Um estudante disse que, quando se encosta a mão no gelo, o frio do gelo passa para a mão

Em nosso cotidiano, o conceito de temperatura está associado à sensação de quente e frio. Apesar de sua utilidade, podemos dizer que este é um conceito empírico baseado nos nossos sentidos e pode variar de acordo com a pessoa e a situação.

Se fizermos medidas regulares da temperatura de nosso corpo, utilizando um termômetro, veremos que o nosso corpo possui um sistema que regula nossa temperatura para que ela fique entre 36°C e 37°C. Cada pessoa possui uma temperatura normal, que varia um pouco de indivíduo para indivíduo.

Sendo assim, podemos dizer que a sensação de quente e frio é uma proteção do nosso organismo para que tenhamos a noção de que a temperatura externa, ou a temperatura de algum objeto, está fora dessa faixa de temperatura. Por exemplo, achamos muito desagradável tomar um banho muito quente ou muito frio. Será, entretanto, essa sensação, uma forma confiável de estimarmos temperaturas externas ao nosso corpo?

Esta é uma atividade que pode ser realizada dentro de sala de aula tendo a participação de todos os alunos. O objetivo dessa atividade experimental é verificar que a sensação de quente e frio não é uma boa medida de temperatura.

Para a realização desta atividade experimental, iremos precisar de três vasilhas com água, sendo uma com água quente, outra com água gelada e uma terceira com água da torneira. Lembre-se de que a água não pode ser muito quente, ou seja, pode ser utilizada água do chuveiro.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Realizando a atividade

Primeiramente, coloque a mão direita dentro da vasilha com água quente e a mão esquerda dentro da vasilha com água gelada. Deixe as mãos submersas durante um minuto. Qual é a sensação? A mão direita sente a água quente e a mão esquerda sente a água fria, o que indica que a água quente está com temperatura superior à temperatura do corpo, e a água fria está com temperatura inferior à do corpo. Esta medida de temperatura é apenas relativa.

Em seguida, retire as duas mãos, ao mesmo tempo, e as coloque na vasilha que contém água da torneira, ou seja, água à temperatura ambiente. Qual a sensação de cada uma das mãos? Você vai notar que a mão que estava na água quente vai sentir uma sensação de frio e a mão que estava na água gelada sente uma sensação quente.

Esta experiência mostra que a sensação de quente e frio é relativa à temperatura do corpo. Por isso não se deve confiar no próprio corpo como “termômetro” a fim de se verificar, por exemplo, se outra pessoa está com febre.


Por Domiciano Marques
Graduado em Física

Material:

- 3 recipientes;
- Água fria, água morna e água quente.

Procedimento:

1- Encha os três recipientes: um com água fria, outro com água morna e outro com água quente (não demasiado para não queimar);

2 - Coloque uma mão na água fria e outra mão na água quente. Aguarde uns instantes, cerca de 1 minuto. A seguir coloque ambas as mãos na bacia com água morna. Qual a sensação?

Afinal, as mãos estão mergulhadas no mesmo recipiente, portanto a água está à mesma temperatura, mas o que se sente não é igual em ambas as mãos, uma parece estar mais fria que a outra.

Este fato pode ser explicado pela capacidade que nosso corpo tem de sentir a temperatura. Quando os nossos sentidos captam alguma coisa, o nosso cérebro adapta-se a essa situação. Sendo assim, quando tocamos em alguma coisa quente e depois noutra fria, o objeto frio vai parecer mais frio em relação à sua temperatura real.

Situação parecida acontece quando estamos em um ambiente quente e depois passamos para um frio, o nosso corpo sente muito mais o abaixamento de temperatura. Daí se explica por que os esquimós conseguem sobreviver em lugares tão gelados como os pólos, o organismo já está acostumado com aquele ambiente. Agora imaginem um esquimó em Cuiabá? Sentiria um calor insuportável!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)



https://olhonavaga.com.br/flashcards/cartao?id=21288




Compartilhe agora mesmo:

UNIDADE TEMÁTICA: Matéria e Energia

OBJETO DE CONHECIMENTO: Calor, temperatura, termômetro e suas aplicações.

HABILIDADE: (EF07CI02) Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.

