Qual dos alimentos abaixo mais contribui para o aumento de gases de efeito estufa no planeta?

Da escolha do que comer na hora do almoço ao combustível que uso para abastecer o carro (vou de gasolina, etanol ou diesel?), ou ainda se opto por transporte público ao invés de individual...Decisões simples que tomamos diariamente contribuem para a emissão de gases de efeito estufa.

Cada pessoa no planeta tem a sua pegada de carbono, um cálculo para estimar as emissões de acordo com o estilo de vida de cada um. Uma simples refeição tem uma pegada de carbono, que leva em conta os impactos da plantação, cultivo e transporte do alimento. O bife do almoço, por exemplo, pode estar relacionado ao desmatamento ilegal no Brasil para a abertura de pastagens para o gado. E o óleo de palma, presente em muitos alimentos industrializados, como biscoitos e doces, pode estar relacionado ao desmatamento de florestas na Indonésia, principal exportador do produto. Para frear as emissões de gases de efeito estufa, o mundo precisa preservar e plantar florestas, não destrui-las.

Nos transportes, carros elétricos são uma aposta para a substituição da gasolina, e a bicicleta é um meio sustentável e saudável para se locomover. Ao mesmo tempo, indústrias e empresas precisam mudar os seus processos produtivos e implementar a transição para fontes de energia limpa, para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Cada pessoa individualmente pode impulsionar mudanças nas empresas, cobrando por atitudes mais ambientalmente positivas e ao dar preferência a produtos que sejam ecologicamente corretos e que estimulem o reuso de materiais, como plásticos, aço, papel e vidro. A escolha por produtos com origem certificada e de produção sustentável, com respeito à sociobiodiversidade, por exemplo, é uma maneira de incentivar produções ecologicamente corretas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

Por mais que atitudes individuais sejam importantes para frear o aquecimento global, as maiores transformações estão relacionadas com as indústrias, que causam maior impacto no meio ambiente. Além de pressionar, individualmente, para que empresas e marcas adotem posturas mais sustentáveis, cada cidadão também tem sob seu poder votar em representantes públicos que defendam políticas com potencial de impacto positivo para o meio ambiente, a sociedade e a economia.

Emissões crescente de gases de efeito estufa

Cerca de 97% dos cientistas climáticos concordam que as mudanças climáticas em curso são causadas pelas ações humanas. A base de comparação é com o período pré-industrial, quando não havia a queima de combustíveis fósseis para atividades econômicas.

Atualmente, os níveis de CO2 são 40% mais altos em comparação ao período pré-industrial. No século 18, a concentração era de 280 partes por milhão (ppm). Em abril de 2020, a concentração média de CO2 na atmosfera chegou a 416,21 partes por milhão, a mais alta desde o início desse tipo de medição, que começou em 1958.

Além disso, a incidência de gás metano (CH4) na atmosfera mais que dobrou em comparação ao período pré-industrial. A maior parte dessa emissão é de produção de óleo e gás, agropecuária e aterros sanitários. Enquanto mudanças climáticas em outros momentos da história da Terra aconteceram de forma natural, a atual crise climática é resultado direto das soluções encontradas pela espécie humana para o desenvolvimento das sociedades.

Desde meados do século 20, dados são coletados sobre fenômenos do tempo, como temperatura, precipitação e tempestades, e a interferência das mudanças no clima, como as correntes oceânicas e a composição química da atmosfera. A Revolução Industrial trouxe a queima de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão, o que levou à emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. Desde então, estima-se que as atividades humanas foram responsáveis por aumentar a temperatura média global entre 0,8ºC e 1,2ºC, conclusão respaldada pelo Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (IPCC, em inglês) das Nações Unidas.

O desmatamento é outra importante fonte de emissão de gases de efeito estufa. Durante a fotossíntese, plantas e árvores absorvem CO2 e liberam oxigênio na atmosfera, o que faz parte do mecanismo para regular o clima do planeta. Quando a vegetação é derrubada, o carbono absorvido é liberado na atmosfera, o que aumenta as emissões de CO2 e contribui com o aquecimento global – cerca de um quinto das emissões do planeta têm origem no desmatamento e na degradação de florestas.

Outra área que contribui com o aumento da temperatura do planeta é o da agropecuária. Além de estimularem a derrubada de florestas para a abertura de novas áreas agricultáveis, vacas e bois produzem metano durante a digestão: arrotos e fezes dos animais são fontes do gás, que aprisiona até 30 vezes mais calor na atmosfera do que o CO2. Frear o aquecimento global é o grande desafio para as próximas gerações e o objetivo é limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC, em comparação aos níveis pré-industriais, até 2100.

Quais são os gases que mais contribuem para o aumento do efeito estufa?

Quais são os principais gases de efeito de estufa? O dióxido de carbono (CO2), o metano e o óxido nitroso são os principais GEEs. O CO2 perdura na atmosfera por até mil anos, o metano por cerca de uma década e o óxido nitroso por aproximadamente 120 anos.

Qual e a principal causa do efeito estufa?

Efeito estufa e aquecimento global A consequência direta da intensificação do efeito estufa é o aquecimento global. Ele é caracterizado pelo aumento da temperatura média terrestre em um período considerado curto para a história humana.

Qual dos alimentos contribuem para o aumento de CO2 no planeta?

Pela ordem, os alimentos mais intensos em emissões de gases de efeito estufa são: carne bovina, cordeiro, manteiga, crustáceos e mariscos, queijo, aspargos, porco, vitela, frango e peru.

Quais são os principais gases que contribuem para o efeito estufa Brainly?

Osprincipais gases responsáveis peloefeito estufa adicional são: o dióxido de carbono (CO2), o metano (CH4), o óxido nitroso (N2O), clorofluorcarbonos (CFCs) e ozônio (O3).