Quantos dias depois de tomar antibiótico posso fazer exame de urina

Uma das patologias que mais atingem as pessoas pelo mundo inteiro é a infecção urinária ou infecção do trato urinário. Ela pode afetar diferentes áreas do sistema urinário, que é formado pela bexiga, uretra, ureteres e pelos rins e recebe denominações de acordo com a parte infectada.

Os sintomas da doença são: dor, ardência, incômodo ou sangramentos ao urinar, aumento da frequência com que o paciente vai ao banheiro, cheiro forte na urina e dor lombar, podendo variar em casos mais graves. Caso o paciente se identifique com alguns dos sintomas, deve procurar um médico o quanto antes. Ele irá orientá-lo a realizar exames, para detectar se há ou não uma infecção urinária, e a partir deles e dos relatos da pessoa, também descobrir qual o seu tipo e região afetada.

Alguns dos exames que o médico pode pedir:

  • Exame de urina. Fica pronto em um curto período de tempo e analisa a presença de bactérias, o número de leucócitos (células de defesa do organismo) e outros sinais que identifiquem uma possível infecção. É o exame mais adotado para realizar o diagnóstico da patologia;
  • Urocultura ou cultura da urina. As bactérias presentes na urina do paciente são cultivada em laboratório, por aproximadamente três dias. O exame ajuda a identificar qual a bactéria causadora da infecção e o medicamento correto para tratá-la. O resultado demora de três a cinco dias para ficar pronto;
  • Ecografia/Ultrassonografia, tomografia e radiografia com contraste das vias urinárias (exames de imagem) para detectar quais partes do sistema urinário apresentam a infecção e se há alguma complicação.

O tratamento é iniciado logo após o diagnóstico, quando o médico possui todas as informações necessárias sobre o tipo de infecção. Normalmente, o uso de antibióticos receitados de acordo com os resultados, é o suficiente para a recuperação do paciente. Mas tomar os devidos cuidados com a higiene pessoal é essencial para prevenir a infecção e outras doenças e evitar que ela apareça novamente.   

Tópicos recentes

Categorias

Contatos

Unidade Advance

SGAS 915, Centro Clínico Advance - Sala 356 - Asa Sul, Brasília

Como chegar

(61) 98625-8802

(61) 3345-4200

Segunda à sexta-feira: de 8h às 19h

Sábado: de 8h às 12h

Unidade Santa Lúcia

SHLS 716, Conjunto C - Térreo - Sala 3 - Asa Sul, Brasília

Como chegar

(61) 3345-4200 (opção 5)

Segunda à sexta-feira: de 8h às 18h

*Não atendemos aos sábados nesta unidade


Quantos dias depois de tomar antibiótico posso fazer exame de urina

Missão

“Oferecer serviços na área de urologia com excelência e manter um atendimento humanizado”.

Histórico

Em meados de 1980, a totalidade de médicos urologistas na Capital Federal mal ultrapassava a casa dos trinta profissionais, cujas atividades se desenvolviam predominantemente no serviço público. O Hospital de Base do Distrito Federal era a unidade hospitalar onde se concentrava a maior parte destes e que tinha por escopo prestar assistência médica urológica a população de Brasília e entorno e de fomentar a formação de novos profissionais.

A prestação de serviços no setor complementar privado, em sua maior parte, era fragmentada ou mesmo praticada de forma individualista e quase sempre orbitando em torno da força do setor público.

Testemunhando o crescimento e desenvolvimento de Brasília, em 1986, quatro profissionais oriundos do Hospital de Base juntaram esforços com o núcleo do Hospital Santa Luzia, constituindo o UROCENTRO – Centro Urológico de Brasília, com sede no Hospital Santa Luzia.

O grupo inspirou-se na missão de oferecer serviços médicos na especialidade de urologia à uma clientela que, por razões diversas, demandava atendimento no setor privado, talvez por ser mais ágil e eclético.

A equipe então nascente, tinha por valores: qualidade dos serviços prestados, responsabilidade, inovação, observância dos preceitos éticos da medicina, humanização dos serviços oferecidos, atualização contínua do conhecimento da especialidade, disponibilização de novos instrumentais e tecnologias à comunidade assistida e interação com especialidades correlatas.

Em 1989, com pequenas alterações no grupo original, o UROCENTRO mesclou-se com o núcleo do Hospital Santa Lúcia e se consolidou como o primeiro grupo de especialistas em urologia de Brasília. Essa fusão levou o UROCENTRO a fortalecer suas propostas originais e a servir de modelo para a formação de outros grupos, fortalecendo o desenvolvimento da nossa especialidade em todo o DF.

Em 1992, o UROCENTRO adquiria a sua sede própria no Centro Clínico Sul, expondo-se à maior visibilidade junto ao seu público alvo e expandindo suas atividades.

No início da década de 2010, agregaram-se dois novos profissionais ao seu quadro médico, por um lado dando mais dinamismo às suas atividades e por outro promovendo a renovação dos seus quadros.

Em maio de 2011, visando dar novo fôlego a clínica e fomentar a renovação de seu quadro funcional, o grupo promoveu o desligamento de alguns profissionais, incorporou novos jovens profissionais e também estendeu um braço de atendimento no Hospital Santa Lúcia. Atualmente a clínica conta com dez urologistas.

No bojo dessas transformações, sempre visando o avanço do UROCENTRO, transferimos a sede da clínica para um novo e amplo espaço, com arquitetura contemporânea, localizada no Edifício Advance, Quadra 915 Sul e mantivemos o braço funcional no Hospital Santa Lúcia.

Quanto tempo depois de terminar o antibiótico posso fazer exame de urina?

O tempo ideal para coleta da urina após o uso de antimicrobianos (antibióticos) é de 48 horas. Não é necessário estar em jejum para realizar o exame.

Quem tá tomando antibiótico pode fazer exame de urina?

Antibióticos interferem no exame de cultura de urina? Alguns sim. Portanto, quaisquer que sejam os medicamentos que esteja tomando, avise o atendente do laboratório antes do exame. Caso um deles interfira, você terá que conversar com seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias.

Quanto tempo o antibiótico fica na urina?

Idealmente 2 semanas após o término do tratamento.

Quanto tempo depois de tomar antibiótico posso fazer exame?

Se deseja fazer o exame ou se o seu médico o solicitou, colha o exame de urina após 7 dias do último comprimido do antibiótico. Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.