Quantos anos tem a pessoa mais velha do mundo

Uma baiana de Bom Jesus da Lapa pode ser a mulher mais velha do mundo. Nascida no dia 16 de junho de 1900 no povoado de Bela Vista, onde ainda reside, Maria Gomes dos Reis tem 121 anos. A história da idosa só foi descoberta após um atendimento prestado pelo Samu, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Quantos anos tem a pessoa mais velha do mundo
Quantos anos tem a pessoa mais velha do mundo

Ao ser encaminhada a uma Unidade de Pronto-Atendimento por falta de ar, a idade avançada de Maria foi motivo de muita curiosidade entre os profissionais de saúde e a própria família, que desconhecia a possibilidade de a matriarca ser dona de um recorde mundial, como relata a bisneta Vitória Stefane Gomes, de 26 anos.

De acordo com o Livro dos Recordes, atualmente, o título de mulher mais velha do mundo pertence a freira francesa Lucile Randon, de 118 anos. A religiosa foi anunciada oficialmente como detentora do recorde em abril deste ano, após a morte da japonesa Kane Tanaka, que viveu 119 anos.

A baiana Maria Gomes dos Reis vive acamada por ter sofrido uma queda e fraturado a bacia. De origem humilde, a idosa recebe os cuidados dos netos e bisnetos e é definida como batalhadora, uma mulher que viveu dedicada à família. A centenária teve oito filhos, mas sete deles morreram quando eram bebês. Com sete netos, 13 bisnetos e sete trinetos, número que logo vai subir para nove já que mais dois estão prestes a nascer, Maria Gomes dos Reis ainda tem momentos de lucidez, a bisneta Vitória conta que ela conversa, enxerga e é lúcida.

Segundo os familiares, a prefeitura de Bom Jesus da Lapa realizou o pedido inscrição da idosa de 121 anos no Guinness Book e aguarda análise da proposta. Tentamos contato com a prefeitura para confirmar a informação, mas não recebemos retorno até o fechamento desta reportagem.

*Com produção da Dayana Vítor

Maria Gomes dos Reis pode ser a mulher mais velha do mundo, se se confirmar a data de nascimento que consta da sua certidão de nascimento: 16 de junho de 1900. A idosa foi "descoberta" pelos serviços médicos de Bom Jesus da Lapa, cidade de 70 mil habitantes no oeste do estado da Bahia, depois de precisar de atendimento hospitalar de urgência. "Sabíamos que tinha muita idade mas ser a pessoa mais velha do mundo deixa-nos até abismados", diz uma bisneta.

Como todos os filhos de Maria Gomes já morreram, é uma neta e duas bisnetas que cuidam dela. "Ela criou os netos e os bisnetos e era ela que cuidava de tudo até há pouco tempo, cozinhava, lavava roupa, era bem ativa", disse a neta Célia Cristina ao portal G1.

Depois da morte da japonesa Kane Tanaka, de 119 anos, no dia 19 de abril deste ano, a pessoa mais velha do mundo, reconhecida pelo "Guinness Book", é a freira francesa Lucile Randon, de 118 anos, nascida a 11 de fevereiro de 1904, seguida de uma senhora polaca de 115 anos. Maria Gomes dos Reis pode baralhar as contas.

"Ela ainda tem noção de muita coisa, conversa com a gente, às vezes ela esquece quem é, nos últimos tempos com mais frequência", contou Vitória, uma das 13 bisnetas.

Outra bisneta, Ivanilde, a morar com a dona Maria desde os seis, agradece um conselho da bisavó. "Nunca me faltou nada, e ela sempre falava a seguinte frase, que eu levo para a minha vida: "Vai estudar, menina". Se hoje eu consegui fazer uma graduação foi graças ao incentivo que eu tive da minha bisavó"

O segredo de longevidade da pessoa mais velha do mundo


Neste primeiro de abril, em meio a pegadinhas infames, destacou-se a triste notícia da morte da pessoa mais velha do mundo, uma japonesa de 117 anos de idade chamada Misao Okawa. Misao nasceu em 5 de março de 1898 e morreu de insuficiência cardíaca apenas algumas semanas depois de celebrar seu aniversário.

