Vivo sem rede móvel por quê

A Anatel determinou uma sanção de obrigação de fazer para a Vivo, e a operadora deverá investir pelo menos R$ 45,15 milhões na expansão da cobertura móvel com 4G em distritos e localidades que ainda não são atendidas pela tecnologia. O valor foi convertido de uma multa que deveria ser cobrada da prestadora.

Vivo sem rede móvel por quê
Vivo Móvel (Imagem: Vitor Pádua / Tecnoblog)

A sanção da Anatel não especifica quais localidades precisam ser cobertas, mas a agência impõe uma lista para que a operadora escolha onde irá investir — confira a relação no site da agência. Esses locais não poderão ser atendidos por compartilhamento (RAN Sharing), swap, aluguel de redes, contratos de exploração industriais ou outros meios contratuais.

Sendo assim, a Vivo fica obrigada a levar toda a infraestrutura necessária para ativar o 4G esses locais. A Anatel também exige que pelo menos 70% do valor seja investido em localidades situadas na região Nordeste, e pelo menos 60% do montante seja destinado às regiões contidas no primeiro quartil populacional.

Com a sanção, a Anatel espera melhorar a cobertura 4G nas localidades que ainda não são atendidas pela tecnologia, especialmente aquelas localizadas na região Nordeste. A agência também firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a TIM para melhoria de serviços.

Vivo receberá multa caso não cumpra decisão

A Anatel estipulou o prazo de 60 dias para que a Vivo informe para a agência sua opção pela sanção de obrigação de fazer. A operadora também deverá informar as localidades escolhidas para o cumprimento da punição.

Se a Vivo recusar a ampliação do 4G nas localidades, a Anatel irá aplicar multa com valor da sanção. Caso a operadora aceite a obrigação, deverá apresentar comprovação de instalação da nova infraestrutura em até 30 dias após o término do prazo de instalação estipulado.

O problema é que o prazo estipulado pela Anatel é longo: a agência determina o cumprimento da sanção até 20 de janeiro de 2025.

Leilão do 5G obriga operadoras a expandirem 4G

Graças ao leilão do 5G, Claro, TIM e Vivo também deverão expandir a cobertura 4G em localidades. Ao arrematar a faixa de 2,3 GHz, as operadoras se comprometeram a cobrir com tecnologia de quarta geração 7.340 localidades não-sede, incluindo cidades, vilas, áreas urbanas isoladas e aglomerados rurais.

Falando em número de cidades, a TIM é a operadora com maior cobertura 4G, com sinal em 5.090 municípios, seguida por Vivo (4.607) e Claro (3.178). Quando se fala do 5G, os números são bem diferentes: apenas as capitais são atendidas, com menos de 6% das antenas móveis.

AnatelVivo

Status da reclamação:

Não respondida

Esta reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

Olá, tenho o plano controle da VIVO para meu celular, porém de forma frequente como hoje dia 18/08 desde manhã até esse momento 12:38h o celular não para de me avisar e ficar com um triangulo de alerta avisando que está 'sem serviço de dados' "serviço temporatiamente bloqueado pela rede móvel".
Já liguei na Vivo e me falatam pra verrificar e alterar a configuração do celular mas não resolveu. Ja reiniciei o celular tb não resolve. Mas fui informado que isso é falha na antena da Vivo. Desativei o chip da VIVO e deixei da outra operadora que tenho no mesmo celular e o funcionamento é perfeito! Pior que moro numa área central da cidade e mesmo quando essa falha da antena da Vivo não ocorre, o sinal de internet é instavel sem sempre ficando 4G.
Ah e não é só no meu aparelho que isso ocorre.
Gostaria mais do que relatar esse problema para a VIVO, pedir para que resolva isso, certamente os clientes dessa região ficarão satisfeitos e com um serviço de qualidade.

Nenhum problema foi detectado no serviço Vivo

Está tendo problemas? Envie uma reclamação abaixo.

Atualizado 3 minutos atrás: Maior empresa de telecomunicações do Brasil, a Vivo é uma marca da Telefônica Brasil, uma subsidiária do grupo espanhol Telefonica. A Vivo está sediada no bairro do Brooklin Novo, em São Paulo, e oferece serviços de telefonia móvel, telefonia fixa e Internet banda larga, dentre outros.

