Quem foi Preto Velho Pai Joaquim?

Quem foi Preto Velho Pai Joaquim?

O Preto Velho é uma das entidades mais conhecidas da Umbanda e traz consigo a representação dos ancestrais africanos, que são considerados como de grande elevação espiritual. Essas entidades recebem a atribuição dos conhecimentos relacionados à magia divina e também da manipulação das ervas usadas para diversas finalidades dentro das religiões de matriz africana.

A imagem do Preto Velho também reflete características como a humildade, a paciência e a sabedoria. É conhecido também em várias religiões de origem africana pelo seu dom de oferecer amor, esperança e fé para os que precisam de acolhimento. Veja mais sobre o Preto Velho a seguir!

Pretos Velhos na Umbanda

Quem foi Preto Velho Pai Joaquim?

O Preto Velho, que também pode ser chamado de Preto Veio dentro da Umbanda, segue a linha de regência de Obaluaiê e trabalha realizando passes de magia divina com o uso de ervas, que são utilizadas em diversas receitas de banhos.

A linha de atuação dessa entidade é ligada aos mistérios trazidos pela imagem de ancião, que remete à sabedoria e a outros aspectos. Sendo assim, também favorece para que os seres passem seus processos de evolução espiritual e sigam os seus caminhos.

A forma de agir do Preto Velho é auxiliando nesse processo para que as pessoas possam seguir os seus caminhos espirituais com limpezas da mente e do espírito em busca de paz, felicidade e compreensão. Conheça mais sobre essa entidade da umbanda!

■Atuação na direita

A umbanda se divide de duas formas, entre direita e esquerda, que são chamadas de pilares. Assim como outras entidades, o Preto Velho se encontra na direita, junto com Caboclos, Baianos e Marinheiros, por exemplo.

A direita, entretanto, é um pilar que vai atuar com fatores irradiadores. Como o Preto-Velho segue essa linha de atuação, algumas entidades dessa área agem para absorver desequilíbrios. Sendo assim, trazem melhorias para a vida de uma pessoa desvirtuada ou que passa por problemas dessa natureza.

■Linha das almas

A linha das almas é formada por espíritos que possuem uma ligação mais profunda com a transição entre a vida e a morte. Entre as suas atribuições e responsabilidades, eles precisam garantir o equilíbrio e a ordem entre o plano material e espiritual.

Existem assim, entretanto, os que atuam na luz e os que ficam responsáveis pelas trevas. De toda forma, precisam atuar em conjunto para que haja a evolução da humanidade e de todos os seres que compõe o mundo. Os Pretos Velhos fazem parte dessa atuação e estão presentes no mundo material e espiritual.

■Seu orixá é Obaluaiê

Obaluaiê é responsável pela regência das linhas das almas, onde são encontrados os Pretos Velhos, que atuam no processo de equilíbrio entre o mundo espiritual e material. A força desse orixá comanda a jornada dos espíritos para a seara do bem e encontro com o lado da luz.

Nenhum espírito pode iniciar a sua jornada sem que haja a autorização de Obaluaiê. Sendo assim, os Pretos Velhos seguirão essa regência e as determinações do orixá para guiar os espíritos no processo de equilíbrio com as suas vidas mundanas e espirituais.

Características dos Pretos Velhos

Quem foi Preto Velho Pai Joaquim?

Os Pretos Velhos na Umbanda são representados por algumas características particulares, assim como as outras entidades que possuem as suas especificações quanto à aparência, às roupas, a forma de se portar e de agir.

Como se trata de uma entidade sábia e que assume a postura de ancião, os Pretos Velhos se mostram como pessoas idosas, como seu próprio nome sugere, e possuem uma aparência que reflete as suas lutas da vida.

Alguns detalhes a respeito da entidade refletem diretamente as qualidades dos Pretos Velhos, que possuem muito valor para a Umbanda e para outras religiões de matriz africana, por representarem o conhecimento. Leia mais alguns detalhes sobre os Pretos Velhos abaixo!

■Postura curvada

Por se tratar de uma entidade que é representada por uma pessoa mais velha, os Pretos Velhos possuem uma pele escura e são vistos geralmente andando de forma arqueada, o que reflete o cansaço e as dores nas cotas da entidade.

