Qual é a região brasileira menos assistida pelo serviço de tratamento de esgoto?

Documento do Instituto Trata Brasil aponta ainda que 35 milhões de pessoas no país não têm acesso à água tratada

Qual é a região brasileira menos assistida pelo serviço de tratamento de esgoto?
Municípios com os piores indicadores investem em média 340% a menos do que os que têm maior acesso aos serviços Getty Images

Emylly Alves*da CNN

em São Paulo

22/03/2022 às 04:30 | Atualizado 22/03/2022 às 17:54

Compartilhe:

Ouvir notícia

Cerca de 100 milhões de brasileiros não dispõem de rede de coleta de esgoto, e 35 milhões não têm acesso a água tratada. É o que mostra relatório divulgado nesta terça-feira (22), Dia Mundial da Água, pelo Instituto Trata Brasil (ITB).

A pesquisa escancara o déficit de saneamento básico no país. Os seis piores municípios do Brasil em acesso a saneamento básico estão na região Norte. O líder negativo do ranking é a capital do Amapá, Macapá, seguida por Porto Velho (RO), Santarém (PA), Rio Branco (AC), Belém (PA) e Ananindeua (PA).

Na outra ponta, entre as seis cidades que têm os melhores índices, quatro são do estado de São Paulo. A lista é puxada por Santos, no litoral paulista, à frente de Uberlândia (MG), São José dos Pinhais (PR), São Paulo (SP), Franca (SP) e Limeira (SP).

De acordo com o estudo, os municípios com os piores indicadores investem em média 340% a menos do que os que têm maior acesso aos serviços.

Leia Mais

  • Qual é a região brasileira menos assistida pelo serviço de tratamento de esgoto?

    Governo zera imposto de importação de etanol e de seis alimentos até o fim do ano

  • Qual é a região brasileira menos assistida pelo serviço de tratamento de esgoto?

    Brasil pagou R$ 14 mil em juros por segundo em 2021 e conta vai crescer ainda mais

  • Qual é a região brasileira menos assistida pelo serviço de tratamento de esgoto?

    Como a guerra entre Rússia e Ucrânia está mudando mercados globais de energia

Isso ocorre em um cenário em que apenas metade do volume de esgoto gerado no Brasil é tratado, o que equivale a mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento todos os anos.

“Essa edição de 2022 evidenciou uma estagnação dos municípios que sempre estão nas piores posições. O que nos assusta é que estas cidades, mais uma vez, são da região Norte do país, onde o acesso ao saneamento ainda é mais deficitário do que em outras regiões. Há capitais que estão trabalhando nos últimos anos para saírem dessa posição, mas não é a regra, é a exceção”, avalia Luana Siewert Pretto, presidente-executiva do Instituto Trata Brasil.

O Trata Brasil avaliou ainda os investimentos nas capitais: entre 2016 e 2020, foram investidos cerca de R$ 23 bilhões em saneamento básico. Segundo o relatório, o valor é insuficiente para o Brasil cumprir a meta, instituída no Novo Marco Legal do Saneamento, de fornecer água para 99% da população e coleta e tratamento de esgoto para 90%, até 2033.

A nova edição do Ranking do Saneamento Básico aborda indicadores de água e esgotos nos 100 municípios brasileiros mais populosos. Divulgado desde 2009, o relatório é baseado em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Ranking do Saneamento Básico

10 piores cidades

  1. Macapá (AP)
  2. Porto Velho (RO)
  3. Santarém (PA)
  4. Rio Branco (AC)
  5. Belém (PA)
  6. Ananindeua (PA)
  7. São Gonçalo (RJ)
  8. Várzea Grande (MT)
  9. Gravataí (RS)
  10. Maceió (AL)

10 melhores cidades

  1. Santos (SP)
  2. Uberlândia (MG)
  3. São José dos Pinhais (PR)
  4. São Paulo (SP)
  5. Franca (SP)
  6. Limeira (SP)
  7. Piracicaba (SP)
  8. Cascavel (PR)
  9. São José do Rio Preto (SP)
  10. Maringá (PR)

Panorama dos 20 piores municípios

Historicamente, as piores posições do Ranking do Saneamento Básico são ocupadas por municípios da região Norte, Nordeste e pelo estado do Rio de Janeiro. Há também uma predominância de cidades do Paraná, São Paulo e Minas Gerais nas melhores posições.

O relatório mostra que somente 31,78% das pessoas nos 20 piores municípios são abastecidas com coleta de esgoto, enquanto nos 20 melhores o percentual chega a 95,52%. Em Santarém (PA), que registra o menor índice de esgoto, apenas 4,14% da população têm acesso aos serviços.

Quando analisado o critério de acesso a redes de água potável, 99,07% da população das 20 melhores cidades tem acesso ao recurso, contra 82,52% da população entre os 20 piores municípios com o serviço.

Qual a região brasileira menos assistida pelo serviço de tratamento de esgoto?

Segundo dados do Trata Brasil, apenas 46% do esgoto do Brasil recebe algum nível de tratamento, sendo a região Norte a mais prejudicada, com apenas 22%.

Qual região do Brasil tem a menor porcentagem de tratamento de esgoto?

Em Santarém (PA), que registra o menor índice de esgoto, apenas 4,14% da população têm acesso aos serviços. Quando analisado o critério de acesso a redes de água potável, 99,07% da população das 20 melhores cidades tem acesso ao recurso, contra 82,52% da população entre os 20 piores municípios com o serviço.

Qual região brasileira mais assistida pelo serviço de tratamento de esgoto?

Com maior índice de atendimento por rede de coleta de esgoto está o Sudeste, onde 83% da população urbana têm acesso ao serviço.

Qual é a pior região do Brasil em saneamento básico?

As 20 piores cidades.
Macapá (AP).
Porto Velho (RO).
Santarém (PA).
Rio Branco (AC).
Belém (PA).
Ananindeua (PA).
São Gonçalo (RJ).
Várzea Grande (MT).