Sobre as características do conhecimento científico podemos afirmar que

Página 1 de 50 - Cerca de 500 ensaios

  • Yasgodoy

    1856 palavras | 8 páginas

    tiver alguma repetida de alguma unidade,desconsiderem! E se ao fazer sua unidade web tiver alguma questão diferente...posta aqui pra ajudar a galera! ^^ Bom acho que é isso! ESPERO AJUDAR. Anônimo - 05/11/2010 UNIDADE 1 • Podemos afirmar que o conhecimento é produto de uma prática que se faz social e historicamente. O que diferencia o senso comum do conhecimento científico é o rigor. Enquanto o senso comum é acrítico, fragmentado, preso a preconceitos e a tradições conservadoras, a ciência preocupa-se com as pesquisas sistemáticas que produzam teorias que revelem a verdade sobre a realidade, uma vez que a ciência produz o conhecimento a partir da razão. Na coluna da esquerda estão relacionadas as características do conhecimento científico e na da direita a descrição de tais características, associe corretamente as duas colunas. Podemos afirmar que o conhecimento é produto de uma prática que se faz social e historicamente. Na coluna da esquerda estão relacionadas as características do conhecimento científico e na da direita a descrição de tais características, associe corretamente as duas colunas. A. Racionalidade B. Objetividade C. Linguagem específica D. Validade 1. Corresponde a sistematização coerente do conhecimento presente em todas as suas leis e teorias, expressa através dos enunciados. 2. Utiliza-se de enunciados e conceitos com significados bem específicos e determinados. 3. O significado dos conceitos é resultado do uso individual,…

  • CIENCIAS

    4995 palavras | 20 páginas

    razão, tomados como a origem das regras da ação. SUJEITO VIRTUOSO: é aquele ser capaz de agir quando da realização do seu dever, principalmente no que se refere ao equilíbrio dinâmico do universo. 11- EM QUE SENTIDO PODEMOS AFIRMAR QUE O SER HUMANO ALÉM DE SENTIR, PENSAR E AGIR, É TAMBÉM PRODUTO DO MEIO EM QUE VIVE. No sentido que ele é produtor do meio em que se encontra inserido, com a busca de habilidades no dia a dia de relações. 12- O QUE É HABILIDADE? Habilidade seria…

  • unidade 1 metodolo

    5465 palavras | 22 páginas

    problemas de doenças respiratórias. Pode-se afirmar que a situação descrita acima caracteriza o: Resposta Selecionada: d. Pensamento científico. Resposta Correta: e. Senso comum. Comentários: Temos aí uma situação típica de "Senso comum”, caracterizada pela subjetividade e baixo poder de crítica na qual as afirmações são feitas apenas a partir de observações. Em uma pesquisa recente, ficou provado que as mulheres muçulmanas que usam véu tem 20% a mais de…

  • Metodologia on-line

    1085 palavras | 5 páginas

    Pergunta 1 O método científico implica a forma adequada de proceder quanto à reflexão, à indagação, à interpretação e à explicação, portanto, serve de guia para o desenvolvimento do procedimento com a finalidade de obter novas descobertas. Pode-se afirmar que: I. Método, entre outras coisas, significa caminho para chegar a um fim ou pelo qual se atinge um objetivo. II. Metodologia são os procedimentos e regras utilizadas por determinado método. III. Técnica diz respeito…

  • Ciências e Normas

    1287 palavras | 6 páginas

    primeira forma de conhecimento a ter surgido sobre a face da Terra. E essa forma de conhecer o mundo é extremamente importante: sem ela, não poderíamos resolver os problemas mais banais do nosso dia a dia. A todo instante precisamos tomar decisões: a melhor marca de creme dental, a melhor combinação de cores para a roupa que vamos usar em uma entrevista de emprego, o aparelho celular que devemos comprar etc. Por outro lado, o conhecimento adquirido por meio de um “método científico” é…

