Qual foi o primeiro município brasileiro a ser fundado pelos portugueses

Os primeiros centros urbanos do Brasil surgiram com a colonização portuguesa, a partir de 1500. Saiba quais foram os primeiros!

Com a colonização portuguesa, a partir de 1500, surgiram no Brasil os primeiros centros urbanos. Saiba quais foram as primeiras cidades do Brasil.

1. São Vicente (São Paulo)

Foi a primeira vila construída no Brasil e é considerada a primeira cidade do nosso país. Descoberta pela expedição de Gaspar de Lemos, em 1502, foi fundada pelo português Martim Afonso de Souza, em 1532. No início, o principal objetivo dos portugueses no local era montar engenhos de cana-de-açúcar. Calcula-se que, em 1557, São Vicente já tivesse 12 engenhos.

2. Olinda (Pernambuco)

Não se conhece o nome do fundador nem o dia exato da fundação, mas o povoado prosperou tanto que, em 1537, foi elevado à categoria de vila. Naquele ano, o militar português Duarte Coelho enviou uma carta ao rei dom João III descrevendo tudo de bom que poderia vir de Olinda – como extrair a árvore pau-brasil e plantar cana-de-açúcar. Assim, Olinda se tornou um dos mais importantes centros comerciais da colônia.

3. Santos (São Paulo) 

Fundada em 1543, havia sido descoberta bem antes, em 1502, durante a expedição de Gaspar de Lemos. O local também produziu açúcar e foi ponto de partida para os bandeirantes. Santos também ficou famosa por ser a terra de figuras importantes, como José Bonifácio de Andrada, que foi muito importante no processo de independência do nosso país

4. Salvador (Bahia)

Batizada de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, foi fundada em 1549 após a chegada do primeiro governador-geral do Brasil, Tomé de Souza. Grande centro produtor de cana-de-açúcar e de extração de pau-brasil, a Baía de Todos os Santos virou um local estratégico para navegantes que buscavam produtos. Esses fatores contribuíram para que, ainda em 1549, Salvador se tornasse a primeira capital brasileira.

5. São Paulo (São Paulo)

A fundação aconteceu em 1554, após um grupo de padres da Companhia de Jesus escalar a Serra do Mar e chegar ao planalto de Piratininga, onde encontraram uma terra próspera. Do ponto de visa da segurança, a localização era perfeita: em uma colina alta e plana, cercada por dois rios (Tamanduateí e Anhangabaú), o que garantia proteção contra ataques e boa visibilidade dos caminhos que levavam até lá.

6. Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

Surgiu em 1565 sob o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro. A missão de fundar uma cidade na Baía de Guanabara ficou para o português Estácio de Sá – a criação do Rio de Janeiro está ligada à luta entre portugueses e franceses pelo domínio daquela região (saiba mais no capítulo 7). Em 1763, por causa da crise do açúcar no mercado internacional e da descoberta de metais preciosos no centro-sul do Brasil, o Rio de Janeiro se tornou a capital do país.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i17p102-115

Palavras-chave:

História, patrimônio cultural, urbanismo

Resumo

O município de São Vicente, situado no litoral paulista, surgiu a partir da primeira vila fundada no Brasil, em 1532. O presente texto pretende resgatar alguns elementos remanescentes da época de sua fundação, buscando o devido reconhecimento como componentes de nosso patrimônio cultural, dignos de preservação. É um trecho atualizado da dissertação para obtenção do título de mestre, submetida à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, em 1996. Seu título: Vilas paulistas do século XVI. A pesquisa trata da ocupação do território paulista, ocorrida no século 16. Fundamenta-se em fontes de informação e estudos realizados sobre a história da urbanização do Brasil, particularmente, sobre a capitania de São Vicente. É uma procura do entendimento do processo de assentamento de núcleos de povoamento daquele período, onde os principais focos de ocupação se concentraram na Baixada Santista e no planalto paulista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANCHIETA, José de. Cartas: Informações, fragmentos históricos e sermões / José de Anchieta. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1988.

CALIXTO, Benedito. Capitanias paulistas – São Vicente, Itanhaém, São Paulo. São Paulo: s. n., 1924.

CARDIM, Fernão. Tratados da terra e gente do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1980.

