Qual seria a hierarquia das categorias taxonômicas que utilizamos para classificar o lobo selvagem da espécie Canis lupus?

O lobo (Canis lupus) é um animal mamífero, pertencente ao filo Chordata, ordem Carnivora e família Canidae, a mesma família do cachorro. O termo lobo é geralmente utilizado para designar a espécie Canis lupus, um lobo que habita o Hemisfério Norte, também conhecido como lobo cinzento.

Leia também: Coala: informações importantes sobre esse mamífero australiano

Características gerais do lobo

O lobo, nome utilizado para designar a espécie Canis lupus, é um animal que vive em algumas regiões do Hemisfério Norte, sendo encontrado nos Estados Unidos, Europa, Ásia e Canadá. A sua distribuição já foi muito maior do que a atual. Com o declínio de suas populações, esses animais são encontrados em áreas mais restritas e selvagens, onde praticamente não há ação antrópica. Dentre suas principais características, podemos destacar:

  • A presença de longos pelos, que variam entre a cor cinza até completamente pretos – em algumas regiões, podem apresentar um tom avermelhado. A parte inferior do focinho e pescoço pode apresentar coloração mais clara. O lobo pode apresentar também listras escuras nas patas.

Qual seria a hierarquia das categorias taxonômicas que utilizamos para classificar o lobo selvagem da espécie Canis lupus?
O lobo habita as mais diversas regiões do Hemisfério Norte.

  • A cor de seus olhos varia entre amarelo, verde até castanho-escuro. Ao redor dos olhos, podem ser observados anéis claros com uma mancha escura que se estende até a orelha.

  • O lobo apresenta um corpo com cerca de 105 a 160 cm de comprimento. A sua cauda pode chegar a 50 cm. Geralmente, o macho é maior que a fêmea.

  • O macho pesa entre 34 e 49 kg, já as fêmeas, entre 30 e 42 cm.

  • Apresentam uma longevidade de cerca de 13 anos na natureza.

  • É um animal carnívoro e grande predador, ocupando o topo da cadeia alimentar.

  • É um animal que vive em bandos, denominados de alcateias.

Leia também: Cadeia e teia alimentar: conheça suas características e diferenças

Alimentação do lobo

O lobo é um animal carnívoro e apresenta uma alimentação bastante variada, sendo comum se alimentarem de presas grandes, como veados, alces e javalis. No entanto, a sua alimentação também pode ser constituída por presas pequenas, como roedores, e animais domésticos, como ovelhas e gado, além de animais mortos e sobras de alimentos encontrados nos lixos.

Qual seria a hierarquia das categorias taxonômicas que utilizamos para classificar o lobo selvagem da espécie Canis lupus?
O lobo tem uma alimentação variada, podendo fazer parte de sua dieta animais selvagens e domésticos.

Os lobos normalmente se concentram onde há uma maior presença de alimentos disponíveis. Em algumas regiões, é comum o ataque de lobos aos rebanhos, o que fez com que o lobo acabasse tornando-se vítima de caçadores.

O lobo é um animal que vive em grupos, as alcateias. Em ambiente natural, as alcateias são grupos familiares onde ocorre a divisão de tarefas, que são lideradas pelos progenitores. Geralmente, o macho reprodutor é responsável pela busca por alimento, e a fêmea, pelo cuidado com as crias.

A alcateia é constituída pelo casal reprodutor e as crias daquele ano, podendo também ter algumas crias do ano anterior. Em alguns casos, pode ser observada a integração ao grupo de outros membros, como algum familiar do casal progenitor. O tamanho das alcateias depende de alguns fatores, como a disponibilidade de alimento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Tanto o macho quanto a fêmea alcançam a maturidade reprodutiva em torno dos 22 meses de idade. Alguns estudos mostram que os filhotes permanecem junto aos pais por até 54 meses. Na alcateia, apenas um casal reproduz-se, assim, quando atingem a maturidade sexual, os filhotes afastam-se do grupo. O período reprodutivo varia segundo a latitude onde vivem as populações. O tempo de gestação varia entre 61 e 64 dias e, em cada gestação, são originados cerca de cinco filhotes.

Ameaças ao lobo

O lobo já habitou as mais diversas áreas do Hemisfério Norte, no entanto, ainda na Idade Média, foi vítima de intensa caça, o que levou à sua extinção no Japão e em diversas regiões da Europa, Estados Unidos, Índia e México. Devido ao grande declínio das populações da espécie, políticas de proteção foram elaboradas, o que acabou por cessar esse declínio.

Qual seria a hierarquia das categorias taxonômicas que utilizamos para classificar o lobo selvagem da espécie Canis lupus?
Após políticas de proteção, os lobos voltaram a ocupar diversas regiões onde não mais viviam.

Outro fator que contribuiu para a proteção da espécie foi a saída da população do campo para os grandes centros urbanos, o que acabou gerando uma mudança no ambiente e, com isso, os lobos voltaram a ocupar diversas áreas onde eles já não mais existiam.

Atualmente, o lobo está classificado, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), como pouco preocupante.

