Que denominação recebe uma proteína que aumenta a rapidez de uma reação química?

A velocidade das reações químicas é uma área estudada pela Cinética Química. Esse estudo é importante porque é possível encontrar meios de controlar o tempo de desenvolvimento das reações, tornando-as mais lentas ou mais rápidas, conforme a necessidade.

Alguns dos fatores que interferem na velocidade das reações são:

* Temperatura:um aumento na temperatura provoca um aumento na velocidade das reações químicas, sejam elas endotérmicas ou exotérmicas, pois isso faz com que se atinja mais rápido o complexo ativado;

* Concentração:um aumento na concentração dos reagentes acelera a reação, pois haverá um maior número de partículas dos reagentes por unidade de volume, aumentando a probabilidade de ocorrerem colisões efetivas entre elas;

* Pressão: Esse fator interfere unicamente em sistemas gasosos. O aumento da pressão aumenta também a rapidez da reação, pois deixa as partículas dos reagentes em maior contato;

* Superfície de contato: Quanto maior a superfície de contato, maior a velocidade com que a reação se processa, pois, conforme explicado nos dois últimos itens, a reação depende do contato entre as substâncias reagentes;

* Catalisador:O uso de catalisadores específicos para determinadas reações pode acelerá-las. Essas substâncias não participam da reação em si, pois são totalmente regeneradas ao final dela.

Além desses fatores principais, a natureza dos reagentes e fatores externos como luz e eletricidade podem influenciar a velocidade de certas reações químicas. A natureza do reagente interfere porque quanto maior for o número de ligações dos reagentes que precisam ser rompidas para que a reação ocorra e também quanto mais fortes elas forem, mais lenta será a reação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Já a luz influencia em reações fotoquímicas, em que há algum reagente fotoquimicamente ativo. Um exemplo é a fotossíntese, que não ocorre sem as radiações luminosas captadas pela clorofila das plantas — o pigmento responsável pela cor verde.

Outro exemplo é a decomposição da água oxigenada, que ocorre com maior rapidez se houver luz. É por isso que os frascos que contêm esse produto são sempre escuros ou opacos, impedindo a entrada de luminosidade.

Que denominação recebe uma proteína que aumenta a rapidez de uma reação química?

Frasco opaco de água oxigenada

A velocidade média de uma reação química é determinada em função dos reagentes ou em função dos produtos. Basta usar a seguinte fórmula:

Vm = variação da concentração do reagente ou do produto
                              
intervalo de tempo

Vm = ?[reagente ou produto]
                       ?t

ou

Vm = [final - inicial]
        
(tfinal - tinicial)

Se fizermos em relação a um reagente, teremos que acrescentar o sinal negativo na fórmula, pois, visto que os reagentes são consumidos durante o processo, a sua concentração final é menor que a inicial, por isso o resultado daria negativo.

Veja mais detalhes de como aplicar essas fórmulas no texto Cálculo da Velocidade Média de uma Reação.

Questão 2

Atualmente, muitos pesquisadores consideram que a enzima ajusta-se à molécula do substrato com a qual interage, uma teoria conhecida como “teoria do encaixe induzido”. Entretanto, ainda é comum vermos nos livros didáticos um modelo extremamente conhecido que explica que os centros ativos de uma enzima encaixam-se perfeitamente em seus substratos específicos. Esse último modelo é chamado de:

a) modelo do encaixe perfeito.

b) modelo da enzima-substrato.

c) modelo chave-fechadura.

d) modelo antígeno-anticorpo.

e) modelo do encaixe fixo.

Questão 4

(UFMA) As enzimas, biocatalizadoras de indução de reações químicas, reconhecem seus substratos através da:

a) temperatura do meio.

b) forma tridimensional das moléculas.

c) energia de ativação.

d) concentração de minerais.

e) reversibilidade da reação.

Respostas

Resposta Questão 1

Alternativa “d”. As enzimas são proteínas que funcionam como catalisadores, recebendo frequentemente a denominação de catalisadores biológicos.

Resposta Questão 2

Alternativa “c”. O modelo chave-fechadura é o mais abordado nos livros didáticos e caracteriza-se por passar a ideia de que a enzima e o substrato são complementares.

Resposta Questão 3

Alternativa “a”. O sítio ativo de uma enzima é o local onde ela consegue interagir com o substrato.

Resposta Questão 4

Alternativa “b”. De acordo com o modelo chave-fechadura, considera-se que uma enzima encaixa-se perfeitamente em seu substrato em decorrência da sua forma tridimensional.

Resposta Questão 5

Alternativa “e”. As enzimas são proteínas conhecidas por sua capacidade de aumentar a velocidade de alguns processos biológicos.

Que denominação recebe uma proteína que acelera a velocidade?

As enzimas são proteínas conhecidas por sua capacidade de aumentar a velocidade de alguns processos biológicos.

São proteínas que aceleram as reações químicas?

As enzimas são proteínas, catalisadores (aumenta a velocidade de uma determinada reação química) biológicos (proteínas) de alta especificidade. Praticamente todas as reações que caracterizam o metabolismo celular são catalisadas por enzimas.

O que aumenta a velocidade de uma reação química?

Os principais fatores que alteram a velocidade das reações são a superfície de contato, a temperatura, a concentração dos reagentes e o uso de catalisadores.

Como se chamam as proteínas que tem a função de catalisar acelerar reações químicas no nosso corpo?

As enzimas são moléculas de proteínas com grande massa molar que atuam como catalisadores biológicos, também chamados de biocatalisadores, ou seja, elas conseguem acelerar o metabolismo (reações do organismo).