Vivo problemas nas últimas 24 horas

O gráfico a seguir mostra o número de reclamações sobre falha no serviço Vivo que recebemos por hora do dia nas últimas 24 horas. Consideramos que há uma interrupção quando o número de reclamações é maior do que a linha de base, representada pela linha vermelha.

No momento, não detectamos nenhum problema no serviço Vivo. Você está tendo falhas ou interrupções em algum serviço? Deixe uma mensagem nos comentários!

Problemas mais relatados:

Mapa de falhas e interrupções no serviço Vivo

As últimas reclamações sobre falhas, interrupções e problemas vieram de Belo Horizonte, Fortaleza, São Paulo, Araraquara, Belo Horizonte, Londrina, Hortolândia, Salvador, Mossoró, Palmas, Alfenas, Itarema, Rio de Janeiro, Curitiba e Campinas.

Carregando mapa, por favor aguarde...

Reclamações sobre problemas no serviço Vivo

Reclamações sobre falhas, interrupções e problemas mais recentes nas redes sociais:

  • Vivo sem rede móvel por quê
    Thales Yonkou (@tksheep) relatou um problema 6 horas atrás

    @vivobr Sério, não faz sentido! O técnico da @vivobr veio hoje arrumar a internet, caindo de 5 em 5 minutos, desde JULHO/22. Deu ordem de serviço finalizada e uma hora depois o serviço parou totalmente. O cara mexeu e ficou pior do que tava. Né possível a

  • Vivo sem rede móvel por quê
    Thales Yonkou (@tksheep) relatou um problema 6 horas atrás

    Vou começar a pegar ações contra a @vivobr na zona leste, já são quatro meses de serviço ruim. Não tem um dia que funciona normal. Isso quando funciona né. O que acham de anular quaisquer cobranças e demandar uma multa diária? Quem trabalha online ainda pode pedir indenização.

  • Vivo sem rede móvel por quê
    tavo | #HaddadÉLula ⚘ (@TA_TAVO) relatou um problema 6 horas atrás

    @phiapus @vivobr @ClaroBrasil Aconteça o que acontecer, nao mude pra Claro. Tenho que sair de dentro de casa pra fazer/receber ligações e minha internet móvel simplesmente não funciona em Planalto. De acordo com teu tt, também não irei pra Vivo. 🤡🤡🤡🤡

  • Vivo sem rede móvel por quê
    Priscila Apocalypse (@priscil4_) relatou um problema 7 horas atrás

    @williamgueiros @vivobr O pior que meu caso não adianta por outro número e nem outra empresa de telefonia porque eles bloquearam meu dispositivo e não funciona nacionalmente e nem internacionalmente. Absurdo! Realmente tem que apelar 😔 espero que a @vivobr resolva logo isto da melhor forma

  • Vivo sem rede móvel por quê
    william melo gueiros (@williamgueiros) relatou um problema 7 horas atrás

    @priscil4_ @vivobr Depois de 1 mês sem resolução. O advogado entrou com um pedido de urgência. O juiz ordenou e mesmo assim nada de celular por mais 20 dias. Aí recebi uma multa por cada dia de descumprimento. Mas te falar só queria receber meus SMS

  • Vivo sem rede móvel por quê
    Ma (@fonsecacoms) relatou um problema 7 horas atrás

    @vivobr Alias, muita cara de *** falar qque pelo app resolve de forma rapida e simples. NUNCA resolveu. Cara de *** da *****

  • Vivo sem rede móvel por quê
    Ma (@fonsecacoms) relatou um problema 7 horas atrás

    @vivobr Sim. E nao resolveu, nunca resolveu. So vc ver tds as msgs q ja mandei p vcs.

  • Vivo sem rede móvel por quê
    Alexsandro Norberto (@als_norberto) relatou um problema 7 horas atrás

    @ClaroBrasil é uma operadora lixo, presta um péssimo serviço e seus atendentes são despreparados e mal educados. Maior arrependimento da minha vida foi ter saído da @vivobr e ter ido pra essa *****.

