Qual foi a principal região produtora de açúcar no Brasil colonial?

Naquela época o açúcar era um produto nobre, raro e caro para os europeus. A produção no Brasil utilizava mão-de-obra escrava, tinha terras férteis e clima favorável. Os europeus investiram pesado e tiraram muitos lucros durante o Ciclo da Cana de Açúcar. Veja aula gratuita com Simulado.

O açúcar era um produto muito apreciado pelos europeus e também um dos mais caros.  Até o final do século XIV era utilizado na Europa como remédio ou tempero exótico. A partir do final do século XV o açúcar se tornara um produto de consumo da nobreza e da burguesia europeias.  Era chegado o tempo da Economia Açucareira no Brasil. Veja a aula e responda o Simulado no final!

Sumário

Você sabia que devido a seu alto valor no mercado, porções de açúcar eram, muitas vezes, deixadas como herança em testamentos? Ou dadas como presente a reis e nobres? Com isso dá para você imaginar como este produto gerou enormes lucros para Portugal. 

Qual foi a principal região produtora de açúcar no Brasil colonial?
Qual foi a principal região produtora de açúcar no Brasil colonial?
Agora fica fácil de você entender por que a Coroa portuguesa decidiu produzir cana-de-açúcar no Brasil quando decidiu colonizar as terras brasileiras:

  • O açúcar alcançava altos preços na Europa;
  • O solo e o clima favoráveis do litoral propiciaram o cultivo da cana;
  • Os portugueses já tinham experiência no cultivo de cana-de-açúcar e na montagem de engenhos porque desde o século XV produziam açúcar nas ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde.

Se liga na dica? Assim como o Enem, vários vestibulares de todo o Brasil fazem questões sobre as características da produção de açúcar no Brasil colonial quanto: ao tipo de cultura, a extensão de terra, a mão de obra e ao mercado consumidor.

A Economia Açucareira no Brasil

Confira agora com a professora Ana Cristina Peron, do canal do Curso Enem Gratuito, as dicas básicas para você mandar bem na prova quando as questões abordagem o Brasil Colonial, em especial o Ciclo da Cana de Açucar.

https://youtu.be/G8jMJpQqDwYVideo can’t be loaded because JavaScript is disabled: A ECONOMIA AÇUCAREIRA NO BRASIL COLÔNIA | Resumo de História para o Enem (https://youtu.be/G8jMJpQqDwY)

As dicas da Ana Cristina:

  1. O açúcar brasileiro foi um produto muito forte economicamente no período colonial, já que não podia ser produzido na Europa por fatores climáticos.
  2. Apesar disso, era consumido pela nobreza e pela rica burguesia em forma de doces, remédios e utilizado para conservação de alimentos. Por conta desta alta procura e baixa oferta, a economia açucareira tornou-se um setor muito lucrativo para produtores e investidores.
  3. O Ciclo da cana de açúcar no Brasil, como é conhecido o período da economia açucareira na época do Brasil colonial, começou na metade do século XVI, e durou até à primeira metade do século XVIII.
  4. A cana-de-açúcar foi tão explorada que se tornou responsável por movimentar outra grande economia: o tráfico de milhões de africanos através do Atlântico.
  5. Nesta aula acima, a professora Ana Cristina te explica mais sobre o ciclo da cana de açúcar no Brasil. Bora!

Que tal ver agora como era o processo de fabricação do açúcar? 

Qual foi a principal região produtora de açúcar no Brasil colonial?
Qual foi a principal região produtora de açúcar no Brasil colonial?
Observe a imagem acima e preste atenção nas etapas de produção do chamado “ouro branco”.

Mas, você deve estar se perguntando: Quanto custava para se instalar um engenho de cana? Bem, não era nada barato montar um engenho! 