COMMISSÃO GEOGRAPHICA E GEOLOGICA DO ESTADO DE SÃO PAULO. Cidade de Santos á fronteira do Estado do Paraná. Exploração do Litoral, 2. Secção. São Paulo: Typographia Brazil de Rothschild & Co., 1920. Escala 1:50.000.

COSTA, Lúcio. A arquitetura dos jesuítas no Brasil. São Paulo: FAUUSP e MEC-IPHAN, 1978.

DIÁRIO DA NAVEGAÇÃO DE PERO LOPES DE SOUSA (DE 1530 A 1532). Revista Trimensal do Instituto Histórico Geográphico e Ethnográphico do Brasil. Rio de Janeiro: Typ. de D. Luiz dos Santos, Tomo XXIV, p. 9-75, 1861.

GEGRAN (Grupo Executivo da Grande São Paulo). São Paulo: Sistema Cartográfico Metropolitano da Grande São Paulo. (São Vicente, SP). Levantamento Aerofotogramétrico, 1974. Escala 1:10.000.

LEITE, Serafim. Cartas dos primeiros jesuítas do Brasil – (1538-1553). São Paulo: Comissão do IV Centenário da Cidade de São Paulo, v. I e v. 3, 1958.

MADRE DE DEUS, Frei Gaspar. Memórias para a história da capitania de São Vicente. Reconquista do Brasil. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, v. 20, 1975.

MENDONÇA, Marcos Carneiro de. Raízes da formação administrativa do Brasil. Rio de Janeiro: I. H. G. B., Conselho Federal de Cultura, Tomo I, l972.

PETRONE, Pasquale. Povoamento e caminhos nos séculos XVI e XVII. In: A Baixada Santista – Aspectos geográficos. São Paulo: Edusp, v. 2, l965.

PORTO SEGURO, Visconde de. (Francisco de Adolpho de Varnhagen). História geral do Brasil antes da sua separação e independência de Portugal. 3. ed. São Paulo: Companhia Melhoramentos de São Paulo, Tomo I (4. ed.), 192_?.

REIS FILHO, Nestor Goulart. Imagens de vilas e cidades do Brasil colonial. Colab. Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno, Paulo Júlio Valentim Bruna. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Imprensa Oficial do Estado; Fapesp, 2000 (Uspiana-Brasil 500 Anos).

SANTOS, Francisco Martins dos. História de Santos. São Paulo: Empreza Graphica da Revista dos Tribunaes, 1937.

SANTOS, Paulo F. Formação de cidades no Brasil colonial. Trabalho apresentado ao V COLÓQUIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS LUSO-BRASILEIROS, Coimbra, 1968.

TAUNAY, Affonso d’Escragnolle. São Paulo no século XVI – História da Villa Piratiningana. São Paulo: Tours, E. Arrault & Cia., 1921.

ZENHA, Edmundo. O município no Brasil (1532-1700). São Paulo: Progresso, 1948.

Qual foi o primeiro município brasileiro a ser fundado pelos portugueses

Como Citar

Lança, M. A. (2005). São Vicente, a primeira Vila do Brasil. PosFAUUSP, (17), 102-115. https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i17p102-115

Licença

Qual foi o primeiro município brasileiro a ser fundado pelos portugueses

Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.

O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo.  A revista exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.

DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais

Qual foi o primeiro município?

São Vicente é a primeira cidade do Brasil, marco de nossa colonização, ponto de partida dos bandeirantes que desbravaram os sertões e aumentaram o território do Brasil.

Qual foi o primeiro município brasileiro fundado pelos portugueses?

Em 22 de janeiro de 1532, foi fundada a primeira vila portuguesa em terras brasileiras: A famosa São Vicente! Localizada no litoral sul, apenas a 60 quilômetros da cidade de São Paulo, é só descer a serra para conhecer a cidade mais antiga do País.

Quais foram as primeiras cidades fundadas pelos portugueses?

As primeiras cidades foram construídas por ordem do Rei de Portugal para defender o território do Império Português: ​Salvador (1549), ​São Sebastião do Rio de Janeiro (1565), ​Paraíba (1585), ​São Cristóvão (1590, em Sergipe), ​Natal (1599) e ​Belém (entre 1616 e 1628). , exceções feitas a São Luís (1612), fundada ...

Onde foi fundada a primeira cidade do Brasil?

7 de setembro de 1822Brasil / Fundaçãonull