Substâncias psicoativas classificadas como estimulantes


Assinale a alternativa que apresenta somente substâncias psicoativas classificadas como estimulantes.

A) Anfetamina, cocaína e crack.

B) Álcool, heroína e morfina.

C) Ansiolítico, antipsicótico e benzodiazepínicos.

D) Maconha, LSD e ecstasy.


Vamos para o Anterior: Exercício 13

Tente Este: Exercício 8

Primeiro: Exercício 1



Oi galera! Vai aí um aviso importante nesse momento que estamos vivendo.

Com tanta gente usando a internet, o número de roubos e ameaças aumentaram muito, tem muita gente perdendo dinheiro e tendo seus dados pessoais roubados.

Para evitar isso, sugiro que todos tenham uma boa proteção!

A muitos anos eu uso um antivírus muito bom que protege meu computador, tablet e celular. Aproveitei pra instalar pra minha esposa e pros meus pais também, assim é certeza que todos estão protegidos!

Eu uso o Kapersky há mais de 10 anos e posso garantir a qualidade dele.
Se adquirir, também vai estar nos ajudando no desenvolvimento do site!

Clique aqui para saber mais!


Substâncias psicoativas classificadas como estimulantes

Podem ser lícitas (álcool) ou ilícitas (cocaína, crack, maconha). De acordo com sua ação no sistema nervoso, essas drogas podem ser classificadas em depressoras (álcool), estimulantes (cocaína, crack, anfetamina) e perturbadoras (maconha, LSD).

Quanto à origem as drogas podem ser classificadas como?

A maioria das drogas tem como origem algum tipo de planta, como a maconha e o ópio. Segundo essa descrição, substâncias como analgésicos ou antiácidos são também consideradas drogas. A diferença é que, nesse caso, são drogas legalizadas e seu uso é feito por meio de prescrição médica.

Quais são as categorias das drogas?

Do ponto de vista legal as drogas podem ser classificadas como drogas lícitas e ilícitas. Drogas lícitas: as que podem ser livremente comercializadas e as que estão submetidas a certas restrições. Por exemplo, bebidas alcoólicas e tabaco não podem ser comercializados para crianças e adolescentes.

Quais são as substâncias psicoativas classificadas como estimulantes?

As substâncias que compõem o grupo de Estimulantes do SNC são:

  • Cafeína.
  • Nicotina.
  • Anfetamina.
  • Cocaína.

Como pode ser classificada às drogas?

Do ponto de vista legal as drogas podem ser classificadas como drogas lícitas e ilícitas. Drogas lícitas: as que podem ser livremente comercializadas e as que estão submetidas a certas restrições. Por exemplo, bebidas alcoólicas e tabaco não podem ser comercializados para crianças e adolescentes.

O que são drogas estimulantes de exemplo?

Os estimulantes mais conhecidos são a cocaína, a anfetamina e derivados anfetamínicos (conhecidos como remédios para emagrecer). As anfetaminas também são conhecidas como bola, boleta, pedra. O QUE SÃO ANFETAMINAS? São produtos sintéticos, obtidos em laboratórios.

As drogas psicotrópicas agem no sistema nervoso central, produzindo alterações de comportamento, humor e cognição. De acordo com a ação destas no organismo do indivíduo, um pesquisador francês, denominado Chaloult, classificou as drogas em três grandes grupos:

Drogas estimulantes do sistema nervoso central:

Estas substâncias aumentam a atividade cerebral, uma vez que imitam ou cooperam com os neurotransmissores estimulantes do organismo do indivíduo, como a epinefrina e dopamina. Assim, dão sensação de alerta, disposição e resistência, mas que, ao fim de seus efeitos, conferem cansaço, indisposição e depressão, devido à sobrecarga que o organismo se expôs.

Algumas delas são:


nicotina cafeína anfetamina cocaína crack merla

Drogas depressoras do sistema nervoso central:

Tais drogas apresentam uma diminuição das atividades cerebrais de seu usuário, deixando-o mais devagar, desligado e alheio; menos sensível aos estímulos externos.

Algumas delas são:

álcool inalantes/solventes soníferos ansiolíticos antidepressivos morfina

Drogas perturbadoras do sistema nervoso central:

São aquelas drogas cujos efeitos são relativos à distorção das atividades cerebrais, podendo causar perturbações quanto ao espaço e tempo; distorções nos cinco sentidos e até mesmo alucinações. Grande parte destas substâncias é proveniente de plantas, cujos efeitos foram descobertos por culturas primitivas, associando as experiências vivenciadas a um contato com o divino.