Devido a essa característica, os Pretos Velhos andam de forma lenta e possuem toda uma paciência para se locomover no tempo, assim como muitas pessoas de idade. A figura reflete todo o cansaço de uma entidade que viveu muitos anos e acumulou experiências na vida.

■Simplicidade

A figura do Preto Velho traz a simplicidade de uma pessoa que viveu durante muitos anos e consegue entender muito da vida. A entidade tem uma forma de conversar que leva um linguajar simples, sem refinamentos e palavras elaboradas.

No geral, se apresenta dessa forma ao aparecer para as pessoas na Umbanda. Durante as giras, o Preto Velho costuma aparecer conversando e fazendo uso dos termos mais simples possíveis, pois como parte das suas qualidades, a entidade tem uma vibração que vem de espíritos de muita humildade, por mais que possua um vasto conhecimento.

■Sabedoria

Os Pretos Velhos são vistos como entidades de muita sabedoria. A representação mostrada de um homem mais velho e que carrega consigo o conhecimento de uma vida inteira revela que essa é uma entidade detentora de muitos saberes.

Devido ao seu vasto conhecimento, os Pretos Velhos são as entidades responsáveis por guiar as pessoas ao longo da busca por equilíbrio entre o mundo terreno e espiritual. As suas almas são enriquecidas com todo o sofrimento que passaram em vida, que os tornou resistentes e conhecedores do mundo.

■Conselheiros

Uma imagem muito forte dos Pretos Velhos é a que aparecem sentados nos seus banquinhos, fumando os seus cachimbos ao mesmo tempo em que proferem palavras de sabedoria. Com um conhecimento tão vasto sobre a vida, eles são grandes conselheiros e figuras de grande impacto.

No terreiro, essas entidades são ouvidas de forma atenta, pois os seus conselhos são extremamente importantes e muito bem direcionados. Isso tudo porque as orientações provenientes dos Pretos Velhos contam com uma sabedoria espiritual muito grande, que pode favorecer a jornada espiritual das pessoas que os ouvem e seguem os seus conselhos.

Nomes mais comuns de pretos velhos

Quem foi Preto Velho Pai Joaquim?

Na Umbanda, o Preto Velho é uma imagem central de um ancião que detém conhecimentos e sabedorias de uma vida de muito sofrimento, que os proporcionou esse tipo de mentalidade e visão. Mas existem várias formas que ele pode se manifestar, que levam nomes distintos.

Os Pretos Velhos pertencem a linha maior de Obaluaiê, mas também podem trabalhar em favor de outros Orixás da Umbanda e de outras religiões de matriz africana. Dessa forma, em cada linha de atuação a entidade receberá um nome distinto e que condiz com a forma que ela aparece no terreiro.

Os nomes dependerão das regiões de onde vieram os Pretos Velhos. Portanto, continue lendo para conhecer alguns dos nomes que a entidade pode receber.

■Pai Joaquim de Aruanda

Em associação com Oxalá, o Preto Velho pode receber o nome de Pai Joaquim de Aruanda, que é considerado aquele que veio do céu.

O termo Aruanda que acompanha o nome desse Preto Velho se deve à sua atividade na linha de Oxalá e é o termo que se refere ao céu. Essas definições, além de se relacionarem com a linha de atuação do Preto Velho, também vêm das características do Orixá correspondente.

■Pai Antônio da Mata

Os Pretos Velhos, ao atuarem na linha de Oxóssi, receberão o nome de Pai Antônio da Mata. Esse nome é definido não somente pela linha de atuação, mas também pelas características desses Pretos Velhos.

Eles recebem uma forte influência de Oxóssi e das suas características. Portanto, assim como o Orixá dessa linha, esses Pretos Velhos terão uma ligação muito mais forte com a natureza, assim como Oxóssi, que representa o conhecimento e as florestas, este último fazendo com que ele seja conhecido como o Orixá da caça.

■Pai Joaquim das Almas

Pela influência que recebem de Omulú Obaluaê, os Pretos Velhos recebem o nome de Pai Joaquim das Almas, podendo também ser chamados de Pai Francisco da Calunga, do Cemitério ou também das Almas.