A mulher foi nomeada a pessoa mais velha do mundo em 2013, quando tinha 114 anos, de acordo com o Guinness World Records. Agora, a pessoa mais velha do mundo é Gertrude Weaver, uma mulher de 116 anos de idade, que vive no estado norte-americano do Arkansas. Os dados são do Grupo de Pesquisa de Gerontologia, que mantém o controle de supercentenarianos – ou pessoas com mais de 110.

Desde a morte de Alexander Imich, de Nova York, em junho de 2014, Sakari Momoi, do Japão, tornou-se o homem mais velho do mundo, com 111 anos. Segundo o Guinness, a pessoa mais velha já conhecida foi Jeanne Louise Calment, da França, que viveu até os 122 anos e 164 dias de idade. Ela morreu em 1997.

Antes de morrer, Misao deu uma entrevista ao jornal “The Japan Times” e revelou que a chave para a sua longevidade foi “comer coisas deliciosas”, como macarrão ramen, guisado de carne, ensopado de carne e arroz.

Em estudos, uma ampla gama de fatores têm sido associada a viver mais tempo, inclusive ser vegetariano, comer muita fibra, não passar muito tempo sentado, correr e fazer voluntariado. Alguma pesquisas também sugerem que mulheres que bebem quantidades moderadas de álcool (cerca de cinco doses por semana) e aquelas que têm filhos quando estão mais velhas também podem viver por mais tempo. Até mesmo ganhar um Prêmio Nobel já foi associado a ter uma vida mais longa.

O tempo de vida humano médio aumentou em quase 30 anos ao longo do século passado, graças à redução das taxas de mortalidade infantil e avanços médicos que vão desde vacinas até tratamentos cardíacos. A extensão da vida é um campo maduro de pesquisa e experimentos em animais trazem promessas de acrescentar ainda mais anos à vida das pessoas.

Uma das opções para uma vida mais longa seria a restrição calórica, que vem sendo estudada desde os anos 1930, quando os pesquisadores descobriram que ratos com dietas severamente limitadas viviam até 40% mais do que os ratos que comiam normalmente. Também foi demonstrado que a restrição de calorias prolonga a vida de outros animais, incluindo peixes e cães, mas ainda não está claro se os benefícios se estendem aos seres humanos.

Também houve relatos de efeitos antienvelhecimento aliados a substâncias químicas como o resveratrol, encontrado no vinho tinto, mas as conclusões sobre o assunto têm se mostrado conflitantes.

Enquanto isso, outra pesquisa está focada no desenvolvimento de tecidos de órgãos produzidos em laboratório para substituir os defeituosos, e também em reparar o corpo através da nanotecnologia. Mais ideias especulativas incluem a noção de criogenia – o congelamento de um corpo morto na esperança de que futuras tecnologias médicas possam trazê-lo de volta à vida – ou fazer o upload da mente em um computador para ter uma espécie de imortalidade digital.

Por enquanto, porém, se você é mais um desses em busca de viver o máximo de anos possível, é provavelmente melhor seguir o conselho da maioria dos especialistas e focar em manter uma dieta saudável e praticar exercícios.

Fonte: 

http://hypescience.com/

Quantos anos tem a pessoa mais velha do mundo 2022?

Sul-africana de 128 anos conta segredos da longevidade. A sul-africana Johanna Mazibuko comemorou 128 anos na última semana, segundo sua família, uma idade que pode a colocar como a pessoa mais velha do mundo.

Qual a pessoa mais velha do Brasil 2022?

Publicado em 09/05/2022 - 20:37 Por Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília. Uma baiana de Bom Jesus da Lapa pode ser a mulher mais velha do mundo. Nascida no dia 16 de junho de 1900 no povoado de Bela Vista, onde ainda reside, Maria Gomes dos Reis tem 121 anos.

Qual a idade da pessoa mais velha do Brasil?

Maria Gomes dos Reis, uma brasileira de 121 anos, pode ser a pessoa mais velha do mundo. Após passar mal em Bom Jesus da Lapa (BA) e ser atendida por médicos locais, a idade da idosa foi descoberta e a colocou em destaque em todo o mundo.

Quantos anos tem o ser humano mais velho do mundo?

Ela tem 118 anos. Juan Vicente Pérez, um agricultor de 112 anos de nacionalidade venezuelana, foi reconhecido nesta terça-feira (17) pelo Guinness como o homem mais velho do mundo, após a morte de um espanhol que detinha a marca.