Quem veio primeiro o ovo ou a?

Um dos grandes mistérios da humanidade é explicado pela Ciência, mas há diferentes teorias. Entenda!

Essa pergunta é um grande mistério, fonte de diversas discussões. A maioria dos cientistas acredita que o ovo veio primeiro, enquanto alguns defendem que foi a galinha.

De acordo com a teoria da evolução de Charles Darwin, uma espécie deriva de outra, por meio de mutações. O grupo das aves só surgiu no planeta há aproximadamente 150 milhões de anos. Já os animais que botam ovos, como os dinossauros, apareceram há mais de 300 milhões de anos.

A Archaeopteryx lithographica, espécie de dinossauro terópode, é considerada a antecessora de todas as aves. Ela viveu durante o período Jurássico, há mais de 150 milhões de anos.

A evolução das espécies faz com que os filhotes fiquem cada vez mais diferentes dos pais. Nesse processo, ao longo de milhões de anos, as linhagens vão dando origem a novas espécies. Por isso, os "pais" da galinha colocaram um ovo que já tinha um pintinho com o DNA da galinha dentro — mesmo sem que nenhuma galinha existisse ainda.

Seguindo outra linha de raciocínio, alguns especialistas argumentam que a formação da casca do ovo da galinha depende de uma proteína que só é encontrada no ovário dessa espécie. Assim, o ovo que deu origem ao pintinho teria apenas o DNA da espécie anterior.

É possível dizer, portanto, que o ovo, no geral, veio antes da galinha, pois ele já existia na natureza milhões de anos antes. Mas um ovo de galinha só veio depois, quando foi botado por esse animal.

Ciência & Tecnologia

Por muito tempo, a dúvida de quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha, assolou a humanidade. A ciência parece ter resolvido o mistério.

Quem veio primeiro o ovo ou a?

O ovo veio antes que a galinha. E assim terminamos um dos mais populares mistérios da natureza. Se a gente considerar que nem só as galinhas botam ovo, fica óbvio que o ovo realmente veio antes do que o animal.

Mas e se a gente estiver considerando apenas o ovo da própria galinha? Mesmo assim a resposta se repete, o ovo veio primeiro que a galinha, porque para que chegássemos à espécie atual desse animal, houve uma seleção artificial, fazendo com que os cruzamentos dessem origem ao primeiro indivíduo da espécie e, obviamente, ele saiu de dentro de um ovo.

Para saber mais sobre isso, não deixe de ler as demais explicações na nossa matéria.

Afinal, quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?

Conforme já apresentado na introdução, o ovo veio antes que a galinha. Tanto se considerarmos o ovo como um conceito geral, já que antes de as galinhas existirem já havia muitos outros animais que botavam ovo, como se levarmos em conta apenas o ovo da espécie.

Para a primeira explicação, é importante considerar que as aves como um todo são descendentes de répteis, animais que também botam ovos, nesse sentido, fica óbvio que os ovos surgiram antes das galinhas. Inclusive bem antes!

Mas e se estivermos falando do caso específico dos ovos de galinha? Como fica? A resposta é a mesma, mas a explicação requer um pouco mais de detalhes.

É importante ressaltar que as galinhas como conhecemos hoje em dia são animais domésticos, no entanto, seus ancestrais selvagens tinham muito menos carne e eram bem mais agressivos. Há mais ou menos uns 10 mil anos, a história desses animais se iniciou com os humanos da pré-história.

O mais curioso dessa criação é a forma como nossos ancestrais selecionavam os pintinhos mais gordinhos e mais calmos para que cruzassem entre si. Esse processo de seleção artificial deu origem a uma nova espécie.

Em suma, se a gente acompanhar esse raciocínio, a gente pode constatar que, em um dia, uma galinha já selecionada botou um ovo em que o pintinho era mais dócil que a mãe, logo, o ovo veio antes do primeiro indivíduo que consideramos hoje como galinha.

Teorias modernas

As mutações evolutivas são responsáveis por gerar as novas espécies. Ou seja, se uma criatura anterior às galinhas se cruza com outra da mesma espécie e as mutações geram a galinha como conhecemos, o ovo é da espécie antiga, ou da nova?

Segundo o especialista em filosofia da ciência do King’s College de Londres, na Inglaterra, David Papineau, é da nova. “Mesmo que o pássaro que deu origem ao ovo de galinha não fosse uma galinha, o correto é dizer que o ovo veio primeiro. Se um canguru botasse um ovo e dele saísse um avestruz, o ovo seria de avestruz, não de canguru.”

O problema, porém, é que as mutações acontecem ao longo de vários anos, e não de uma vez só. Acreditar na transformação repentina seria como afirmar que um dia uma loba deu luz à um cachorro doméstico, como conhecemos hoje. Ainda que os cães sejam descendentes dos lobos, a evolução se deu por um lento processo.

Leia também:

  • Descubra 10 fatos legais sobre as cobras
  • Qual aranha picou Peter Parker?
  • Afinal, o que é bacalhau? Descubra como os noruegueses explicam
  • Por que os tiranossauros tinham braços curtos? Estudo explica
  • 7 raças de cachorros que foram extintas e não existem mais
  • Por que as cobras mostram a língua?

Fontes: Uol, Super Interessante, Terra, Vix

Quem nasceu primeiro o ovo ou a?

Se os primeiros ovos amnióticos surgiram há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as primeiras galinhas por volta de 58 mil anos, agora fica bem mais fácil de responder à pergunta inicial. E a resposta é: quem veio primeiro foi o ovo.

Quem veio primeiro o ovo ou a galinha segundo a ciência?

Aristóteles, a galinha e o ovo Pois não pode ter havido um primeiro ovo para dar origem aos pássaros, nem pode ter havido um primeiro pássaro que deu origem aos ovos, pois um pássaro vem de um ovo”.

Porque a galinha veio primeiro?

Essa é um invenção dos ancestrais dos répteis atuais, e surgiu há algo entre 370 e 340 milhões de anos. Nessa época, nem a galinha nem qualquer outra ave sonhavam em existir. Portanto, o ovo veio primeiro. Ovos amnióticos são um tipo impressionante de engenharia biológica.

Qual é a evolução da galinha?

As galinhas foram domesticadas há cerca de 6.000 anos a partir da galinha selvagem asiática e desde então adquiriram várias características importantes para o ser humano, incluindo as que se referem à aparência, agressividade reduzida e rapidez a por ovos, mas não se sabia quando e porquê esses traços evoluíram.