Qual foi a principal região produtora de açúcar no Brasil colonial?
Qual foi a principal região produtora de açúcar no Brasil colonial?
Como o governo português não tinha recursos necessários para financiar este empreendimento, o dinheiro aplicado nos primeiros engenhos foi emprestado por banqueiros holandeses (na época, os mais ricos da Europa) e italianos, mas, algum tempo depois, os senhores de engenho produziam açúcar com seus próprios recursos.

Os holandeses exigiram o direito de refinar o açúcar e vendê-lo no mercado europeu. Além disso, recebiam os juros cobrados pelos empréstimos ficando com a maior parte dos lucros. Era nos engenhos que se desenvolvia a produção da cana. Moendas, caldeiras, tachos, fôrmas, depósitos e outras instalações davam um caráter fabril ao espaço.

Aula Gratuita sobre o Brasil Colonial

Para você compreender bem o contexto da Economia Açucareira a dica do Blog do Enem é você assistir agora a uma aula (rápida) sobre as características do Brasil Colonial. É com o professor Felipe Oliveira, do canal Curso Enem Gratuito. Veja, e depois siga no texto para entender o que era um Engenho de Açúcar naquela época.

https://youtu.be/RX2eB7zf87gVideo can’t be loaded because JavaScript is disabled: BRASIL COLÔNIA | Resumo de História do Brasil para o Enem (https://youtu.be/RX2eB7zf87g)

Gostou da aula? Show! Então, agora vamos ao Engenho de Açúcar:

Você sabia que inicialmente o engenho era o nome dado ao equipamento usado na fabricação do açúcar? E que com o tempo passou a designar toda a fazenda de cana? Não?

Então observe a imagem e fique atento à divisão de um engenho típico do Nordeste açucareiro.

Qual foi a principal região produtora de açúcar no Brasil colonial?
Qual foi a principal região produtora de açúcar no Brasil colonial?

  1. – casa-grande (moradia do senhor de engenho);
  2.  – capela (onde se realizavam batizados, missas etc.);
  3.  – senzala (moradia dos escravos);
  4.  – roda d’água;
  5.  – moenda (onde a cana era moída);
  6.  – fornalha;
  7.  – cozimento do caldo;
  8.  – casa de purgar (onde o melado permanecia até cristalizar);
  9.  – roça (onde se plantavam os alimentos);
  10.  – moradia dos trabalhadores livres;
  11.  – canavial;
  12.  – transporte de lenha;
  13.  – transporte de cana.

Fonte: RODRIGUEZ, Joelza Ester Domingues. História em documento: imagem e texto, 7º. ano.  Ed. renovada. São Paulo: FTD, 2009. p. 243.

A cana era produzida em grande quantidade (monocultura) e em grandes extensões de terra (latifúndios) com mão de obra escrava (inicialmente indígena e depois africana) para atender ao mercado externo. 

Simulado Enem Online: A Economia Açucareira

Teste o seu nível em 10 questões online. O gabarito do Simulado sobre o Brasil Colonial da Economia Açucareira sai na hora, com aulas de reforço para os temas que você não acertar.

Qual foi a principal região produtora de açúcar no Brasil colonial?
Qual foi a principal região produtora de açúcar no Brasil colonial?

Olha o Simulado aqui!

 

Simulado Economia açucareira

Limite de tempo: 0

Sumário do Quiz

0 de 10 questões completadas

Perguntas:

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. 7
  8. 8
  9. 9
  10. 10

Information

.

Você já fez este questionário anteriormente. Portanto, não pode fazê-lo novamente.

Quiz is loading...

You must sign in or sign up to start the quiz.

Para iniciar este questionário, você precisa terminar, antes, este questionário:

Resultados

0 de 10 perguntas respondidas corretamente

Seu tempo:

Acabou o tempo

Você conseguiu 0 de 0 pontos possíveis (0)

Pontuação média

 

 Sua pontuação

 

 

Categorias

  1. Sem categoria 0%

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
  6. 6
  7. 7
  8. 8
  9. 9
  10. 10

  1. Respondido
  2. Revisão

  1. Pergunta 1 de 10

    1. Pergunta

    (Mackenzie SP/2017)

    No Brasil do século XVI, a sociedade tinha, no engenho, o centro de sua organização.

