Quantos anos tinha moises quando saiu do egito

Ouça este artigo:

”E comeram os filhos de Israel maná quarenta anos, até que entraram em terra habitada; comeram maná até que chegaram aos termos da terra de Canaã” (Ex 16:35).

Quarenta anos foi o tempo que o povo de Israel esteve no deserto, após sair do Egito e esperavam o momento de tomar posse da terra prometida, chamada Canaã. Esta história está relatada na bíblia, no livro de Êxodo.

O Senhor havia escolhido Moisés para liderar a saída do povo hebreu do Egito, e ele teve como seu porta voz seu irmão Arão. Antes do retorno de Moisés àquela terra, e do decorrer de todas as dez pragas enviadas pelo Senhor com o objetivo do faraó ceder e concordar em libertar o povo, os israelitas eram escravizados. O Senhor já tinha plano na vida de Moisés quando ele era ainda um bebê.   Ocorreu que Moisés era hebreu, mas havia sido criado pela filha de faraó, que o encontrou aos poucos meses de idade, boiando num cesto, dentro do rio.

O livro de Números faz uma referência a esta passagem, trazendo um questionamento sobre a infidelidade do povo de Israel neste período e por este motivo, a conquista da terra prometida tenha demorado todo este tempo. Inclusive há um relato de que o Senhor perdoou o povo por intercessão de Moisés, mas ainda assim, somente dois dos que viram o povo sair do Egito pisariamem Canaã. Sãoeles Caleb e Josué.

Uma outra referência a este período de espera e privação por parte deste povo está no Salmo 95 versículo 10, que diz “Quarenta anos estive desgostado com esta geração, e disse: É um povo que erra de coração, e não tem conhecido os meus caminhos”

O velho testamento não é um livro formado por hipóteses, ou seja, não podemos afirmar como teria sido caso o povo tivesse mais obediência a Deus. Entretanto apesar de algumas “revoltas” e muita murmuração do povo, chegando inclusive a irritar Moisés, ou ainda o fato de parte do povo ter enfraquecido na fé e adorado um bezerro de ouro (durante um período em que Moisés subiu ao monte para falar com o Senhor), Deus se manteve fiel a suas promessas, e durante todo esse período proveu água e alimento, por exemplo, o maná que caía do céu. Até mesmo carne foi providenciada pelo Senhor, no momento que caiu do céu codornizes (aves).

Bibliografia:
A Bíblia da Mulher: leitura, devocional, e estudo. 2 ed, Barueri SP: sociedade Bíblica do Brasil 2009.
Bíblia sagrada. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida. Revista e Atualizada no Brasil 2 ed Barueri SP, Sociedade Bíblica do Brasil, 1988, 1993.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/biblia/os-quarenta-anos-no-deserto/

Quantos anos tinha moises quando saiu do egito
 /

Publicidade

Moisés demorou 40 anos para atravessar o deserto do Sinai com os israelitas, que fugiam da escravidão no Egito. Ele morreu pouco antes de entrar no seu destino, a Terra Prometida.

Acontece que o Sinai ocupa uma península de apenas 200 quilômetros de largura. A estrada que liga o norte do Egito à Palestina pode ser percorrida em duas horas de carro. Dá para ir e voltar no mesmo dia. Por que então a epopeia de Moisés se estendeu por tanto tempo?

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida. Só seus filhos poderiam fazê-lo. O que complica a história são os absurdos que nascem daí.

O texto sagrado fala que 600 000 homens cruzaram o Mar Vermelho para o Sinai. Incluindo mulheres, crianças e idosos, eles poderiam passar de 3 milhões – o equivalente a toda a população do Egito na época. Porém, por mais que arqueólogos tenham escavado o Sinai, até agora não se depararam com um único vestígio de Moisés e de seus seguidores. Nenhuma sepultura, objeto ou inscrição em uma pedra foi achado.

Continua após a publicidade

Como todo esse povo teria se alimentado? Segundo a Bíblia, foi com maná, um pão que descia do céu com o orvalho e tinha sabor de bolo de mel. Nenhuma explicação razoável foi dada até hoje sobre o que seria isso.

Com tantas dúvidas e contradições, é natural suspeitar que a narrativa não fala de algo que aconteceu. O texto, por exemplo, sequer dá a localização do Monte Sinai, onde Moisés teria recebido os dez mandamentos de Deus. “Como o ponto do Monte Sinai pode ter se apagado da memória a ponto de ninguém hoje estar certo de sua localização, mesmo sendo o mais importante local para a história religiosa de Israel? Por que o Monte Sinai não tem sido um lugar regular de peregrinação e um centro de culto ao longo da história antiga de Israel?, pergunta o arqueólogo egípcio James Hoffmeier no livro Ancient Israel in Sinai (Oxford University Press). Até nome da montanha aparece de duas formas: Horeb e Sinai.

Também não há nos documentos egípcios qualquer referência sobre o êxodo dos judeus que teria acontecido “aos olhos de todos”. Por fim, em lugar algum da Bíblia se diz qual seria o nome do faraó ou do rei do Egito que perseguiu o grupo no início da empreitada. Na novela Os Dez Mandamentos, da TV Record, ele foi batizado de Ramsés.

Então fica combinado assim. Para os que acreditam que a Bíblia ou a Torá contêm a verdade e se bastam, a história de Moisés é plenamente aceitável. Para os que acham que é preciso algo mais, a travessia ainda carece de alguma comprovação para ganhar veracidade.

Continua após a publicidade

  • Israel
  • Religião

Veja pelo melhor preço do ano!

PRORROGAMOS A BLACK FRIDAY!
Ainda dá tempo de assinar um dos títulos Abril e também ter acesso aos
conteúdos digitais de todos os outros*
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

*Acesso digital ilimitado aos sites e às edições das revistas digitais nos apps: Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Placar, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. **Pagamento único anual de R$52, equivalente à R$1 por semana.