Qual é a forma estrutural do octano?

Os compostos orgânicos podem ser representados de diversas formas, como por meio de uma fórmula estrutural plana, de uma fórmula estrutural simplificada ou condensada ou de uma fórmula de traços. No entanto, a representação mais simples é por meio da fórmula molecular.

Qual é a forma estrutural do octano?

Desse modo, vejamos como determinar a fórmula molecular dos compostos orgânicos, baseando-nos nas outras fórmulas citadas anteriormente.

1.       Por meio da Fórmula Estrutural Plana:essa fórmula mostra a arrumação ou a disposição dos átomos dentro da molécula. Por exemplo, abaixo temos a fórmula estrutural plana de um dos hidrocarbonetos presentes na gasolina.     

Qual é a forma estrutural do octano?

Veja que, nessa fórmula, todos os átomos e todas as ligações existentes entre eles são mostrados. Agora, para determinar a fórmula molecular desse composto, basta contar a quantidade de átomos de cada elemento e colocar um índice do lado inferior direito do elemento em questão.

Um aspecto importante a ser ressaltado é que sempre começamos a fórmula molecular dos compostos orgânicos a partir do elemento carbono, pois ele é o constituinte principal dessas substâncias. Veja o exemplo:

Qual é a forma estrutural do octano?

Visto que são 8 carbonos, começamos a escrever a fórmula molecular assim: C8

Para completar essa fórmula, contamos a quantidade de hidrogênios:

Qual é a forma estrutural do octano?

Portanto, sua fórmula molecular é C8H18.

2.       Por meio da fórmula estrutural simplificada ou condensada: nesse tipo de fórmula, a quantidade de hidrogênios é abreviada. Por exemplo, veja a mesma fórmula da molécula encontrada na gasolina, agora de forma condensada:

Qual é a forma estrutural do octano?

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Desse modo fica até mais fácil de contar a quantidade de hidrogênios, basta somar os índices (3 +3+ 3 +2 +1 +3 +3 = 18).

Mas vejamos agora a fórmula estrutural condensada do ácido linoleico, que existe em vegetais como o algodão, a soja, o girassol, etc. e que é usado em tintas e vernizes:

H3C─CH2─CH2─CH2─CH2─CH═CH─CH2─CH═CH─CH2─CH2─CH2─CH2─CH2─CH2─CH2─COOH

Contando a quantidade de carbonos, de hidrogênios e de oxigênios, temos a seguinte fórmula molecular do ácido linoleico: C18H32O2.

3.       Por meio da fórmula de traços: essa fórmula simplifica ainda mais a forma de representar os compostos orgânicos, sendo que ela omite os grupos C, CH, CH2 e CH3.

Um exemplo é a molécula de linoleico, veja como ela fica:

Qual é a forma estrutural do octano?

Vamos contar a quantidade de carbonos primeiro, lembrando que, nessa fórmula, cada ligação entre carbonos é representada pelo traço. Assim, as pontas, bem como os dois pontos da inflexão, correspondem a átomos de carbono.

Qual é a forma estrutural do octano?

Temos então: C18

Agora, para contar a quantidade de hidrogênios, temos que lembrar que as ligações entre os carbonos e os hidrogênios ficam subentendidas, pois se sabe que o carbono faz quatro ligações; assim, a quantidade de ligações que estiver faltando é a quantidade de hidrogênios ligados a esse elemento.

Veja as explicações abaixo:

Qual é a forma estrutural do octano?

Assim, a quantidade de hidrogênios será: 32.

Qual é a forma estrutural do octano?

Já a quantidade de oxigênios é bem simples de contar, pois são apenas dois. Sendo que a fórmula molecular é: C18H32O2.


Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química

Qual é a forma do octano?

Octano – Definição Qualquer dos vários alcanos isoméricos com a fórmula C8H18, encontrados no petróleo e utilizado como um combustível e solvente.

Qual o nome do composto C8H18?

O octano (ou n-octano), popularmente conhecido como gasolina, é um alcano com a fórmula química C8H18, e tem vários isómeros.

Como descobrir a fórmula estrutural?

Para montar uma fórmula estrutural, é fundamental saber a quantidade de elétrons que cada átomo necessita para alcançar a estabilidade. Os compostos moleculares, ou covalentes, são formados por meio de ligações covalentes, aquelas nas quais não temos o envolvimento de metais (com exceção do Berílio) em sua formação.

Qual é a forma estrutural do propano?

C₃H₈Propano / Fórmulanull