer em todos os sentidos.

Assim, o networking diz respeito a uma rede de contatos que é muito imprescindível no processo de construção de uma vida profissional mais proveitosa e cheia de oportunidades, pois ela permite uma troca de experiências e a aquisição de novos conhecimentos.

Uma forma de criar essa rede de amizades é participando de mais eventos profissionais – seja por meio de um curso superior como a faculdade de vendas ou em workshops e congressos –, mantendo essas relações sempre atualizadas.

Outra dica para manter um networking sempre atualizado e amplo, é continuar sendo cada vez mais participativo no trabalho e na vida.

4. Aprenda a gerir o próprio tempo

Na era tecnológica, o tempo tem se tornado o nosso bem mais valioso. E isso não diz respeito somente a vida profissional, mas a pessoal também.

Afinal, ainda que o desenvolvimento da carreira seja uma prioridade, o aperfeiçoamento das habilidades pessoais também deve ser levado em consideração e isso exige tempo!

Aprender a gerir o seu dia e as suas tarefas adequadamente envolve muito planejamento, autoconhecimento, reflexão e uma ótima capacidade de identificar atividades que precisam ser feitas, priorizando as mais urgentes e sabendo delegar quando necessárias.

Ou seja, gestão de tempo tem tudo a ver com organização e com o alcance de bons resultados em pouco tempo, sem renunciar à qualidade de vida e do descanso necessário.

Se você deseja conciliar a vida profissional com o aprimoramento técnico, por exemplo, uma forma de gerir seu tempo com inteligência é optando por cursos à distância, como o ead gestão financeira.

Assim você consegue economizar tempo em transporte público e ainda pode estudar em qualquer lugar.

5. Familiarize-se com as suas próprias emoções

Quando falamos de emoções e sentimentos, é comum que as pessoas relacionem esse tipo de assunto como sendo um tópico bastante pessoal.

No entanto, o nosso bem-estar emocional é capaz de ditar todos os aspectos da nossa vida, das nossas relações e até do nosso desempenho no ambiente de trabalho.

Por isso, cada vez mais, os profissionais especializados no curso de gestão de pessoas online e em RH têm dado preferência para a contratação de trabalhadores que tenham uma boa inteligência emocional.

Isso porque, essas pessoas são mais aptas a controlar suas emoções, sabendo ser cautelosos na tomada de decisões, sem deixar que as escolhas sejam regidas pelos sentimentos estimulados pela situação presente ou por um indivíduo em particular.

6. Identifique os seus pontos fortes e suas fraquezas

Uma característica bastante significativa de profissionais que se dedicam ao autoconhecimento e no aperfeiçoamento das habilidades pessoais, é o reconhecimento de suas maiores capacidades e dos pontos que mais precisam de aperfeiçoamento.

E seja durante a realização de um curso de gestão financeira empresarial ou em ambiente corporativo, a familiarização com essas características pode ser crucial para abrir os caminhos certos para a sua trilha profissional.

Afinal, ao explorar os seus pontos fortes, você se torna capaz de ampliar o seu leque de atuação e mostrar para os líderes qualidades que te rendam cargos mais elevados.

Já, ao identificar os maiores defeitos é possível trabalhá-los a fim de minimizá-los e até superá-los por completo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

Qual a importância do desenvolvimento de pessoas no atual mercado de trabalho?

Qual a importância de desenvolver pessoas no mundo do trabalho?

O desenvolvimento de pessoas é uma ferramenta poderosa nesse contexto, pois demonstra o interesse, por parte da empresa, em aperfeiçoar as competências de seus colaboradores. Dessa forma, eles ficam mais satisfeitos e reconhecem seu valor dentro da companhia, além de ganhar impulso para progredir na carreira.

Qual a importância do desenvolvimento pessoal?

O desenvolvimento pessoal é importante para que você consiga realizar os seus desejos, independentemente da área que eles estejam relacionados. Por exemplo, o seu objetivo pode ser melhorar a sua saúde. Então, para se desenvolver você precisa pensar em ações que podem melhorar essa área da vida.

Qual a importância do desenvolvimento humano nas relações de trabalho nas empresas?

O desenvolvimento humano vai além de fornecer as ferramentas necessárias para o colaborador fazer seu trabalho. Essas práticas têm como objetivo potencializar as habilidades das pessoas, mostrando que o crescimento individual também é importante para o coletivo.

Qual a importância da valorização dentro do processo de desenvolvimento pessoal e profissional?

Aumento de produtividade Como o reconhecimento e a valorização aumentam a motivação e o engajamento, a produtividade também é impactada. Isso porque há cada vez mais comprometimento com a execução das demandas, o que acarreta em melhoria de qualidade e aumento de velocidade, evitando perdas de prazos e retrabalhos.