    Assinale a alternativa que NÃO atesta a importância do engenho no período colonial.

    • A grande propriedade era monocultora e também escravocrata, voltada para o mercado externo, sendo a montagem da estrutura de produção açucareira, um empreendimento de alto custo.
    • Os senhores de engenhos, por serem proprietários de terras e escravos, detinham o poder político e controlavam as Câmaras Municipais, sendo denominados de “homens bons”, estendendo tal poder para o interior de sua família.
    • Alguns engenhos funcionavam como unidades de produção autossuficientes, pois além de oficinas para reparos de suas instalações, produziam alimentos necessários à sobrevivência de seus moradores.
    • No engenho também havia alguns tipos de trabalhadores assalariados, como o feitor, o mestre de açúcar, o capelão ou padre, que se sujeitavam ao poder e à influência do grande proprietário de terras.
    • Os grandes engenhos contavam com toda a infraestrutura não apenas para atender às necessidades básicas de sobrevivência, mas voltadas à atividade intelectual que tornava o engenho centro de discussões comerciais.

    Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!

  2. Pergunta 2 de 10

    2. Pergunta

    (PUC RS/2017)

    Sobre o processo de exploração colonial do Brasil por Portugal, é correto afirmar:

    • Foi dividido em três ciclos de exploração econômica: produção açucareira, no litoral da região Nordeste; mineração, no Sudeste e Centro- Oeste; e extrativismo da borracha, no Norte.
    • Caracterizou-se por relativa estabilidade política, na medida em que, durante a colonização, não ocorreram movimentos revolucionários de contestação ao Pacto Colonial.
    • Levou ao desenvolvimento das manufaturas locais, como consequência da exploração de ouro durante o período da mineração (século XVIII), o que permitiu o acúmulo de capital e a criação de um mercado interno na colônia.
    • Em 1709, foi criada a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, em decorrência da descoberta de ouro e do início da extração aurífera na região de Minas Gerais.
    • Teve como base do trabalho a mão de obra escrava, que era trazida da África, tendo em vista que, por receio de rebelião das populações originais da colônia, não houve escravidão indígena.

    Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!

  3. Pergunta 3 de 10

    3. Pergunta

    (UNIFOR CE/2017)

    O Complexo Econômico Nordestino estruturou-se no Nordeste do Brasil ao longo dos séculos XVI e XVII, a partir da produção de cana de açúcar para exportação. Esta produção articulou-se com a pecuária no interior da região. Sobre este período da história econômica do Brasil pode-se afirmar que:

    I. O aproveitamento do escravo indígena revelou-se inviável na escala requerida, o que levou ao aprofundamento da importação de africanos.
    II. A criação de gado no interior do Nordeste ocorreu, especialmente, para abastecer a região açucareira de carne e animais de tiro.
    III. O crescimento destas economias se dava intensivamente incorporando as mais modernas técnicas produtivas.
    IV. As “Invasões Holandesas” foram consequências do alto interesse comercial e financeiro dos holandeses no negócio do açúcar.
    V. O desenvolvimento de uma economia açucareira nas Antilhas, depois da expulsão dos holandeses do Brasil, em nada prejudicou o florescimento da Região Nordeste do Brasil.

    Está correto o que se afirma em:

    • I, II, IV.
    • I, II, V.
    • III, IV e V.
    • I, III, e V.
    • II, III e IV.

    Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!

