Qual a principal característica da célula das bactérias e das cianobactérias?

O Reino Monera compreende as bactérias e as cianobactérias, organismos unicelulares procariontes (sem membrana nuclear que envolve o material genético em uma série de organelas como as que existem nas células dos outros seres vivos).

Os procariontes são classificados em dois grupos, baseados na análise do RNA e em outras características: Archaea (arqueobactérias) e Bactéria, ou Eubactéria. Estes primeiras, com um número pequeno de representantes, geralmente vivem em ambientes extremos, como gêigeres, águas extremamente salinas, tratos digestórios e pântanos.

Dependendo da literatura consultada, os grupos Archaea e Eubacteria podem ser considerados como sendo Reinos; ou Domínios.

As cianobactérias, pertencentes ao grupo das Eubacterias, formam colônias através de células que se apresentam isoladas ou agrupadas; e possuem uma membrana plasmática que envolve o citoplasma gelatinoso.

A sede da síntese de proteínas é formada pelos ribossomos, encontrados no citoplasma.

O material genético é formado por cromossomos dispersos no citoplasma. São encontradas lamelas membranosas contendo pigmentos fotossintetizantes, na porção periférica do citoplasma: xantofila (amarelo), caroteno (avermelhado), clorofila (verde), ficocianina (azul).

As cianobactérias são encontradas em água doce, água salgada, troncos de árvores, rochas, fontes termais e reproduzem-se assexuadamente por bipartição ou cissiparidade.

As bactérias são encontradas na água, no ar, no solo, nos objetos, na superfície e no interior de outros seres vivos.

As bactérias podem ser heterótrofas ou autótrofas. As heterótrofas podem realizar os vários tipos de fermentação e vários tipos de respiração, como a aeróbia e a anaeróbia.

Dentre as autótrofas existe grande diversidade de mecanismos, como a quimiossíntese e a fotossíntese.

As bactérias reproduzem-se assexuadamente por bipartição. Processo este, que origina em milhares de outras bactérias, dependendo das condições ambientais adequadas. Apresentam formas diversas como: cocos (esféricas), bacilos (alongadas), espirilos (em forma de espiral), e vibriões (forma de vírgula).

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As cianobactérias são microrganismos unicelulares, procariontes e fotossintetizantes. Também são chamadas de algas azuis ou algas cianofíceas.

Resumidamente, as cianobactérias são as bactérias fotossintetizantes.

As cianobactérias são organismos antigos, surgiram na Terra há 3,5 bilhões de anos. Pelo fato de realizarem fotossíntese, as cianobactérias foram os seres produtores mais primitivos, responsáveis pelo acúmulo inicial de gás oxigênio na atmosfera.

Qual a principal característica da célula das bactérias e das cianobactérias?

Cianobactérias observadas ao microscópio

Características

As cianobactérias podem viver isoladas ou em colônias. São seres microscópicos com variadas formas e geralmente são envolvidas por uma substância gelatinosa que impede a dessecação.

Apesar de apresentarem clorifila, como ocorre nas plantas, em cianobactérias não existem cloroplastos e os pigmentos fotossintéticos estão dispersos no citoplasma.

As cianobactérias são encontradas em água doce, ambientes marinhos, solos úmidos, ambientes congelados e regiões desérticas. Quando há acúmulo de matéria orgânica nesses ambientes, as cianobactérias se proliferam, dando origem ao processo de eutrofização.

Saiba mais sobre a Eutrofização.

Algumas espécies de cianobactérias absorvem o gás nitrogênio do ambiente e o transformam em íons amônio, utilizados para síntese de aminoácidos e bases nitrogenadas.

Outras espécies são capazes de produzir e liberar toxinas na água. Isso causa o envenenamento de animais e doenças ao ser humano ao consumir a água contaminada.

Quer saber mais, leia também:

Reino Monera
Bactérias

Reprodução

A maioria das cianobactérias que vivem isoladas realizam reprodução assexuada por divisão binária.

Em casos de cianobactérias que formam colônias filamentosas, os filamentos podem se fragmentar e dá origem a outros filamentos geneticamente idênticos.

Importância

As cianobactérias apresentam importância benéfica para a natureza e o homem. Os principais benefícios são:

  • Fixadoras de N2 - contribuem para fertilidade do solo e da água.
  • Importantes produtores primários.
  • Apresenta valor nos setores farmacêutico e agrícola.

Entretanto, também podem trazer prejuízos ao meio ambiente e a saúde. As cianobactérias produzim forte odor e gosto desagradável nas águas e podem desequilibrar ecossistemas, pois a água deixa de ser consumidas pelos animais.

Além disso, se a água for consumida por seres humanos pode ocasionar problemas de saúde.

Qual a principal característica da célula das bactérias e das cianobactérias?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Quais são as principais características das bactérias e cianobactérias?

As cianobactérias são organismos fotossintetizantes (autotróficos) que se assemelham muito às algas unicelulares, entretanto, por não possuírem um núcleo delimitado por membrana (procarionte), também são muito semelhantes às bactérias. São unicelulares, mas podem ser encontradas formando colônias ou filamentos.

Qual é a principal diferença entre as bactérias e as cianobactérias?

As bactérias são heterotróficas (não produzem o próprio alimento), são mais complexas, unicelulares, procariontes (sem núcleo). Já as Cianobactérias são algas azuis, extremamente simples, autótrofos (produzem o próprio alimento).

Que tipo de célula representa as bactérias e cianobactérias?

As células procariontes são bastante simples e não possuem núcleo verdadeiro. Bactérias e cianobactérias apresentam esse tipo celular.

Qual a principal função das cianobactérias?

Resumidamente, as cianobactérias são as bactérias fotossintetizantes. As cianobactérias são organismos antigos, surgiram na Terra há 3,5 bilhões de anos. Pelo fato de realizarem fotossíntese, as cianobactérias foram os seres produtores mais primitivos, responsáveis pelo acúmulo inicial de gás oxigênio na atmosfera.