Quando usar se não é senão?

Senão, uma só palavra, pode ser um substantivo ou um elemento de ligação (uma conjunção, um advérbio ou uma preposição).
Se não são duas palavras: “se” (conjunção condicional, pronome ou partícula apassivante), seguido do advérbio de negação “não”.
Vou apresentar exemplos de diversas situações em que ocorrem.
1. Senão
1.1. Como substantivo, significa mácula, defeito, leve falta: “Não há bela sem senão.”
1.2. Como elemento de ligação, pode ter os seguintes significados:
a. de outro modo, de contrário, de outra forma, quando não (na sequência de uma ordem, pedido, conselho, ameaça ou expressão de intenção): “Fala mais alto, senão não te oiço.”
b. mas, mas sim, porém: “Não dá quem tem, senão quem quer bem.”
c. a não ser, mais do que: “O que é a vida senão uma luta?”
d. à excepção de, excepto: “Ninguém falou senão o meu irmão.”
e. apenas, só: “Ela não é dona, senão sócia.”
f. na construção “não... senão”, que significa só, somente, apenas, unicamente (equivalente à construção francesa “ne...que”): “Ele não tinha senão uma atitude a tomar: proteger a mãe.”
g. na locução conjuncional “senão quando”, que significa de repente, quando subitamente, eis que: “Estávamos quase a dormir, eis senão quando se ouve um estrondo.”
h. na locução “senão que”, que significa mas antes ou mas ao contrário: “Não há que falar, senão que agir.”
i. na construção “não só... senão”, significando mas também: “Não só roubou, senão destruiu.”
2. Se não
2.1. Quando o “se” é uma conjunção condicional que introduz uma oração na negativa, o verbo pode vir expresso ou estar subentendido:
2.1.1. Com o verbo expresso: “Quando o leite está ao lume, se não estiveres a olhar, ele verte.”; “Só há jogo, se não chover.”; “Ele dirá tudo, se não o impedirem.”
2.1.2. Com o verbo subentendido: “Estavam lá dezenas de jovens, se não centenas.” Subentende-se aqui a mesma forma verbal da primeira oração (“estavam”).
Uma regra simples para se verificar esta situação (2.1.2.): neste caso é possível introduzir a expressão “é que” entre o “se” e o “não”: “Estavam lá dezenas de jovens, se é que não estavam centenas!”
2.2. Exemplo de “se” como pronome em frase negativa: “Quem se não sente de agravos, não é honrado.”; “Quem se não cansa sempre alcança.”
2.3. Exemplo de “se” como partícula apassivante: “Apesar de se não verem as gaivotas, já cheira a maresia.”

A finalizar, queria chamar atenção para a situação 1.2. a. Aí a palavra “senão” pode ser substituída por “se não falares mais alto”, o que poderá levar à dúvida: se afinal está lá subentendido um verbo (o verbo falar), por que razão deverá ser “senão” em vez de “se não”, conforme a situação 2.1.?
Acontece que em 1.2.a. não se está a subentender a mesma forma verbal (pessoa, número, tempo) da oração anterior, como acontece em 2.1.2. Essa palavra “senão”, por si só, não forma oração, mesmo que elíptica (não há mais nenhum elemento; segue-se outra ideia: “não te oiço”). O mesmo não acontece em 2.1.2. em que está subentendida a mesma forma verbal, pessoa, tempo, modo e voz.

Algumas expressões causam tantas dúvidas que, às vezes, fazem com que os falantes a substituam. Isso é comum em construções como: “Caso não chova, irei à praia”. Nesse caso, a pergunta é: “O que devo utilizar: Senão chover ou se não chover?” Vamos estudar os significados de cada uma das expressões para entendermos qual é a forma correta para o contexto apresentado.

De acordo com o dicionário Houaiss, senão pode pertencer a três classes gramaticais diferentes. Em cada uma, estabelecerá uma ideia. Acompanhe:     

Senão: locução alternativa (indica a ideia de caso contrário).

Ex.: Faça a tarefa, senão ficará sem internet.

Senão: conjunção adversativa (indica oposição).

Ex.: Algumas pessoas não conseguem valorização, senão críticas.

Senão: preposição (indica apenas, somente, ou pode indicar defeito, falha). 

Ex.: Parabéns! Não houve um senão em seu trabalho.

Nas orações condicionais, ou seja, nos enunciados que estabelecem uma ideia de condição ou hipótese, a expressão a ser utilizada é se não (formada pela conjunção condicional “se” e o advérbio de negação). Portanto, no enunciado “Caso não chova, irei à praia”, como a ideia é de hipótese, a expressão correta, em substituição a “caso”, é se não, logo: “Se não chover, irei à praia”.  

  • A partir de agora, muita atenção ao usar a expressão senão e se não, lembre-se de que:

Senão pode ser substituído por: caso contrário, do contrário, mas, porém, apenas, somente, ou ideia de ausência ou presença de defeito.

Se não pode ser substituído por: qualquer conjunção que indique condição – caso, contanto que, desde que, exceto que, a menos que etc.


Por Mayra Pavan
Graduada em Letras

Quando se usa se não é senão?

Então anote a dica. Escreva SENÃO tudo junto quando significar DO CONTRÁRIO. Assim, na frase “Fale alto, SENÃO ninguém vai ouvir”, devemos escrever esse SENÃO tudo junto, pois tem o sentido de “Fale alto, DO CONTRÁRIO ninguém vai ouvir”. Devemos escrever SE NÃO separado quando pudermos substituir por CASO NÃO.

O que quer dizer se não?

Já a expressãose não”, é composta por uma conjunção condicional (“se”) e por um advérbio de negação (“não”). Lembra? Assim, é uma expressão usada para indicar a negação de uma condição, podendo ser substituída por “caso não”.

Vai chover ou Senão vai chover?

«Vou sair, se não chover» ou «Vou sair, senão chover»? A forma correta é se não e significa «no caso de não». É constituída pela conjunção condicional se e pelo advérbio de negação não.

Qual alternativa possui o uso adequado da expressão senão?

Senão: locução alternativa (indica a ideia de caso contrário). Ex.: Faça a tarefa, senão ficará sem internet. Senão: conjunção adversativa (indica oposição).