Qual diferença de tinta latex e acrilica

Existem diversos tipos de tintas disponíveis no mercado. Cada uma possui uma finalidade. Com tanta variedade, muitas dúvidas surgem na hora de escolher estes produtos. Por isso, conheça alguns tipos de tinta e acerte na hora da compra:

Látex PVA
Esse é o tipo de tinta mais comum e pode ser encontrado facilmente. A tinta látex é à base de água e, por isso, possui fácil aplicação e, caso espirre em algum outro revestimento, é fácil de limpar. Possui um bom acabamento e sua limpeza pode ser feita apenas com um pano úmido. Além disso, tem secagem rápida.
Como o produto é solúvel em água, não é adequado para áreas molhadas, como cozinha e banheiro, ou externas.

Tinta acrílica
Também solúvel em água e com secagem rápida. Contém resinas acrílicas que proporcionam alta impermeabilidade à superfície. É ideal para pinturas externas e áreas molhadas. A tinta acrílica possui acabamento brilhante e fosco.

Tinta esmalte
Feito à base de óleo, o esmalte é uma tinta não solúvel em água e é excelente opção para pintar superfícies de ferro ou madeira. O acabamento possui alto brilho, embora exista uma versão fosca do produto. Também é fácil de limpar.

Tintas epóxi e poliuretano
Sintéticas e não solúveis em água, as tintas epóxi e de poliuretano são usadas para fins mais específicos, como pintura de caixas d’água e aplicação em pisos. São ideais para áreas molhadas.
(Fonte: UOL)

Qual a melhor tinta látex e acrílica?

No mundo das tintas, a acrílica é considerada de melhor qualidade do que a látex, e por isso mesmo, cerca de 30% mais cara em relação à látex premium. A diferença está na resina que está presente em maior quantidade na tinta acrílica, conferindo a ela maior durabilidade e resistência.

O que é tinta látex acrílica?

Tinta látex: a base de Acetato de Polivinila (PVA), não é lavável, solúvel em água, ideal para ambientes internos, apresenta menor brilho e impermeabilidade. Tinta acrílica: a base de resina acrílica, lavável e solúvel em água, ideal para ambientes externos e internos, apresenta maior brilho e impermeabilidade.

O que é uma tinta látex?

A tinta látex ou PVA é, dentre os tipos de tinta, a mais utilizada na cobertura de paredes. Ela é à base d'água, possui acabamento fosco, secagem rápida e valor acessível. Também é porosa e possui baixa impermeabilidade, sendo, portanto, mais indicada para áreas internas e pouco úmidas, como quartos e salas.

Qual a vantagem da tinta acrílica?

OS DIFERENCIAIS DA TINTA ACRÍLICA Para complementar as vantagens da tinta acrílica, este tipo de tinta tem uma forte resistência à água. Com isso, os fatores externos não causam tantos danos, como mofo, e também existe uma proteção extra contra bolhas. Também por isso, é uma tinta que pode ser lavada facilmente.