Quando começa a tv digital

A televisão brasileira é reconhecidamente uma das melhores do mundo. Oferece à população, gratuitamente, a máxima qualidade em conteúdo audiovisual permitida pela tecnologia analógica. Presente em 91,4% dos domicílios, chegando a praticamente todos os municípios (99,4%), a televisão representa um forte instrumento de integração e fortalecimento de valores, conectando o cidadão com o país e o mundo.

Quando começa a tv digital
A TV Digital brasileira estreou em 2 de dezembro de 2007 em São Paulo. Desde que se decidiu pela sua implementação, em janeiro de 2006, um intenso cronograma de trabalho foi realizado. Uma das entidades responsáveis pelo sucesso dessa implantação é o Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD - www.forumsbtvd.org.br), entidade sem fins lucrativos, criada com o objetivo de auxiliar e estimular a criação e melhoria do sistema de transmissão e recepção de sons e imagens digitais no Brasil. Entre seus membros há representantes das emissoras de TV, fabricantes de equipamentos de recepção e transmissão, indústria de software, governo federal e entidades de ensino e pesquisa.

O padrão de televisão adotado no Brasil é o mesmo que é utilizado no Japão, e permite a recepção do sinal em aparelhos portáteis e móveis, sem tarifação. Uma das poucas diferenças do padrão brasileiro em relação ao japonês é a compressão de vídeo. O Brasil adotou o H. 264/MPEG-4 para todos os sinais, que é mais eficiente que o MPEG-2, ou seja, é possível trafegar a mesma quantidade de informação de vídeo em uma taxa de dados menor.

A Rede Record já está com transmissões do sinal digital.
Nome Canal Digital Cidade Estado
TV Gazeta 36 Rio Branco AC
TV Pajuçara 43 Maceió AL
TV A Crítica 17 Manaus AM
TV A Crítica 25 Parintins AM
TV Equinócio 35 Macapá AP
TV Record Bahia 21 Salvador BA
TV Record Bahia Cabrália 17 Itabuna BA
TV Cidade 32 Fortaleza CE
TV Record Brasília 23 Brasília DF
TV Vitória 38 Vitória ES
TV Record Goiânia 18 Goiânia GO
TV Cidade 36 São Luis MA
TV Record Belo Horizonte 28 Belo Horizonte MG
TV Leste 31 Governador Valadares MG
TV Paranaíba 28 Uberlândia MG
TV MS 32 Campo Grande MS
TV Gazeta 38 Cuiabá MT
TV Cidade Rondonópolis 38 Rondonópolis MT
TV Record Belém 22 Belém PA
TV Correio 17 João Pessoa PB
TV Clube 39 Recife PE
TV Antena 10 34 Teresina PI
RICTV Curitiba 34 Curitiba PR
RICTV Londrina 34 Londrina PR
TV Record Campos 38 Campos do Goytacazes RJ
TV Record Rio de Janeiro 39 Rio de Janeiro RJ
TV Tropical 32 Natal RN
TV Candelária 40 Pimenta Bueno RO
TV Candelária 30 Porto Velho RO
TV Candelária 30 Ji-Paraná RO
TV Candelária 30 Candeias do Jamari RO
TV Record Rio Grande do Sul 21 Porto Alegre RS
RICTV Florianópolis 30 Florianópolis SC
RICTV Joinville 30 Joinville SC
TV Atalaia 35 Aracajú SE
TV Record Paulista 27 Bauru SP
TV Brasil 28 Campinas SP
TV Record Rio Preto 42 São José do Rio Preto SP
TV Record São Paulo 20 São Paulo SP
Veja o mapa das Emissoras da Rede

Quando chegou o sinal digital no Brasil?

O início das transmissões da TV Digital no Brasil começou no dia 2 de dezembro de 2007, apenas para a região metropolitana de São Paulo. Segundo o cronograma da implementação da TV Digital, o sinal chegará às cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília em fevereiro, e em julho alcançará todas as capitais.

Quando lançou a TV digital?

Segundo semestre de 2007. O início da televisão digital deu-se, tal qual o início da televisão no Brasil (no ano de 1950), em apenas uma região: São Paulo e boa parte de sua região metropolitana.

Como fazer a TV aberta funcionar?

Dependendo da cidade e da qualidade do sinal, algumas Smart TVs mais novas nem precisam de antena para sintonizar os canais. Entretanto, um truque bastante comum para auxiliar a TV a encontrar mais canais abertos é utilizar um clipe de papel desdobrado, inserindo na entrada de antena.

Quando a TV e digital?

A TV digital é a evolução do padrão de televisão aberta atual. Isso quer dizer que nos próximos anos, todo o território nacional terá recepção de televisão em alta definição de forma gratuita. Com este modo de recepção, o sinal recebido é digital, sendo assim não há chuviscos ou mesmo interferências.