Qual o resultado positivo de hepatite B?

  1. Home
  2. Saúde
  3. Vacinas

Saúde

Anti-HBs: o que indica o resultado do exame?

A análise anti-HBs é feita para identificar a concentração de anticorpos contra o vírus da hepatite B

Qual o resultado positivo de hepatite B?


Formada em Comunicação Social. Escreve sobre saúde mental, gestação e maternidade, beleza, diversidade e cuidados com a saúde do corpo.

i

Qual o resultado positivo de hepatite B?
Foto: Getty Images/TEK IMAGE/SCIENCE PHOTO LIBRARY

Publicado em 9 de abril de 2021

O exame anti-HBs serve para identificar a quantidade de anticorpos que uma pessoa tem no sangue contra a Hepatite B, doença causada por um vírus que provoca a inflamação do fígado. De acordo com Sheila Pinto, farmacêutica do Hospital Badim, o exame geralmente é indicado para pacientes que receberam o tratamento da doença ou após a vacinação.

Uma pessoa infectada pelo vírus da hepatite B possui alguns marcadores virais que podem ser identificados através da análise de seu sangue. O antígeno de superfície do vírus (AgHBs) é marcador de infecção e a presença de anticorpos contra esse antígeno (anti-HBs) indica proteção contra a doença.

Segundo Sheila, não é necessário que seja feito jejum ou qualquer tipo de preparo anterior antes do exame. O profissional do laboratório realiza a coleta de uma amostra de sangue do paciente, que passará por um processo de análise sorológica.

Caso o resultado aponte a presença de anti-HBs, é necessário que o exame seja repetido. "Após 30 e 60 dias é recomendado realizar um novo exame no caso de anti-HBs positivo. O motivo é que, devido à infecção por subtipos diferentes do vírus da hepatite ou à formação de complexos imunológicos (ou complexo anticorpo-antígeno), o exame pode indicar um resultado falso positivo", explica a farmacêutica.

A quantidade de anticorpos presentes no sangue varia de acordo com cada paciente. Entretanto, os valores de referência utilizados são:

  • Anti-HBs menor que 10 mUI/mL: a quantidade de anticorpos no organismo não é suficiente para evitar a contaminação contra o vírus. Caso o paciente já tenha recebido o diagnóstico da doença, essa concentração pode indicar que a hepatite B está em fase inicial ou ainda não foi tratada
  • Anti-HBs entre 10 mUI/ mL e 100 mUI/ mL: o quadro é considerado indeterminado, pois a concentração não é suficiente para indicar se houve ou não a cura da doença. Dessa forma, é solicitado a repetição do exame
  • Anti-HBs maior que 100 mUI/ mL: o paciente é considerado imunizado contra a hepatite B

Além do anti-HBs, existem alguns outros tipos de marcadores que podem ser solicitados pelo médico na hora do diagnóstico. São eles:

  • Anticorpos para antígeno da hepatite B (Anti-HBc): um resultado positivo significa que houve contato com o vírus, seja recentemente ou no passado
  • Anticorpos para antígeno da hepatite B da classe IgM (Anti-HBc IgM): um resultado positivo, ou reagente, indica infecção aguda recente
  • Antígeno de superfície da hepatite B (HBsAg): um resultado positivo significa que a pessoa é portadora do vírus B
  • Antígeno de superfície da hepatite E (HBeAg): um resultado positivo significa que há infecção por hepatite B e que o indivíduo pode passar a infecção para outras pessoas, pois o vírus está se multiplicando

Vírus da hepatite B (VHB)

( Atualizado a 22/10/2019 )

2 minutos de leitura

Posso ter estado exposto ao vírus da hepatite B. O que devo fazer?

Faça o teste. A única forma de saber se está infetado com o vírus é fazer um teste ao vírus da hepatite B (VHB). Após a infeção pelo vírus, o indivíduo pode ter sintomas. Contudo, a hepatite B não é diagnosticada com base nos sintomas.

O que é um teste ao VHB?

No rastreio da hepatite B, o teste habitualmente utilizado é o de pesquisa do antigénio de superfície do VHB (AgHBs). Este antigénio trata-se de uma proteína da superfície do VHB que surge no sangue entre 1 a 10 semanas após a infeção e antes de se iniciarem os sintomas. Nos indivíduos que recuperam da infeção, este antigénio desaparece após 4 a 6 meses. A sua persistência por mais de 6 meses sugere infeção crónica.

Onde posso fazer o teste?

Faça o teste:

  • no seu centro de saúde, através de um teste rápido ou com uma requisição médica
  • numa organização não-governamental ou organização de base comunitária
  • numa farmácia ou num laboratório de patologia clínica/análises clínicas

O que significa um resultado reativo?

Um resultado reativo com um teste de pesquisa do antigénio de superfície do VHB (AgHBs) significa que pode ter estado exposto ao vírus da hepatite B. Neste caso, deverá ser referenciado para o hospital para que sejam realizados outros testes que confirmem ou não a infeção.

Existem outros tipos de testes ao VHB, nomeadamente o teste de pesquisa de anticorpo de superfície anti-VHB (anti-HBs), uma proteína que ajuda o sistema imunitário a combater o VHB. Um resultado reativo significa a presença do anticorpo, o que sugere imunidade/proteção contra o VHB. Esta proteína existe em indivíduos que recuperam da infeção ou que foram vacinados contra o VHB.

O que significa um resultado não reativo?

Um resultado não reativo ao teste de pesquisa do antigénio de superfície do VHB (AgHBs) significa, em princípio, que não está infetado.

Contudo, se tiver tido um comportamento de risco recente e o teste ter sido realizado imediatamente após esse comportamento de risco poderá beneficiar da profilaxia pós-exposição.

Fonte: Direção-Geral da Saúde (DGS)

Guardar:

Esta informação foi útil?

Qual resultado é positivo para hepatite B?

O Anti-HBs deve ser realizado na modalidade “titulado” e se o resultado é superior a 10 indica a presença de anticorpos que protegem contra uma infecção pela hepatite B. Indivíduos curados espontaneamente também apresentam este resultado.

Qual o valor normal para hepatite B?

O resultado do exame anti-hbs varia de acordo com a concentração de anticorpos contra o vírus da hepatite B na corrente sanguínea, sendo os valores de referência: Anti-hbs menor que 10 mUI/ mL - não reagente.

Como ler o resultado do exame de hepatite B?

A presença do HBsAg indica que a pessoa é infectada pelo vírus B. Anticorpo contra o antígeno de superfície da Hepatite B (anti-HBs): A presença do anti-HBs é geralmente interpretada como recuperação e imunidade ao vírus B. Anti-HBs também é detectado em pessoas imunizadas contra o vírus B por meio de vacina.

Como saber se tenho hepatite B no exame de sangue?

Para diagnosticar Hepatite B crônica: HBsAg e carga viral do vírus da hepatite B (HBV). Pode ser pesquisado o HBeAg. Para acompanhar a infecção crônica e seu tratamento: HBsAg, HBeAg, anti-HBs, anti-Hbe e carga viral do HBV.