  • Vivo sem rede móvel por quê
    1 sapatão de Recife (@pobreduda) relatou um problema 7 horas atrás

    não vejo a hora de trocar essa ***** dessa net da @vivobr

  • Vivo sem rede móvel por quê
    P3xe - Fortnite Balls (@P3xe_fds) relatou um problema 7 horas atrás

    @vivobr a única coisa q eu espero é um cacete na tua *****, toda vez é a msm ***** e vcs só pioram a net

  • Vivo sem rede móvel por quê
    Juliana Villela Teixeira (@JulianaVillela7) relatou um problema 8 horas atrás

    @vivobr O problema não é comigo não, é com a @priscil4_ !

  • Vivo sem rede móvel por quê
    Psycho Killer 🇧🇷🕊#13🚩 (@RnZeera) relatou um problema 8 horas atrás

    @vivobr ***** VIVO, 2 DIAS PARA ME RESPONDER E DAR VÁCUO NA ***** DA DM??? Minha conta é mt cara para ficar me HUMILHANDO PARA TER UM SERVIÇO QUE EU PAGO E NÃO CONSIGO USAR… EU SÓ QUERO UM SMS DE CONFIGURAÇÃO PARA A DROGA DO MEU CHIP FUNCIONAR CORRETAMENTE, pois eu troquei 1/2

  • Vivo sem rede móvel por quê
    Orange tree (@Sams_BFF) relatou um problema 8 horas atrás

    Nunca reclamei da @vivobr mas agora vou. Sou cliente de vcs desde sempre e vcs se recusam a trocar meu aparelho de TV extremamente ultrapassado só porque não tá quebrado? Meu anjo esse negócio aqui tá igual um celular tijolão me recuso a ficar pagando sem receber o melhor servico

  • Vivo sem rede móvel por quê
    henry (@forvjun) relatou um problema 9 horas atrás

    @vivobr será que está difícil de vocês responderem a dm? eu PRECISO de uma resposta ou vou cancelar o plano

  • Vivo sem rede móvel por quê
    mario aurelio da silva 🇺🇦 (@marioaurelioda1) relatou um problema 9 horas atrás

    @vivobr @vivobr estou precisando de um ajuda aqui.....meio urgente 🚒🫵💥 inbox

  • Vivo sem rede móvel por quê
    André Pinto (@pintoalp) relatou um problema 9 horas atrás

    @vivobr comprei chip mas o serviço de cadastro é horrível. Já estou arrependido. #vivo

  • Vivo sem rede móvel por quê
    pedro soldera (@psoldera0) relatou um problema 9 horas atrás

    Parabéns @vivobr, sem suporte bom, sem internet boa, inacreditável como um serviço desse simplesmente CAI DO NADA

  • Vivo sem rede móvel por quê
    ana (@swftgomz) relatou um problema 9 horas atrás

    Tá ficando **** ter @vivobr aqui hein Fiquei o final de semana inteiro sem serviços e ai segunda feira o técnico veio arrumar um problema besta CAUSADO POR OUTRO TECNICO que veio mexer no poste e desligou algo e agora novamente sem serviços NAO DEU NEM UMA SEMANA DE USO PQPe

  • Vivo sem rede móvel por quê
    Bruh (@bruno22001) relatou um problema 9 horas atrás

    @vivobr Olá, sou sim, mas não tenho problema c vcs não, apenas com a outra operadora que vive me incomodando para mudar meu plano da vivo para o dela.

  • Vivo sem rede móvel por quê
    Priscila Apocalypse (@priscil4_) relatou um problema 9 horas atrás

    @vivobr Os protocolos até agora sem resolução nenhuma: 20229100910376 20229100953253 20229101000064 20229102002038 20229102026132 20229102255287 20229102266724 20229102669127 20229102688469 20229104751059 20229130341202 20229132069686 20228967637589 20229102688469 20229101000064

  • Vivo sem rede móvel por quê
    Priscila Apocalypse (@priscil4_) relatou um problema 9 horas atrás

    @vivobr Os protocolos até agora sem resolução nenhuma: 20229100910376 20229100953253 20229101000064 20229102002038 20229102026132 20229102255287 20229102266724 20229102669127 20229102688469 20229104751059 20229130341202 20229132069686 20228967637589 20229102688469 20229101000064

  • Vivo sem rede móvel por quê
    you better don’t pee on me (@wesllcamargo) relatou um problema 10 horas atrás

    @vivobr Nao adianta estar a disposição e não resolver o problema.