Fonte adaptada: Capítulo 8 O calor e suas aplicações. 8.2 Calor e temperatura. Trocas de calor. Sensação térmica. Medição da temperatura. GEWANDSZNAJDER, Fernando e PACCA, Helena. Teláris Ciências, 7º ano. 3 ed. São Paulo: Editora Ática, 2018. p. 195-199.

Quanto maior a temperatura de um corpo (corpo quente), maior a energia cinética de suas partículas, isto é, mais rapidamente elas se movimentam.

Um estudante disse que, quando se encosta a mão no gelo, o frio do gelo passa para a mão

A temperatura é a grandeza física medida pelo termômetro que indica a agitação, ou ainda, a energia cinética média das partículas de um corpo ou de um ambiente.

A energia térmica na forma de calor passa espontaneamente sempre do corpo de maior temperatura (corpo quente) para o corpo de menor temperatura (corpo frio).

O calor é a energia em trânsito, isto é, uma energia que está sendo transferida espontaneamente de um corpo quente para um corpo frio por causa da diferença de tempera­tura entre eles.

Um estudante disse que, quando se encosta a mão no gelo, o frio do gelo passa para a mão

Um estudante disse que, quando se encosta a mão no gelo, o frio do gelo passa para a mão

Atividades Calor, Temperatura, Termômetro e Suas Aplicações

1. Um estudante disse que, quando se encosta a mão no gelo, o frio do gelo passa para a mão. Analise a afirmação desse estudante.

Resposta: A afirmação está errada. As sensações térmicas são consequência das transferências de calor entre os corpos, e o sentido de transferência é sempre do corpo com maior temperatura para o corpo com menor temperatura.

2. Você retira uma lata e uma garrafa de vidro de refrigerante que estavam há bastante tempo na geladeira. Porém, a sensação térmica é de que a lata está mais gelada que a garrafa.

a) Por que isso ocorre?

Resposta: Porque a transferência de energia na forma de calor das mãos para a lata é mais rápida do que para a garrafa.

b) É esperado que a temperatura do líquido da lata seja mais baixa que a do líquido da garrafa?

Resposta: Não, é esperado que os dois líquidos estejam a temperaturas semelhantes, pois ambos estão expostos à mesma temperatura na geladeira, em uma situação de equilíbrio térmico.

c) Imagine que a lata e a garrafa ficaram fora da geladeira por 15 minutos e a temperatura ambiente era de 28 ⁰C. Nessa situação, é esperado que os recipientes liberem ou absorvam energia térmica? Justifique sua resposta.

Resposta: É esperado que os recipientes recebam energia térmica do ambiente, pois a temperatura do ar é mais alta do que as temperaturas da garrafa e da lata.

3. “Feche logo a porta da geladeira para o frio não sair!”. Essa frase está correta, de acordo com o que você aprendeu sobre a forma como o calor é transferido de um corpo para outro? Por que a recomendação de fechar logo a porta é válida? Justifique sua resposta.

Resposta: A frase não está correta porque não é o “frio” que sai da geladeira, mas o calor (energia térmica em fluxo) do ambiente que entra.
É importante fechar logo a porta para não deixar entrar energia na forma de calor, o que faria a geladeira consumir mais energia elétrica para baixar sua temperatura interna.

Compartilhe agora mesmo:

Um estudante disse que, quando se encosta a mão no gelo, o frio do gelo passa para a mão

Um estudante disse que, quando se encosta a mão no gelo, o frio do gelo passa para a mão

ATIVE A ATENÇÃO DA SUA TURMA EM SUAS AULAS DE CIÊNCIAS!

Baixe grátis 2 (dois) modelos de atividades práticas 👇

Digite seu e-mail para receber o arquivo

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Seja o primeiro a comentar!

Quando se encosta a mão no gelo o frio do gelo passa para a mão análise a afirmação desse estudante?

A afirmação está incorreta. Explicação: Ao colocar a mão no gelo, a energia térmica contida em seu corpo, começa a passar para o gelo em forma de calor. Assim ele sente a sensação de frio, pois perde calor.

Por que o frio do gelo passa para a mão?

O frio do gelo não passa para a mão: é o calor da mão que passa para o gelo.

Quando uma pessoa coloca a mão no gelo o calor da mão passa o gelo e não o contrário?

Resposta verificada por especialistas. Resposta: 1) A afirmação está incorreta. Calor flui entre dois corpos em virtude da diferença de temperatura entre eles, fluindo do corpo de maior temperatura para o de menor.