Qual é a causa do derretimento da Antártida?

Existem muitos indicadores sinistros das consequências das mudanças climáticas, mas poucos são mais preocupantes para os cientistas do que as camadas de gelo da Antártica, no polo sul do nosso planeta.

Esses mantos de gelo estão derretendo há algum tempo, e não é preciso ter alguma formação em física para entender o risco disso. À medida que o gelo derrete, ele flui para o oceano, fazendo com que o nível do mar suba. E o aumento do nível do mar é, obviamente, um grande problema.

Uma pesquisa financiada pela NASA e publicada na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos (PNAS, na sigla em inglês), em 2019, revelou uma complicação preocupante. Cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e da Universidade de Washington fizeram centenas de simulações para prever como uma grande camada de gelo, a geleira Thwaites, poderia se degradar nos próximos 50 a 800 anos.

 Os resultados mostraram que a geleira corria mais risco de se tornar instável do que se pensava.

Pequenas mudanças podem ser um divisor de águas

Nesse caso, “instável” significa algo muito específico. Uma “instabilidade” em uma camada de gelo essencialmente a torna uma bomba-relógio congelada. A área da parte de trás da geleira, onde ela se balanceia sobre a água, é consumida, o que pode fazer com que o gelo da geleira se quebre e flua mais rapidamente para o mar, aumentando o nível do mar.

O que é mais sinistro, segundo a pesquisa, é que uma vez que a essa instabilidade é acionada é difícil, ou até mesmo impossível, parar.

“Se essa instabilidade disparar, não será necessário continuar a forçar o manto de gelo pelo aumento da temperatura. Ele continuará por si só, e essa é a preocupação”, disse em um comunicado o autor principal do estudo, Alexander Robel.

Em outras palavras, mesmo que a mudança climática fosse revertida magicamente, isso não impediria necessariamente o aumento rápido e perigoso do nível do mar que poderia ser desencadeado por camadas de gelo instáveis.

O ‘pior cenário’

Robel, professor assistente da Escola de Tecnologia das Ciências da Terra e Atmosféricas da Georgia, nos Estados Unidos, diz que o “pior cenário” poderia ser uma elevação do nível das águas em 60 a 91 centímetros apenas provenientes da geleira Thwaites.

Embora Robel sugira que engenheiros e planejadores comecem a construir futuras infraestruturas críticas mais afastadas da linha do nível do mar, você não precisa proteger suas casas costeiras como se a maré já estivesse alta. Esta aceleração potencial do aumento do nível do mar pode entrar acontecer completamente entre 200 e 600 anos a partir de agora.

Parece que vai demorar muito, porque todos estaremos mortos até lá. Mas a Terra e suas gerações futuras, esperançosamente, não estarão, e os cientistas do clima querem mantê-la assim.

(Texto traduzido. Clique aqui para ler a versão em inglês)

  1. Internet

Pesquisadores descobriram por que uma das maiores geleiras da Antártica, Thwaites, derrete com uma velocidade anormalmente alta. Geofísicos alemães e britânicos descobriram um fluxo de calor geotérmico debaixo dela

Qual é a causa do derretimento da Antártida?

Credit...Foto: Sputnik / Aleksei Nikolsky

  • Publicado Quinta, 19 de agosto de 2021 às 12:38

Atualmente, o derretimento de Thwaites, na Antártica Ocidental, é responsável por 4% de subida do nível do mar, mais do que de qualquer outra geleira. Os cientistas sugerem que sua velocidade de derretimento está crescendo.

Até recentemente, os especialistas explicaram esta anomalia com o aquecimento global e disseram que a geleira em alguns lugares se apoia no fundo do mar, e por isso entra em contato com massas de água quente. Mas a pesquisa recente revela que o papel decisivo neste processo é desempenhado por outro fator.

Os cientistas descobriram um fluxo de calor geotérmico debaixo do geleiro. Os pesquisadores explicam o calor geotérmico com a localização de Thwaites, que está sobre uma fossa tectônica, onde a crosta terrestre é significativamente mais fina do que, por exemplo, na Antártica Oriental, segundo o estudo publicado na Communications Earth & Environment.

"Nossas medições mostram que debaixo da geleira Thwaites, lá onde a espessura da crosta terrestre é de apenas entre 17 e 25 quilômetros, pode surgir um fluxo de calor geotérmico com potência de 150 miliwatts por metro quadrado", disse a geofísica Ricarda Dziadek.

Para obter mais dados e determinar a causa decisiva do derretimento anormal da geleira, os pesquisadores planejam realizar uma perfuração para pegar amostras de solo sob a geleira e medir a temperatura do fluxo de calor geotérmico. (com agência Sputnik Brasil)

Qual é a causa do derretimento das geleiras na Antártida?

POR QUE AS GELEIRAS DERRETEM? CAUSAS. Indubitavelmente, o aumento da temperatura terrestre foi o responsável pelo derretimento das geleiras ao longo da história. Atualmente, a rapidez das mudanças climáticas poderia extingui-las em um tempo recorde.

Qual é a causa do degelo?

O degelo é um fenómeno causado aquecimento global, desencadeado pela intensificação do efeito-estufa, onde ocorre o derretimento do gelo no Ártico e em várias outras partes do mundo. O aquecimento global acarreta um aumento das temperaturas médias da Terra, além de mudanças climáticas.

Quais são as causas e as consequências do derretimento das geleiras?

Dentre as consequências ligadas ao derretimento das geleiras, as principais são o aumento do nível da água dos oceanos, o avanço do mar sobre ilhas e cidades litorâneas, podendo ocasionar na sua submersão, e a extinção de várias espécies animais e vegetais em decorrência do desaparecimento de determinados ecossistemas.

O que acontece se a Antártica derreter?

Serão 5m a mais até 2.500, levando ao desaparecimento de ilhas e países inteiros.