Qual o sal formado a partir da reação de neutralização total do ácido sulfúrico com o hidróxido de sódio?

Nestes exercícios sobre reações de neutralização serão abordadas algumas situações comuns do cotidiano em que esse tipo de reação ocorre. Publicado por: Jennifer Rocha Vargas Fogaça

(UFU-MG) Os desagradáveis odores da transpiração são provocados por alguns ácidos carboxílicos presentes no suor. O composto a seguir que pode ser utilizado para eliminar esse mau cheiro, é:

a) Leite de magnésia (Hidróxido de magnésio)

b) Vinagre (Solução diluída de ácido acético)

c) Sal de cozinha (Cloreto de sódio)

d) Açúcar (Glicose)

e) Água

(UERJ) Um caminhão transportando ácido sulfúrico capotou, derramando o ácido na estrada. O ácido foi totalmente neutralizado por uma solução aquosa de hidróxido de sódio. Essa neutralização pode ser corretamente representada pelas equações abaixo.

H2SO4 + 2NaOH → X + 2H2O
H2SO4 + NaOH → Y + H2O

As substâncias X e Y são, respectivamente:

a) Na2SO4 e NaHSO4

b) NaHSO4 e Na2SO4

c) Na2SO3 e Na2SO4

d) Na2SO4 e NaHSO3

e) NaHSO3 e Na2SO4

O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um sal básico que pode ser usado como antiácido estomacal. Quando ele entra em contato com o ácido clorídrico presente no suco gástrico do estômago, ocorre uma reação que neutraliza o meio, formando outro sal, água e gás carbônico (responsável pela eructação (arroto)). Qual é o sal formado nessa reação?

a) NaHCl.

b) NaCCl.

c) NaCl.

d) NaCO3

e) NaCO2Cl

O principal componente do suco gástrico é o ácido clorídrico (HCl). Alguns fatores como alimentação, tensão nervosa e doenças podem aumentar a quantidade de HCl no estômago, dando aquela sensação de queimação. Para neutralizar esse meio ácido, sob orientação médica, algumas pessoas tomam certos medicamentos que contêm bases fracas para combater a azia. Essas bases neutralizam o excesso de acidez existente no estômago, aliviando os sintomas. Qual das substâncias a seguir poderia ser utilizada para essa finalidade?

a) NaHSO4.

b) NaCl.

c) H2SO4.

d) H3C-COOH.

e) Mg(OH)2.

respostas

Alternativa “a”.

O leite de magnésia é uma solução de hidróxido de magnésio (Mg(OH)2), uma base que pode reagir com os ácidos carboxílicos presentes no suor, neutralizando-os.

Voltar a questão

Alternativa “a”.

A primeira é uma reação de neutralização total, enquanto a segunda é uma reação de neutralização parcial do ácido:

H2SO4 + 2NaOH → Na2SO4 + 2H2O
H2SO4 + NaOH → NaHSO4 + H2O

Voltar a questão

Alternativa “c”.

A reação que ocorre é a seguinte: NaHCO3 + HCl → NaCl + H2O + CO2

Voltar a questão

Alternativa “e”.

O hidróxido de magnésio é o componente principal do leite de magnésia, que reage com o ácido clorídrico do suco gástrico, neutralizando-o da seguinte forma:

HCl + Mg(OH)2 → H2O + Mg(OH)Cl

A alternativa “a” traz um hidrogenossal, ou seja, um sal que torna o meio aquoso ácido. Na alternativa “b”, temos um sal neutro, que não provoca nenhum efeito na acidez estomacal. A alternativa “c” traz o ácido sulfúrico, que poderia corroer o estômago e até matar. Já a alternativa “e” traz o ácido acético — o principal componente do vinagre —, que aumentaria ainda mais a acidez do estômago.

Voltar a questão

Qual o sal formado a partir da reação de neutralização total do ácido sulfúrico com o hidróxido de sódio?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

Assista às nossas videoaulas

Licenciatura Plena em Química (Universidade de Cruz Alta, 2004)
Mestrado em Química Inorgânica (Universidade Federal de Santa Maria, 2007)

Ouça este artigo:

Uma reação de neutralização é caracterizada pela reação química entre um ácido (partícula capaz de ionizar-se, produzindo no mínimo um cátion hidrônio H+) e uma base (partícula capaz de dissociar-se, liberando no mínimo um ânion hidroxila OH-), resultando como produtos um sal e água.

  • IONIZAÇÃO: Produção aquosa de íons a partir de uma ligação química de natureza covalente, ou seja, de um compartilhamento de elétrons.
  • DISSOCIAÇÃO: Liberação de íons a partir de uma ligação química de natureza iônica, ou seja, de uma doação e recepção de elétrons.