  4. Pergunta 4 de 10

    4. Pergunta

    (UNCISAL AL/2017)

    Quanto à economia no século XVI no Brasil, dadas as afirmativas,

    I. A agromanufatura do açúcar forneceu a base econômica para a valorização colonial do Brasil.
    II. Ao açúcar subordinavam-se o extrativismo do pau-brasil e a pecuária.
    III. A utilização, em larga escala, de trabalhadores escravos, a disponibilidade de terras e a expansão do setor de consumo externo concorreram para o enriquecimento da classe proprietária e da burguesia comercial portuguesa e flamenga.
    IV. Ainda, nesse período, persistiam os interesses metalistas.

    verifica-se que está(ão) correta(s)

    • IV, apenas.
    • I e II, apenas.
    • III e IV, apenas.
    • I, II e III, apenas.
    • I, II, III e IV.

    Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!

  5. Pergunta 5 de 10

    5. Pergunta

    (UNCISAL AL/2017)

    No Brasil colônia, o responsável pela produção açucareira – o senhor de engenho – tinha enorme prestígio social. Era um tipo de “nobre da terra”, um membro da “açucarocracia”, que produzia a partir de um modelo centrado nos princípios capitalistas de produção da época. A agricultura assentava-se sobre o latifúndio monocultor, escravista e exportador.

    VAINFAS, Ronaldo (Dir.). Dicionário do Brasil colonial.
    Rio de Janeiro: Objetiva, 2000 (adaptado).

    O modo de produção descrito no texto é conhecido como

    • roça.
    • plantation.
    • agrofeudal.
    • rotação de cultivo.
    • agricultura coletiva.

    Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!

  6. Pergunta 6 de 10

    6. Pergunta

    (UECE/2017)

    Enquanto na maioria das regiões do Brasil as primeiras vilas e cidades surgiram no litoral (Igaraçu e Olinda, em Pernambuco; Vila do Pereira, Ilhéus, Santa Cruz e Porto Seguro, na Bahia, e São Vicente, Cananeia e Santos, em São Paulo), no Ceará, os povoados e as primeiras vilas surgiram tanto no litoral (Aquiraz em 1700 e Fortaleza, ocupada desde 1603 e elevada à categoria de vila em 1726) quanto no interior (Icó, colonizada desde 1683 e elevada à categoria de vila em 1738).

    Com relação a esses fatos, é INCORRETO dizer que

    • a existência de uma atividade econômica relevante no interior do Ceará — a pecuária bovina — contribuiu para que vilas surgissem também longe do litoral.
    • nos primeiros momentos da colonização, a produção açucareira, realizada próxima ao litoral, bem como o comércio de exportação deste produto, fizeram com que a maioria das vilas e cidades se desenvolvessem na zona litorânea.
    • as relações entre as atividades econômicas e a urbanização da colônia são determinantes para o processo de povoamento e interiorização da colonização brasileira.
    • desde o início, enquanto a colonização se interiorizava no restante do Brasil, no Ceará ela somente ocorreu com a cultura do algodão no século XIX.

    Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!

  7. Pergunta 7 de 10

    7. Pergunta

    (PUCCamp SP/2017)

    TEXTO:

    As colônias que se formaram na América portuguesa tiveram, desde o século XVI, o caráter de sociedades escravistas. Com o passar do tempo, consolidaram-se em todas elas algumas práticas relacionadas à escravidão que ajudaram a cimentar a unidade e a própria identidade dos colonos luso-brasileiros. Dentre essas práticas, ressalta-se a combinação entre um avultado tráfico negreiro gerido a partir dos portos brasileiros e altas taxas de alforria.
    (BERBEL, Márcia; MARQUESE, Rafael e PARRON, Tâmis. Escravidão e política. Brasil e Cuba, c. 1790-1850. São Paulo: Hucitec/Fapesp. 2010. p. 178-179)

    Os holandeses, durante o governo de Maurício de Nassau, lançaram mão de algumas estratégias ao se relacionarem com os colonos luso-brasileiros durante o período em que dominaram parte do Nordeste brasileiro, no século XVII. Dentre essas estratégias, incluem-se