  • Vivo sem rede móvel por quê
    Karen (@Karen_sinha) relatou um problema 10 horas atrás

    @vivobr como o sinal dos dados móveis pode ser tão ruim? Não atualiza Facebook, não abre stories do Instagram, não abre vídeos no status do whatsapp, mensagens de whatsapp demora pra ser enviada e recebida. Nossa muito muito ruim, péssimo

  • Vivo sem rede móvel por quê
    LLL Bane (@baneessecaralk_) relatou um problema 10 horas atrás

    @vivobr que sacanagem é essa, toda vez que entro no serasa aparece a ***** de uma conta no meu nome (sendo que não fiz nenhum plano)

  • Vivo sem rede móvel por quê
    sik 🇵🇸 #FreePalestine (@sik1921) relatou um problema 11 horas atrás de Belo Horizonte, Minas Gerais

    Inacreditável como o serviço da @vivobr consegue ser pior que o da Claro

  • Vivo sem rede móvel por quê
    Alienígena não tão do passado. (@sheilasmathias) relatou um problema 11 horas atrás

    Ninguém tem tudo na vida, mudei da Claro pra @vivobr porque não conseguia fazer ligações o telefone só vivia dando sinal de desligado, agora na Vivo consigo ligar de boa, mas o 4g deus me free de tão ruim. 4G da vivo pior internet que existe.

  • Vivo sem rede móvel por quê
    Sergio Cozzolino★彡 🇧🇷 (@SergioCozzo) relatou um problema 11 horas atrás

    @NBA Assinei o League Pass pela @vivobr dia 10 de outubro até hoje estou sem acesso ao serviço.

  • Vivo sem rede móvel por quê
    yasmin (@yasmuller) relatou um problema 11 horas atrás

    @vivobr vocês não tem um número de telefone pra atendimento? porque requisitando pelo site não recebo resposta pra nenhuma solicitação. que palhaçada

  • Vivo sem rede móvel por quê
    JPBentim (@JPBentim) relatou um problema 11 horas atrás

    @kohinata_maya @vivobr Eu to com o msm problema e ngm ao menos tenta resolver. O pior é q a @vivobr ta cagando pra td mundo, patética d+ a atitude dessa pseudo-operadora! Que vá a falência.

  • Vivo sem rede móvel por quê
    maya ⚢ (@kohinata_maya) relatou um problema 11 horas atrás

    @JPBentim @vivobr não resolveram, e eu sinceramente não acredito que ninguém que tenha me atendido nas várias vezes que reclamei sequer tenha entendido o problema ¯\_(ツ)_/¯

Porque a rede da Vivo não está funcionando?

Verifique também seu chip, ele pode ter sido danificado dentro do seu aparelho. Por conta disso, uma opção é verificar se ele está intacto ou estragado e, por isso, os dados móveis não funcionam. Algumas vezes, você pode ter desativado a função de rede móvel e basta habilitá-la novamente.

Porque a rede móvel do celular não funciona?

A razão dos dados móveis não funcionarem pode ser por vários motivos. Dentre eles, estão: falta de configuração da internet no aparelho, intensidade do sinal baixa, Modo Avião ativado, limite do pacote de internet atingido e o mal estado ou inserção do chip no aparelho.

Como fazer o sinal da Vivo voltar?

Remova o chip Inicie o aparelho sem ele e desligue-o de novo. Insira o chip outra vez, ligue o dispositivo e verifique se o “modo avião” ou “modo offline” está ativado. Caso esteja, desabilite a opção e reinicie o aparelho outra vez.

O que fazer quando a rede móvel não está disponível?

Como resolver o erro de rede móvel indisponível?.
Colocar o celular no modo avião por alguns segundos. ... .
Selecionar uma rede manualmente. ... .
Acionar os dados roaming. ... .
Corrigir erro de firmware. ... .
Restaurar as configurações de fábrica. ... .
Verificar seu chip. ... .
Atualizar seu sistema operacional..