Leia mais: Animais ameaçados de extinção: as categorias e alguns animais em extinção

Outras espécies de lobos

Embora o termo lobo seja utilizado para designar a espécie Canis lupus, algumas outras espécies assemelham-se a ele, fazendo com que muitas pessoas os chamem também de lobos. A seguir descreveremos algumas dessas espécies:

  • Lobo-vermelho (Canis rufus)

Qual seria a hierarquia das categorias taxonômicas que utilizamos para classificar o lobo selvagem da espécie Canis lupus?
Em uma tentativa de preservar a espécie, indivíduos foram retirados da natureza e levados para cativeiro.

O lobo-vermelho apresenta coloração marrom ou amarela, com preto nas costas, podendo apresentar tom avermelhado no focinho, atrás das orelhas e das patas. Eles medem cerca de 1,5 metro e pesam entre 20 e 36 kg. É uma espécie que vive nos Estados Unidos. Desde a colonização desse país, o lobo-vermelho foi vítima da caça, por isso sua população foi extremamente reduzida na natureza.

Com o objetivo de tentar salvar a espécie da extinção, pesquisadores retiraram os últimos indivíduos da natureza e levaram para cativeiro. Assim, em 1980, essa espécie foi considerada em extinção na natureza. Em cativeiro, os pesquisadores buscavam preservar a espécie, evitar a hibridação, aumentando a quantidade de lobos vermelhos de forma a restabelecer, futuramente, a espécie na natureza.

Atualmente, são encontrados apenas em regiões da Carolina do Norte, onde foram reintroduzidos. Atualmente, o lobo-vermelho está classificado, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), como criticamente em perigo.

  • Lobo-etíope (Canis simensis)

Qual seria a hierarquia das categorias taxonômicas que utilizamos para classificar o lobo selvagem da espécie Canis lupus?
A destruição de seu habitat e a transmissão de doenças, como a raiva canina, vêm causando o declínio das populações dessa espécie.

O lobo-etíope é uma espécie endêmica da Etiópia. Apresenta uma coloração avermelhada, mas abaixo do focinho, no pescoço e ventre, sua pelagem é branca. Mede cerca de 1 metro de comprimento e pesa entre 11 e 20 kg. Geralmente, as fêmeas apresentam cor mais clara e são menores que os machos.

Algumas ameaças, decorrentes da presença humana, vêm afetando essa espécie, como a destruição de seu habitat, devido à agricultura, e algumas doenças, como a raiva e cinomose caninas. Atualmente, o lobo-etíope está classificado, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), como em perigo.

  • Lobo-guará (Chrysocyon brachyurus)

Qual seria a hierarquia das categorias taxonômicas que utilizamos para classificar o lobo selvagem da espécie Canis lupus?
No Brasil, encontram-se cerca de 90% das populações de lobo-guará. Essa espécie está classificada pela IUCN como quase em perigo de extinção.

O lobo-guará é uma espécie que pode ser encontrada em países como Argentina, Bolívia, Paraguai, Peru e Uruguai. Entretanto, é importante destacar que, no Brasil, encontram-se cerca de 90% das populações dessa espécie. O lobo-guará apresenta pelos longos e avermelhados, mas parte do pescoço, das orelhas e da cauda é branca.

Além disso, apresenta uma crina dorsal na cor preta (em algumas regiões, ele é conhecido também por lobo-de-crina, devido a essa característica), bem como o focinho, patas dianteiras e parte da pata traseira. Mede entre 95 e 115 cm de comprimento e pesa entre 20 e 30 kg. O lobo-guará alimenta-se de frutos, tendo importante papel na dispersão de sementes na natureza, e pequenos vertebrados.

São animais solitários, podendo ser vistos em casal apenas no período reprodutivo. A ação antrópica, que destrói seu habitat por meio da expansão de áreas para a agricultura e construção de rodovias, por exemplo, tem ameaçado a espécie. Além disso, assim como ocorre com o lobo-etíope, algumas doenças transmitidas pela presença de cães, como a raiva, têm afetado o lobo-guará.

Atualmente, o lobo-guará está classificado, segundo a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), como quase em perigo.

Curiosidades sobre o lobo

  • O lobo pode mover-se a uma velocidade de até 65 km/h;

  • O lobo pode viver em ambientes com temperaturas que vão de -56°C a 50°C. 

Por Helivania Sardinha dos Santos

Qual é a categoria taxonômica do lobo?

Lobo
Reino:
Animalia
Ordem:
Carnivora
Família:
Canidae
Género:
Canis
Espécie:
C. lupus
Lobo – Wikipédia, a enciclopédia livrept.wikipedia.org › wiki › Lobonull

Qual é a espécie do Canis lupus?

O lobo (Canis lupus) é um animal mamífero, pertencente ao filo Chordata, ordem Carnivora e família Canidae, a mesma família do cachorro. O termo lobo é geralmente utilizado para designar a espécie Canis lupus, um lobo que habita o Hemisfério Norte, também conhecido como lobo cinzento.

Qual a classificação biológica do cão doméstico do lobo e do coiote?

O cão doméstico (“Canis familiaris”), o lobo (“Canis lupus”) e o coiote (“Canis latrans”) pertencem a uma mesma categoria taxonômica.

Quais são as categorias taxonômicas do cão?

Cão (Canis lupus familiaris).
Reino Animalia..
Filo Chordata..
Classe Mammalia..
Ordem Carnivora..
Família Canidae..
Gênero Canis..
Espécie Canis lupus..
Subespécie Canis lupus familiaris..