Qual o princípio físico do funcionamento da panela de pressão?

1066 palavras 5 páginas

Funcionamento de uma panela de pressão. Ao fechar a panela, ela já contém uma quantidade de ar que está com a pressão igual à atmosférica. Visto que nela há uma borracha que veda a panela, ao aquecermos, os vapores de água vão aumentando e seu escape fica impedido. Desse modo, a pressão do ar aprisionado se soma com a dos vapores, fazendo com que a pressão interna se torne ainda maior. Com uma alta pressão,o líquido demora mais para entrar em ebulição e cozinha mais rapidamente os alimentos.
A panela de pressão é uma panela na qual os alimentos são cozidos a temperaturas acima do ponto de ebulição (100 graus Celsius) da água à pressão ambiente, possibilitando portanto um tempo de cozimento reduzido https://pt.wikipedia.org/wiki/Panela_de_press%C3%A3o Primeira lei da termodinâmica.
È uma versão da lei de conservação da energia. Também conhecido como Princípio de Joule, este postulado admite que diversas formas de trabalho podem ser convertidas umas nas outras, elucidando que a energia total transferida para um sistema é igual à variação de sua energia interna, ou seja, em todo processo natural, a energia do universo se conserva sendo que a energia do sistema quando isolado é constante. Observa-se também a equivalência entre trabalho e calor, onde constatou-se que a variação Q - W é a mesma para todos os processos termodinâmicos. https://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_lei_da_termodin%C3%A2mica Segunda Lei da Termodinâmica .
A segunda lei da termodinâmica ou segundo princípio da termodinâmica expressa, de uma forma concisa, que "A quantidade de entropia de qualquer sistema isolado termodinamicamente tende a incrementar-se com o tempo, até alcançar um valor máximo". Mais sensivelmente, quando uma parte de um sistema fechado interage com outra parte, a energia tende a dividir-se por igual, até que o sistema alcance um equilíbrio térmico.
Enquanto a primeira lei da termodinâmica estabelece a conservação de energia em qualquer transformação, a segunda lei estabelece

Relacionados

  • panela de pressão

    788 palavras | 4 páginas

    Como funciona a panela de pressão? Porque a panela de pressão cozinha os alimentos com maior rapidez? Nas panelas abertas a água ferve a temperatura próxima de 100°C, dependendo da altitude. Lembrando que a pressão atmosférica ao nível do mar é 1atm e que submetida a essa pressão a água ferve a 100°C. A panela de pressão, inventada pelo Físico Francês Denis Papin, cozinha mais rapidamente os alimentos porque a temperatura da água no seu interior ultrapassa os 100°C, atingindo temperaturas próximas….

  • Relatorio-Termoeletrica

    1752 palavras | 8 páginas

    consumidores, diminuindo assim a extensão das linhas de transmissão, minimizando conseqüentemente as perdas ao longo dessas linhas, que poderiam chegar até a 16%. Figura 1 – Desenho esquemático de funcionamento de uma termoelétrica. 1.2. Princípio de funcionamento de uma panela de pressão A panela de pressão foi inventada pelo físico francês Denis Papin, que publicou em 1861 uma descrição do equipamento, denominando-o digestor. Numa reunião de cientistas da Royal Society, Papin demonstrou que o seu….

  • historia da matematica

    342 palavras | 2 páginas

    demonstrando aos alunos o funcionamento da panela de pressão comparando com as máquinas e locomotiva à vapor; Explicar e narrar a história da época com a chegada da locomotiva à vapor (Indústria brasileira e Ciclo do café); Reflexão sobre a importância das locomotivas à vapor e a evolução da Indústria Brasileira na época; Conteúdos: Mostrar fotos, vídeos com a mudança da paisagem com a construção das ferrovias e também sua importância. Material Utilizado Panela de pressão; Fotos de antes e depois….

  • Máquinas Térmicas

    1335 palavras | 6 páginas

    são: Geladeira, Motor de 4 tempos e panela de pressão. Como funciona a geladeira Todos nós temos uma geladeira em casa. É uma máquina tão comum no nosso dia-a-dia, que nos esquecemos sequer de nos questionar como ela funciona. O que faz a geladeira esfriar? E como é que a geladeira conserva os alimentos? Componentes Basicamente, uma geladeira é composta dos seguintes elementos: Fluido refrigerante: o qual deve possuir baixa pressão de vaporização e alta pressão de condensação, como é o caso do….

  • Panela de pressão

    282 palavras | 2 páginas

    Uma panela de pressão é uma panela na qual os alimentos são cozidos a temperaturas acima do ponto de ebulição (100 graus Celsius) da água à pressão ambiente, possibilitando portanto um tempo de cozimento reduzido.1 Estas panelas - inventadas pelo francês Denis Papin, a antiga "Marmita de Papin"- são providas de tampas que vedam hermeticamente o seu interior e de válvulas para que escape o vapor e permita a utilização segura. Normalmente existe uma válvula para controle da pressão e uma válvula de….