Algumas delas são:

maconha haxixe ecstasy cogumelo LSD medicamentos anticolinérgicos.

Por Mariana Araguaia Graduada em Biologia

Publicado por Mariana Araguaia de Castro Sá Lima

O QUE SÃO ESTIMULANTES?

São substâncias capazes de acelerar o funcionamento do cérebro e com esta hiperexcitabilidade aumentam o estado de alerta, diminuem o sono e o apetite, e aumentam a capacidade física para o trabalho e esportes, apesar de diminuir o desempenho. Os estimulantes mais conhecidos são a cocaína, a anfetamina e derivados anfetamínicos (conhecidos como remédios para emagrecer). As anfetaminas também são conhecidas como bola, boleta, pedra.

O QUE SÃO ANFETAMINAS?

São produtos sintéticos, obtidos em laboratórios. Existem várias drogas anfetamínicas com efeito estimulante similar. Elas podem ser ingeridas na forma de comprimidos e também ser injetadas. A anfetamina é uma droga ilícita, mas alguns anfetamínicos são disponíveis no mercado para uso médico. Clique aqui para ver fotos.

PARA QUE SÃO USADAS?

As drogas semelhantes a anfetamina são usadas com propósitos médicos em vários casos:

v    Para facilitar a perda de peso

v    Para controle de doenças comportamentais de crianças (hiperatividade)

v    Para controle de sintomas de narcolepsia (alteração do sono – quando a pessoa dorme em qualquer local e hora do dia).

Muito mais freqüentemente são usadas com fins de abuso.

Só podem ser receitadas por médicos.

QUEM UTILIZA?

São utilizadas, de forma não médica, à vezes:

v    Por desportistas, para suportar um maior esforço

v    Por estudantes, para manter-se por maior período de tempo acordados

v    Por pessoas que utilizam álcool ou tranquilizantes e desejam obter um efeito contrário aos mesmos.

Estudantes brasileiros, de primeiro e segundo grau, usam ilicitamente substâncias anfetamínicas para ficarem acordados ou diminuir o peso. Em Porto Alegre compões terceira droga mais usada pelos estudantes, principalmente do sexo feminino.

POR QUE SÃO USADAS COM FIM DE ABUSO?

Nas doses usuais os derivados anfetamínicos aumentam o sentido de alerta e previnem a fadiga (cansaço). Outra razão para o uso abusivo é que elas causam euforia (um tipo de alegria), e aumento dos reflexos, o que dá a impressão para o indivíduo de que ele é mais sociável, mais falante e mais eficiente nas atividades físicas. Além disso, algumas vezes começam a ser usadas para diminuir o apetite e, quando a pessoa deseja parar de usar, não é capaz. Portanto, mantém o uso pela dependência.

O QUE FAZEM DE MAL PARA A SAÚDE?

O abuso de anfetamínicos pode causar vários tipos de problemas. Muitos problemas relacionam-se com o fato de a pessoa ser incapaz de avaliar sua condição física e psicológica, quando sob ação da droga. Outras complicações são associadas com os efeitos das drogas, tais como:

v    Irritabilidade, tensão ansiedade, tremor fino e perda de peso, com deficiência alimentar

v    Problemas cardíacos, com aumento da pressão arterial e arritmias (coração bate em ritmos alterados)

v    Associadas com a administração da droga, como problemas de infecção no local de injeção ou, até mesmo generalizada (AIDS, hepatite)

v    Condições de emergência, tais como febre e convulsões ou psicose aguda pelo uso de doses muito altas

PRODUZEM DEPENDÊNCIA?

Sim. Sabe-se que o uso continuado destas drogas ocasiona necessidade de aumentar a dose para produzir efeito igual ao efeito obtido no início do uso (chama-se tolerância). Diversos sinais e sintomas aparecem quando usuários regulares suspendem o uso da droga, o que é indicativo de dependência. A retirada pode ser acompanhada de fadiga e sonolência ou depressão (com alto potencial suicida), já existente ou não. Esquizofrenia prévia pode ser ativada.

EXISTE TRATAMENTO PARA O USUÁRIO DE ANFETAMINAS?

A retirada é o primeiro passo a ser tomado, porém a mesma deve ser realizada em um centro especializado, ou mesmo na própria residência, desde que existam cuidados médicos, pela síndrome da abstinência. A suspensão da droga compreende o início de tratamento que também precisa contar com a participação de psicoterapia, reuniões de grupos e ajuda de familiares.