Consideremos as três reações de neutralização abaixo, identificadas por A, B e C:

  • A)               HCl  +  NaOH →   NaCl+ H2O
  • B)               2HCl +  Mg(OH)2   →  MgCl2  +  2H2O
  • C)               3HCl  +  Al(OH)3  →  AlCl3  +  3H2O

Em A, ácido clorídrico reage com hidróxido de sódio, formando-se cloreto de sódio e água. Em B, este mesmo ácido reage com hidróxido de magnésio, resultando nos produtos cloreto de magnésio e água. Já em C, tem-se este ácido reagindo com hidróxido de alumínio, produzindo cloreto de alumínio e água.

O objetivo desta análise, ao invés de descobrir a concentração do ácido ou da base, é verificar a proporção de combinação química entre os elementos nas fórmulas moleculares, ou, mais precisamente, o número de ligações químicas feitas pelos metais (Na, Mg e Al). Uma vez que se disponha-se das concentrações de todas as substâncias envolvidas nas neutralizações, pode-se determinar com precisão as referidas fórmulas dos sais formados (NaCl, MgCl2 e AlCl3),o que serve como indicativo ao estado de oxidação dos metais.

Verifica-se então que na primeira equação encontram-se ácido e base na mesma proporção, formando-se um sal com apenas um cloreto, o que ocorre em virtude do sódio ser monovalente. Na segunda equação, o metal magnésio é bivalente, assim, a proporção de reação é dois mols de ácido para um mol da base, resultando em um sal com dois cloretos. Já a terceira equação apresenta um metal trivalente, o que resulta em uma proporção de reação de três mols do ácido para um mol da base, resultando em um sal com três ânions cloretos.

Dessa forma, pode-se concluir que a proporção entre ácido e base indica também a proporção entre cátion e ânion na molécula do sal produzido. Assim, quando ácido e base estão na proporção de 1:1, esta também será a proporção de cátion e ânion no sal resultante. Quando a proporção de ácido é maior, proporcionalmente haverá uma maior proporção do ânion no sal. Quando a proporção da base for maior, haverá mais cátions do que ânions no sal produzido.

Referências:
SARDELLA, Antônio; MATEUS, Edegar; Curso de Química: química geral, Ed. Ática, São Paulo/SP – 1995.
RUSSELL, John B.; Química Geral vol.1, São Paulo: Pearson Education do Brasil, Makron Books, 1994.
MAHAN, Bruce M.; MYERS, Rollie J.; Química: um curso universitário, Ed. Edgard Blucher LTDA, São Paulo/SP – 2002.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/reacoes-de-neutralizacao/

Exercícios e questões de vestibulares

Questão 01: (UDESC 2017/2)

Um determinado medicamento, destinado ao tratamento dos sintomas de azia, apresenta em sua formulação o hidróxido de magnésio na proporção de 40 mg/mL.

Considerando que a concentração do ácido clorídrico presente no estômago é de 0,16 mol/L, assinale a alternativa que contém o volume aproximado de ácido clorídrico, que será neutralizado, quando uma pessoa ingerir 5 mL deste medicamento.

A)

20 mL

B)

400 mL

C)

200 mL

D)

2 mL

E)

40 mL

Qual o sal formado pela neutralização completa entre hidróxido de sódio e ácido sulfúrico?

Essa neutralização pode ser corretamente representada pelas equações abaixo. Alternativa correta: a) Na2SO4/NaHSO4. A reação I é de neutralização total, onde quantidades reagentes de H+ e OH- são proporcionais, formando o sal neutro sulfato de sódio (Na2SO4) e água (H2O).

Qual sal neutraliza o ácido Sulfurico?

Ácido sulfúrico concentrado, tal como qualquer tipo de ácido, pode ser mais facilmente neutralizado pela combinação com um material que tenha uma natureza básica na escala de pH, com carbonato de cálcio (CaCO 3) e hidróxido de cálcio (CaOH 2) sendo dois dos compostos mais usados.

Quais os produtos da reação do hidróxido de sódio com ácido sulfúrico?

H2S + NaOH → NaHS + 1 H2O Analisando as fórmulas, podemos observar que o ácido apresenta dois hidrogênios ionizáveis, e a base apresenta apenas uma hidroxila. Assim, apenas um dos hidrogênios interagirá com a única hidroxila existente, formando um mol de água.

Qual e a reação da neutralização do sal?

As reações de neutralização ocorrem quando um ácido e uma base reagem, formando sal e água. Quando misturamos um ácido e uma base, uma substância irá neutralizar as propriedades da outra, pois elas reagem quimicamente entre si e, por isso, essa reação é denominada de reação de neutralização.