  • Purgadores

    648 palavras | 3 páginas

    APARELHO QUE PERMITE ELIMINAR DE UMA TUBULAÇÃO OU DE UMA INSTALAÇÃO UM FLUIDO QUE, POR SUA PRESENÇA OU EXCESSO, LHE PREJUDICARIA O FUNCIONAMENTO 15/05/2013 1 PRINCIPAIS TIPOS DE PURGADORES A VAPOR PURGADORES MECÂNICOS (Agem por diferença de densidade) •PURGADORES DE BÓIA •PURGADORES DE PANELA INVERTIDA •PURGADORES DE PANELA ABERTA 15/05/2013 2 PURGADORES TERMOSTÁTICOS (Agem por diferença de temperatura) •PURGADORES DE EXPANSÃO METÁLICA •PURGADORES DE EXPANSÃO LÍQUIDA….

  • Controle de caldeira

    5680 palavras | 23 páginas

    31 31 34 37 Segurança na operação de caldeiras Dispositivos de alimentação de água Dispositivos de alimentação de combustível Dispositivos de alimentação de ar 2 Visor de nível • Sistemas de controle de nível 3 4 Indicadores de pressão Dispositivos de segurança • • Válvulas de segurança Sistemas de proteção contra falhas de chama 5 Dispositivos auxiliares • • • • Pressostato Programador Ventiladores Quadro de comando 6 Válvulas e tubulações • • Válvulas Tubulações….

  • Inovação e criatividade

    506 palavras | 3 páginas

    Criatividade Panela de Pressão com Visor Desde que foi inventada a primeira panela de pressão há mais de 300 anos, a introdução do visor MTA já é considerada a inovação mais relevante neste tipo de utensílio. Uma Panela para você que não abre mão da praticidade e comodidade. Fabricada em alumínio suporta 4,5L e possui tampa com visor. Para dar maior resistência possui fundo é triplo e a tampa com válvula de segurança para saída de vapor. Inovação e Durabilidade com essa panela de pressão com visor….

  • Automação

    8190 palavras | 33 páginas

    provocados por panelas metálicas; Considerando a necessidade de zelar pela segurança dos consumidores visando à prevenção de acidentes; Considerando a necessidade de revisar os requisitos técnicos de panelas de pressão e incorporálos aos requisitos de panelas metálicas; Considerando a importância das panelas metálicas, comercializadas no país, apresentarem requisitos mínimos de segurança, resolve baixar as seguintes disposições: Art. 1º Aprovar o Regulamento Técnico da Qualidade para Panelas Metálicas….

  • Panela de pressão

    454 palavras | 2 páginas

    A panela de pressão é comumente usada para cozinhar mais rapidamente alimentos que em recipientes abertos demorariam muito para ficar prontos. Como o nome já diz, seu funcionamento se dá por um aumento da pressão interna da vasilha, maior que a pressão atmosférica, que consequentemente faz com que o ponto de ebulição do líquido aumente. Ao fecharmos a panela, ela já contém uma quantidade de ar que está com a pressão igual à atmosférica. Visto que nela há uma borracha que veda a panela, ao aquecermos….

Outros Trabalhos Populares

Qual o princípio de funcionamento de uma panela de pressão?

O funcionamento da panela de pressão está relacionado com o fato de ela conseguir (dentro dela, é claro) elevar a pressão atmosférica. Esse aumento ocorre porque, quando a água está sendo aquecida no interior da panela, ela passa para o estado de vapor.

Como explicar a panela de pressão?

Criada por um físico francês chamado Denis Papin, a panela de pressão é um objeto de uso culinário capaz de cozinhar em água alimentos de forma muito mais rápida que outros tipos de panela. Isso porque o objeto aumenta a pressão interna e possibilita a fervura da água acima do seu ponto de ebulição, que é 100°C.

Qual transformação ocorre em uma panela de pressão?

Um bom exemplo de transformação isovolumétrica é aquela que ocorre com o vapor de água dentro de uma panela de pressão. As panelas de pressão não têm um êmbolo móvel, que permitiria a variação de volume do gás. Dessa forma, quando aquecida, a pressão interna na panela aumenta, e o volume atinge um valor máximo.

Por que a panela pega pressão?

A panela de pressão cozinha mais rápido porque ela mantém o vapor do cozimento lá dentro, circulando em temperaturas que podem ultrapassar os 100°C. Para que esse mecanismo funcione, a panela é fechada com uma borracha que veda a tampa, segurando a passagem do ar quente.