  • Questões dissertativas de filosofia da religião

    1064 palavras | 5 páginas

    FILOSOFIA DA RELIGIÃO-A 1-Podemos definir o fenômeno religioso como: R- Fenômeno típico do mundo moderno 2-Pode-se apontar o surgimento do sentimento religioso como fruto principalmente: R=Questionamento acerca da origem e finalidade do mundo e do homem 3-Sobre i impacto da religião na vida humana pode afirmar que: R=Influenciou a imagem do homem sobre a si mesmo e a cultura de diversas sociedades; 4-Sobre a idéia de alma podemos afirmar que: R= Se refere a uma essência fora da…

  • Metodologia - ciência e normas - unidade 1

    1085 palavras | 5 páginas

    a atual Ciência Contemporânea. Acerca do conhecimento na Ciência Moderna, é correto afirmar que: Resposta Resposta Selecionada: d. O saber não repousa mais somente na especulação, ou seja, no simples exercício do pensamento, baseia-se igualmente na observação, experimentação e mensuração, fundamentos do método científico em sua forma experimental. Resposta Correta: d. O saber não repousa mais somente na especulação, ou seja, no simples exercício do…

  • Miss

    7447 palavras | 30 páginas

    1a Questão (Ref.: 201401169882) Em relação ao conhecimento científico, assinale V (verdadeiro) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas e escolha a sequência correta. ( ) O conhecimento é uma forma de compreender a realidade. ( ) O conhecimento científico tem como base o conhecimento teológico. ( ) O conhecimento empírico surge das experiências em laboratório. ( ) A ciência pode ser definida como uma forma de investigação metódica e organizada. V, F, F, V. …

  • Metodologia

    2944 palavras | 12 páginas

    MONTEIRO 05/09/10 21:59 Atividade 1 Completada 0,9 em 1 pontos No mundo contemporâneo as diversas formas de conhecimento coexistem; quando entramos em contato com um fenômeno qualquer, podemos pensá-lo de várias formas. Assim, dependendo do ponto de vista, construímos significados diferentes, dependendo da matriz de compreensão escolhida. Considere a situação descrita abaixo: Você está aguardando o semáforo abrir, observa de seu carro a seguinte cena: uma pessoa, ao tentar atravessar…

  • Currículo

    542 palavras | 3 páginas

    Currículo aula 3 PERGUNTA 1 -e Com relação a visão epistemológica pode-se afirmar que: I – Apresenta dois pólos: conhecimento espontâneo e conhecimento científico. II – O conhecimento espontâneo é construído por meio de interações com diferentes diálogos entre os saberes humanos. III – No conhecimento científico há observação rigorosa, trata-se do resultado da aplicação de método científico pelo qual procederá ao controle da pesquisa. Está correto o que se afirma em: …

Quais são as características do conhecimento científico?

Entre outras características inerentes ao conhecimento científico, destaca-se o fato de ser: racional, objetivo, factual, analítico, comunicável, acumulativo, explicativo, entre outros fatores relacionados a investigação metódica.

Quais as características de conhecimento científico assinale apenas a alternativa correta?

Resposta correta: O conhecimento científico caracteriza-se por ser um conhecimento real, contingente, sistemático, verificável, falível e aproximadamente exato. Resposta incorreta: O conhecimento religioso caracteriza-se por ser um conhecimento valorativo, inspiracional, sistemático, não verificável, infalível e exato.

Quais são as principais características do conhecimento científico Brainly?

O conhecimento científico tem características importantes que são colocadas em prática a partir da observação e do método, ou seja, o ele deve ser objetivo, metódico e demonstrável, ser baseado na formulação das hipóteses, ser comprovado a partir da sua veracidade, além de ser destinado a solucionar processos usando ...

Quais as características da ciência Cite 3 exemplos de conhecimento científico?

Características do conhecimento científico Geral: os saberes servem de base para a criação de leis e normas gerais. Verificável: é possível demonstrar a veracidade dos estudos. Falível: a ciência não está sempre certa, partindo do princípio de que o homem produz conhecimento, existe a possibilidade de erros.