Quando aposenta saca o fgts

Quando aposenta saca o fgts

Redação 1Bilhão Educação Financeira

INSS: saiba como sacar FGTS após a aposentadoria

A aposentadoria é uma das modalidades que permite sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Segundo a Caixa Econômica Federal, o trabalhador pode sacar todas as contas com saldo cuja data de admissão seja anterior à do início do pagamento do benefício.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG

O banco informa que até o dia 19 de agosto deste ano, cerca de 855 mil brasileiros efetuaram o saque do FGTS por motivo de aposentadoria, no valor total de R$ 8,5 bilhões.

Desde 2006, a aposentadoria não é mais causa extintiva do contrato de trabalho. Portanto, caso o trabalhador continue com o contrato ativo, pode agendar o saque dos depósitos pelo próprio aplicativo 'FGTS'.

Já os cidadãos que arranjarem um trabalho com carteira assinada após a aposentadoria somente terão direito ao saque do FGTS quando se desligarem desse novo emprego. 

Veja como solicitar:

  1. Acesse o app FGTS;
  2. Vá na opção "Meus Saques" e, em seguida, em "Outras situações de saque";
  3. Clique em "Aposentadoria" e, depois, em "Solicitar Saque";
  4. Será preciso enviar os seguintes documentos;
  • Documento de identificação pessoal;
  • CPF ou Número do PIS ou PASEP ou NIS ou NIT;
  • Carteira de Trabalho;
  • Selfie;
  • Certidão de concessão de aposentadoria expedida por Instituto Oficial de Previdência Social, de âmbito federal, estadual ou municipal. A certidão poderá, eventualmente, ser substituída por um dos documentos solicitados no app FGTS.

Essa certidão é enviada pelo INSS pelos Correios junto com a carta de concessão de benefícios e também dá direito ao abono do PIS/Pasep para quem se enquadra nas regras. 

Caso o segurado não receba esse documento e precise dele, poderá ligar para o telefone 135 e fazer o agendamento para retirá-lo em alguma agência. 

O INSS informou que está trabalhando para que seja possível emitir a certidão pelo site ou app 'Meu INSS' até o fim deste ano.

** Gabrielle Gonçalves é jornalista em formação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Estagiária em Brasil Econômico. No iG desde agosto de 2021, tem experiência em redação e em radiojornalismo, com passagens pela Rádio Unesp FM e Rádio Metropolitana 98.5 FM.

Veja Também

Mais Recentes

    Mais Lidas

    A conquista da aposentadoria pelo segurado do INSS é uma das 16 modalidades de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). O trabalhador nesta circunstância tem autonomia para resgatar o saldo integral das contas ativas e inativas do fundo de garantia. 

    Quando aposenta saca o fgts
    Vai se aposentar e não sabe como sacar o FGTS? Te mostramos o passo a passo. (Imagem: FDR)

    O saque do FGTS é direcionado a todas as contas com saldo cuja data de admissão seja anterior à data de admissão ou à do início do pagamento do benefício previdenciário.

    Na oportunidade, o banco informou que, até o dia 19 de agosto de 2022, aproximadamente, 855 mil brasileiros resgataram a poupança do fundo de garantia perante a aposentadoria.

    Ou todo, os aposentados foram responsáveis por movimentar R$ 8,5 bilhões nos cofres do FGTS. Desde 2006, a aposentadoria não é mais causa extintiva do contrato de trabalho. Portanto, caso o trabalhador continue com o contrato ativo, pode agendar o saque dos depósitos pelo próprio aplicativo do fundo de garantia.

    Já os cidadãos que conseguirem um trabalho com carteira assinada após a aposentadoria terão direito ao saque do FGTS somente  quando se desligarem desse novo emprego. 

    Solicitação do FGTS para aposentados

    O Saque Aposentadoria é uma modalidade que o trabalhador ou diretor não empregado tem direito ao saldo da conta do fundo de garantia ao se aposentar, inclusive, se o motivo da aposentadoria for por invalidez.

    O trabalhador pode sacar todas as contas com saldo e para os trabalhadores que continuam com vínculo empregatício tem direito a realizar o saque dos depósitos mensais do recolhimento realizado pelo empregador.

    Quando a aposentadoria é habilitada pelo INSS, os sistemas Caixa liberam o valor automaticamente. Para receber o valor siga as etapas abaixo:

    • Ao acessar o APP FGTS, confira se aparece o CARD informando que “você possui valores liberados para saque”;
    • Clique no CARD;
    • Informe como deseja receber o saldo de sua conta liberada do FGTS, você pode:
    • Cadastrar uma conta bancária de sua titularidade, de qualquer Instituição Financeira; ou
    • Escolher um dos canais físicos de pagamento CAIXA: Unidades Lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui, Salas de autoatendimento e Agências CAIXA.
    • O valor será direcionado para o canal escolhido para recebimento em até 5 dias úteis da solicitação.

    Quando não aparecer o menu informando que têm valores aposentados, o trabalhador pode fazer a solicitação pelo próprio aplicativo fundo de garantia, seguindo as etapas abaixo:

    1. Ao acessar o APP FGTS, clique na opção “Meus Saques”;
    2. Escolha a opção Aposentadoria;
    3. Leia as condições necessárias para Saque e clique em “Solicitar Saque FGTS”;
    4. Cadastre uma conta bancária de sua titularidade, de qualquer Instituição Financeira;
    5. Envie os documentos solicitados;
    6. A CAIXA irá validar seus dados e caso esteja tudo certo, o valor será creditado em sua conta.

    MAIS LIDAS

    Quanto tempo demora para sacar o FGTS quando se aposenta?

    O valor será direcionado para o canal escolhido para recebimento em até 5 dias úteis da solicitação.

    O que a pessoa tem direito a receber quando se aposenta?

    Será realizada uma média, da qual você receberá 60% + 2% por ano contribuído. Isso quer dizer que, para se aposentar, os homens precisarão cumprir 40 anos de contribuição e as mulheres, 35 anos.

    Como consultar FGTS de aposentado?

    Basta acessar o aplicativo do FGTS para consultar os valores já liberados e solicitar o saque, indicando uma conta de sua titularidade, de qualquer Banco. Tudo 100% digital, sem precisar ir à uma agência. A funcionalidade está disponível desde fevereiro de 2020.

    O que a empresa deve fazer quando o funcionário se aposenta?

    É comum que as empresas demitam o empregado quando ele se aposenta, contudo, a decisão é da empresa em realizar a demissão ou não, se a demissão ocorrer o contrato de trabalho será rescindido sem justa causa, sendo devido o recolhimento da multa dos 40% do FGTS.