    • a busca do controle do tráfico negreiro a partir de um entreposto na África do Sul, a expropriação dos engenhos de açúcar mais produtivos e a difusão do calvinismo aos colonos luso-brasileiros.
    • o estímulo à imigração holandesa para o nordeste brasileiro, a limpeza étnica da porção urbana da região ocupada e a expansão da cultura canavieira para o Suriname.
    • o controle das rotas comerciais no Atlântico, a implantação do trabalho livre em sua área de influência, e a formação de uma colônia judaica na região do Maranhão.
    • o estabelecimento de redes de comércio com os produtores de uma vasta região da costa nordestina, certa tolerância religiosa e a manutenção das relações escravistas.
    • a formação de um exército anti-lusitano de alforriados em Recife, o estabelecimento de alianças com os espanhóis e a concessão de créditos aos colonos protestantes.

    Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!

  8. Pergunta 8 de 10

    8. Pergunta

    (PUCCamp SP/2017)

    TEXTO:

    Mais do que resultante de acasos e similares, como aconteceu a muitos países, o Brasil é produto de uma obra. Em sua primeira parte, feita à medida e semelhança do colonizador. Depois, conduzida pela classe dominante dele herdeira, no melhor e sobretudo no pior da herança. O sistema aí nascente projetou-se na história como um processo sem interrupção, sem sequer solavancos. Escravocrata por tanto tempo, fez a abolição mais conveniente à classe dominante, não aos ex-escravizados. A República trouxe recusas superficiais ao Império, ficando a expansão republicana do poder e dos direitos reduzida, no máximo, a farsas, a começar do método fraudador das “eleições a bico de pena”.
    (FREITAS, Jânio de. Folha de S. Paulo, 30/04/2017)

    Sobre a obra colonizadora, a que o texto de Jânio de Freitas se refere, é correto afirmar que a

    • opção pela implantação da economia açucareira, com base na grande propriedade rural e no trabalho escravo, articula-se com o mecanismo de dominação colonial e com a política mercantilista.
    • colonização se estabelece dentro dos padrões de povoamento e expansão religiosa, resultou da expansão marítima dos países da Europa e se constituiu numa sociedade de europeus sem miscigenação.
    • exploração econômica da colônia, com base na produção de açúcar, pretendeu impor a reserva de mercado metropolitano por meio de um sistema de livre comércio que atingia todas as riquezas coloniais.
    • escolha pela produção açucareira na colônia objetivava demarcar os direitos de exploração dos países ibéricos na América, tendo como elemento propulsor o desenvolvimento da expansão comercial e marítima.
    • existência, na colônia recém descoberta, de uma estrutura produtiva já instalada pela população nativa foi capaz de viabilizar uma efetiva exploração econômica segundo os padrões da política mercantilista.

    Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!

  9. Pergunta 9 de 10

    9. Pergunta

    (UNIC MT/2017)

    O período colonial brasileiro estendeu-se do século XVI ao início do século XIX, apresentando, entre suas características,

    • a formação de uma sociedade mais aberta à mobilidade social na zona açucareira que na zona mineradora.
    • os conflitos entre jesuítas, que defendiam a preservação dos valores culturais africanos, e os colonos.
    • a ausência da ação inquisitorial da Igreja, devido à grande distância entre a colônia e a metrópole.
    • o apoio da Metrópole à atividade pastoril, priorizando o setor de subsistência.
    • a dispersão do poder político, associado ao poder econômico.

    Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!

  10. Pergunta 10 de 10

    10. Pergunta

    (UNITAU SP/2017)

    “A sede insaciável do ouro estimulou a tantos deixarem suas terras e a meterem-se por caminhos tão ásperos como são os das minas, que dificultosamente se poderá dar conta do número das pessoas que atualmente lá estão. Contudo, os que assistiram nela nestes últimos anos por largo tempo, e as correram todas, dizem que mais de trinta mil almas se ocupam, umas a catar, e outras a mandar catar nos ribeiros do ouro, e outras a negociar, vendendo e comprando o que se há mister não só para a vida, mas para o regalo […]”.