Obaluaê se refere à cura, porque é protetor da saúde. Por isso, os Pretos Velhos regidos por ele recebem essa determinação das Almas, visto que são responsáveis por guiar os espíritos na busca pelo equilíbrio mental, físico e emocional ao longo das suas jornadas. Por isso, os Pretos Velhos que seguem a linha de Obaluê são tidos dessa forma na Umbanda.

■Pai Joaquim do Congo

Os Pretos Velhos que recebem o nome de Pai Joaquim do Congo, ou também Pai Francisco do Congo, são regidos pela linha de Iansã, que é uma deusa guerreira e conhecida por ser a senhora dos ventos, raios e tempestades.

O nome recebido por esses Pretos Velhos é para especificar que seguem a linha de Iansã, que é responsável por comandar os espíritos mortos. Ela os leva através de um rabo de cavalo, conhecido como Eruexim, que ficou marcado como um dos símbolos de Iansã.

■Pai Francisco D’Angola

Regidos por Ogum, os Pretos Velhos que recebem o nome de Pai Francisco de D’Angola seguem a linha de atuação desse Orixá e são influenciados pelas suas características principais. Ogum é uma entidade conhecida pela sua garra e coragem. O seu símbolo é a espada.

Portanto, essa linha de Pretos Velhos será guiada por Ogum, que é quem determina e aplica as leis sem qualquer tipo de flexibilidade. As determinações desse Orixá são todas aplicadas de forma rígida, levando em conta que somente há um caminho a seguir, que é o certo e determinado por ele.

Para se relacionar com pretos velhos

Quem foi Preto Velho Pai Joaquim?

É importante que se saiba como se relacionar com os Pretos Velhos, como conversar e como agir perante a aparição dessa entidade cheia de sabedoria em um terreiro. Existem algumas ações que devem ser feitas nesses momentos na Umbanda.

Cada entidade tem uma cor específica e também possuem os seus símbolos e preferências quanto a bebidas, comidas e tudo que pode ser ofertado através de oferendas. Além, é claro, dos dias específicos de cada uma.

Por isso, é importante se conhecer mais a fundo a respeito dos detalhes dos Pretos Velhos para realizar os processos de forma adequada. Vale ressaltar que é importante contar com a ajuda de pessoas mais experientes nesses momentos. Quer saber mais sobre os Pretos Velhos? Continue lendo a seguir!

■Dia dos pretos velhos

Os Pretos Velhos, assim como todas as outras entidades, possuem um dia específico para eles que na Umbanda pode ser tido como um dia especial de gira nos terreiros e também pode ocorrer comemorações específicas dedicadas a essas entidades de grande valor para os praticantes da religião.

O dia determinado como a comemoração principal dos Pretos Velhos é o 13 de maio. Na data em questão, geralmente as pessoas se reúnem nos terreiros para comemorar as entidades com suas preferências quanto a cores, bebidas e outros itens que podem ser levados para agradar os Pretos Velhos.

■Cores dos Pretos Velhos

A cor conhecida por representar e fazer parte das vestimentas e outros detalhes a respeito dos Pretos Velhos é o branco. Ela é usada pelas entidades porque contam com uma visão muito simplória da vida. Outro fato também se dá pela linha de trabalho que realizam.

Como os Pretos Velhos estão em constante atuação com a busca pelo equilíbrio entre a vida terrena e espiritual, a cor clara é favorável para esse processo. Portanto, as roupas usadas pela entidade, em geral, é toda branca, assim como as suas guias, intercaladas em preto e branco.

■Comida dos pretos velhos

Como as entidades possuem preferências específicas, ao realizar algum tipo de oferenda ou comemoração em homenagem aos Pretos Velhos, é comum que as comidas sejam escolhidas de acordo com estas preferências.

Portanto, as escolhas para o Preto Velho são tão simples quanto à forma de se portar da entidade. Os seus pratos preferidos são bolos de fubá, café e outros alimentos mais naturais, como a batata doce, a tapioca e a mandioca, que trazem toda a simplicidade e compreendem a história por trás dos Pretos Velhos na história do Brasil.

■Bebida dos pretos velhos

Para saudar os Pretos Velhos, além das comidas, também são dedicadas bebidas da sua preferência. A principal delas é a cachaça, uma das bebidas mais comuns e brasileiras, que também vai muito de encontro com a forma como a entidade se porta e a história que tem por trás da imagem dos Pretos Velhos.

Outras bebidas que também podem ser oferecidas a eles são as preparadas com a polpa de coco, além do café, muito apreciado pelos Pretos Velhos.

■Oração aos pretos velhos

Em agradecimento pelas suas ações e pela forma como os Pretos Velhos conduzem os espíritos nas suas jornadas, os terreiros geralmente aproveitam os momentos dedicados a essa entidade para fazer uma oração, na qual pedem por proteção, além de pedir para que eles os guiem nas suas jornadas espirituais.

Em geral, essas orações exaltam os feitos dos Pretos Velhos e a luz que emana dessas entidades, que serve para guiar as pessoas perdidas entre os seus caminhos terrenos e espirituais.

■Pontos aos pretos velhos

Os pontos de Umbanda são as cantigas dedicadas aos Orixás e às entidades, que servem para louvar, chamar e se despedir deles. Em geral, são acompanhados de alguns instrumentos muito comuns de percussão, como o atabaque, que é um dos mais importantes e sempre presente nesses momentos.

Cada entidade e orixá tem um ritmo e, portanto, é importante conhecer a respeito disso para se dedicar um ponto a elas. Os Pretos Velhos possuem vários pontos dedicados a eles, com uma infinidade de canções que relatam a importância destes e das suas ações.

■Oferendas aos pretos velhos

As oferendas dedicadas às entidades servem para agradecer pelos seus feitos. Portanto, é preciso que se faça uma oferenda de acordo com as preferências de cara Orixá ou entidade. Vale lembrar que é preciso ter conhecimento para fazer isso de forma correta, e contar com o auxílio de uma pessoa mais experiente é o ideal.

Para os Pretos Velhos, em geral, as oferendas são feitas usando de bebidas e comidas que eles apareciam, como café sem açúcar, cachaça, arroz doce, pipoca sem sal, bolo de fubá e canjica. Essas são as preferências da entidade e fazem parte das particularidades dos Pretos Velhos, de forma devem ser respeitadas e guiadas corretamente.

Como os Pretos Velhos auxiliam na Umbanda?

Quem foi Preto Velho Pai Joaquim?

Os Pretos Velhos auxiliam as pessoas nas suas jornadas para a evolução espiritual. Por serem entidades de muita sabedoria e possuírem o dom de aconselhar, eles favorecem a caminhada das pessoas para que consigam aprender a se tornarem pessoas melhores.

A ação dos Pretos Velhos dentro da Umbanda é garantir o afastamento das energias ruins, pois são protetores e agem na luta contra o mal. A importância da entidade é tão grande que em alguns casos ela é tida como tão grande quanto Oxalá, na visão de alguns historiadores.

Portanto, o Preto Velho é muito importante para o processo de transmutação e transformação dos seres, guiando-os com toda a sua sabedoria para um caminho melhor, de forma que a jornada espiritual de cada um traga bons resultados e evolução.

Quem é o pai Joaquim na Umbanda?

PAI JOAQUIM, NASCEU NA SENZALA DE PERNAMBUCO, NO ANO DE 1623. FOI UM DOS PRIMEIROS ESCRAVOS A NASCER EM SOLO BRASILEIRO E RECEBEU O NOME DE JOAQUIM JOSÉ (EM HOMENAGEM AO AVÔ E AO PAI DE JESUS - QUE ELE NEM SABIA QUEM ERA).

O que é Pai Joaquim de Aruanda?

Pai Joaquim de Aruanda traz em linguagem simples e direta uma homenagem a uma entidade que se manifesta em terreiro de umbanda plasmada sob a forma de um negro escravizado do Brasil oitocentista.

Quem é pai Preto Velho?

Preto velho ou Pretos-velhos são uma linha de trabalho de entidades de umbanda. São espíritos que se apresentam sob o arquétipo de idosos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.

Como saber qual é o meu Preto Velho?

Conheça o Preto Velho de cada signo.
Áries - Pai Antônio de Angola..
Touro - Vô Venâncio..
Gêmeos - Vó Severina..
Câncer - Tia Maria Redonda..
Leão - Vô Augusto..
Virgem - Vô Cipriano..
Libra - Tia Pulquéria..
Escorpião - Vó Sabina..