    ANTONIL, André João, 1711, Cultura e opulência do Brasil
    por suas drogas e minas. Lisboa: CNCDP, 2001, p. 242.

    Sobre o impacto da descoberta das minas no Brasil colonial, é INCORRETO afirmar:

    • Permitiu o desenvolvimento do comércio de outras regiões da colônia, devido à necessidade de abastecimento das minas.
    • Desencadeou uma grande onda migratória de portugueses e de pessoas de outras regiões da colônia que, junto dos escravos, formariam uma nova composição social.
    • Desenvolveu um novo sistema de fiscalização, especialmente para a atividade mineradora, que começava com a distribuição das terras na forma de datas para exploração.
    • Na região aurífera, a liberdade esteve muito mais acessível às escravas, mas também aos escravos de ganho, do que nas regiões açucareiras.
    • Apesar de suas características distintas, a região mineradora desenvolveu um modelo de sociedade semelhante à do Nordeste agrário, em que predominou a imobilidade social.

    Correto

    Parabéns! Siga para a próxima questão.

    Incorreto

    Resposta incorreta. Revise o conteúdo nesta aula para acertar na hora da prova!

Que tal ficar ainda mais por dentro deste assunto assistindo a uma aula do Professor Felipe Oliveira, do canal Curso Enem Gratuito, sobre a importância do açúcar no contexto do Mercantilismo?

Exercícios sobre o Ciclo da Cana de Açúcar

Exercícios – Agora chegou a sua vez! Responda a estas duas questões de vestibular que o Blog do Enem preparou para você.

1. (FUVEST) A produção de açúcar, no Brasil colonial:

a) (     ) possibilitou o povoamento e a ocupação de todo o território nacional, enriquecendo grande parte da população.
b) (     ) praticada por grandes, médios e pequenos lavradores, permitiu a formação de uma sólida classe média rural.
c) (     ) consolidou no Nordeste uma economia baseada no latifundiário monocultor e escravocrata que atendia aos interesses do sistema português.
d) (     ) desde o início garantiu o enriquecimento da região sul do país e foi a base econômica de sua hegemonia na República.
e) (     ) não exigindo muitos braços, desencorajou a importação de escravos, liberando capitais para atividades mais lucrativas.

Resposta: A alternativa correta é a letra “c”.

2. (ENEM 2011) O açúcar e suas técnicas de produção foram levados à Europa pelos árabes no século VIII, durante a Idade Média, mas foi principalmente a partir das Cruzadas (séculos XI e XIII) que a sua procura foi aumentando. Nessa época passou a ser importado do Oriente Médio e produzido em pequena escala no sul da Itália, mas continuou a ser um produto de luxo, extremamente caro, chegando a figurar nos dotes de princesas casadoiras.
(CAMPOS, R. Grandeza do Brasil no tempo de Antonil (1681-1716). São Paulo: Atual, 1996)

Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de

Qual a principal região produtora de açúcar no Brasil colonial?

Por volta do início do século XVII, Pernambuco era a maior e mais rica área de produção de açúcar do mundo.

Qual foi a região com maior produção de açúcar durante o período colonial?

De toda forma, os engenhos que mais prosperaram foram os de São Vicente e Pernambuco. O crescimento da produção de açúcar pode ser identificado pela quantidade de engenhos que se estabeleceram no país ao longo do século XVI. Só na região de São Vicente havia 12 deles no final do século XVI.

Onde era produzido o açúcar no Brasil colonial?

Engenho de Pernambuco, por Frans Post. Os engenhos eram as unidades produtivas responsáveis por todo o processo de fabricação do açúcar brasileiro.

Qual Região se destacou na produção de açúcar no Brasil?

São Paulo representa cerca de 50% de toda a produção de açúcar e etanol do País. Em segundo lugar está Minas Gerais, com 11,3% do total produzido, seguido por Goiás, com 11,1%.