Bioenergética: o que é quando surgiu quais são os objetivos e as linhas de vivência da biodança

Significado de Bioenergética substantivo feminino Estudo das transformações e trocas energéticas nos ou entre seres vivos e o ambiente. Sistema de terapia que combina respiração e exercícios corporais, psicoterapia e livre expressão de impulsos e emoções, para libertar energias psíquicas e físicas bloqueadas.

Quando surgiu a ginástica Bioenergética?

Foi desenvolvida por Alexander Lowen, em 1956, a partir da obra de Wilhelm Reich, psicanalista e discípulo de Freud. Esta técnica utiliza o trabalho corporal em busca da integração e equilíbrio entre corpo/mente humana.

Qual o principal objetivo da Bioenergética?

O objetivo da Bioenergética é, antes de tudo, ajudar as pessoas a tomar consciência de suas posturas, de suas atitudes de "blindagem" e das emoções associadas a essas posturas e atitudes.

Quais são os objetivos e indicações para a prática da Bioenergética?

A bioenergética trabalha com toda e qualquer questão emocional, sendo ainda mais eficiente no tratamento de bloqueios emocionais como fobias, transtornos obsessivos, ansiedade, depressão e baixa autoestima. Pode ajudar também pessoas com problemas no sistema respiratório, digestivo e até alguns distúrbios neurológicos.

O que é bioenergética e para que serve?

A terapia bioenergética é um tipo de medicina alternativa que utiliza exercícios físicos específicos e a respiração para diminuir ou retirar qualquer tipo de bloqueio emocional (consciente ou não) presente.

O que é bioenergética Brainly?

O termo bioenergética refere-se às fontes de energia para a atividade muscular. ... A bioenergética é uma terapia que permite ao Homem reconectar-se com seu corpo, aproveitando ao máximo seu potencial.

Em que país surgiu a bioenergética?

Surgiu em Nova York, descoberto por um médico japonês, Yoshiaki Omura, em 1989. Porém, quem adaptou o método e o chamou de bioenergética foi o Dr.

Quem criou a bioenergética?

A Análise Bioenergética é uma forma específica de psicoterapia corporal, baseada na continuidade entre corpo e mente. Ela está enraizada no trabalho de Wilhelm Reich e foi fundada por Alexander Lowen.

São características presentes na abordagem bioenergética?

Fazem parte da análise Bioenergética três aspectos fundamentais: história de vida da pessoa, postura corporal e o padrão de comportamento.

Qual é a Bioenergética?

  • Conteúdo não verificável poderá ser removido .—Encontre fontes: Google ( notícias, livros e acadêmico) (Abril de 2018) Bioenergética é uma técnica corporal desenvolvida pelo psicanalista estadunidense Alexander Lowen, a partir dos estudos de Wilhelm Reich .

Qual o objetivo da análise bioenergética?

  • O objetivo da Análise Bioenergética é reequilibrar o paciente, desbloquear a circulação, em geral carregada de repressões, de tal forma que ao longo da terapêutica ocorre auto-percepção - a pessoa se dá conta de sua história, seus traumas e dificuldades – e, desta forma, retorno da fluidez natural do organismo (MONTEIRO, 2007).

Qual a eficácia das sessões de bioenergética?

  • A eficácia das sessões de bioenergética depende da melhor comunicação entre o terapeuta e seu cliente. É necessário que este colabore intensamente com o processo, doando de si mesmo nesta terapêutica, pois o profissional pode apenas oferecer a ele um procedimento técnico, no qual é imprescindível a sua participação ativa.

Quais são as energias produzidas a partir de biomassa?

  • São exemplos de energias obtidas a partir de biomassa o etanol (álcool) produzido a partir da cana-de-açúcar e também o biodiesel, que por sua vez é produzido a partir de sementes oleaginosas, como a soja e a mamona. Cabe ainda ressaltarmos que toda bioenergia é também uma energia renovável, porém nem toda energia renovável é uma bioenergia.

A terapia bioenergética, criada e desenvolvida a partir de 1953 por Alexander Lowen médico e psicoterapeuta, têm suas raízes nos fundamentos teóricos de wilhel Reich psicanalista discípulo de Freud. De acordo com Reich e Lowen, a história de cada indivíduo está armazenada na estrutura do corpo. Todas  experiências vividas, o impacto das relações da primeira infância e os traumas físicos e emocionais são armazenados e contidos no corpo na forma de padrões e tensão muscular crônica. A terapia bioenergética contribui para construção de um corpo saudável e equilibrado proporcionando aos seus praticantes tranquilidade, equilíbrio emocional e relaxamento. Também ativa o fluxo energético e renova a energia vital do indivíduo, trabalhando não só o corpo físico, mas a mente e o emocional. A respiração é um componente fundamental dessa terapia, pois é alterada de acordo com a situação, pode ser mais lenta em situações de tristeza e mais rápida em situação de estresse. A terapia bioenergética se utiliza de exercícios corporais para melhora da saúde física e psíquica, pois o que acontece com o corpo, acontece também com a mente. Exercícios com a pélvis são direcionados para o desbloqueio de problemas relacionados com a sexualidade. Os direcionados com o diafragma buscam maior intensidade da respiração. Com as pernas e pés direciona o indivíduo para conexão com sua realidade. Os direcionados ao pescoço e nuca, buscam o alívio das tensões nessa área, promovendo o relaxamento. Todos os exercícios corporais são direcionados para a expressão de sentimentos e emoções reprimidas. O objetivo da terapia bioenergética é reequilibrar o indivíduo, desbloquear as repressões e tensões físicas e psíquicas, de tal forma que ao longo da terapêutica ocorre à auto expressão a pessoa se da conta de sua história, seus traumas e dificuldades- e desta forma, retorno da fluidez natural do organismo (Monteiro, 2007).

Descritores: Terapêutica; Corpo Humano; Respiração.

Ouça este artigo:

Dentro da biologia, a bioenergética é uma área que está muito ligada à bioquímica e que estuda as transformações de energia nos seres vivos. A cada minuto do dia milhares de reações químicas ocorrem por todo o organismo, essas reações são denominadas de metabolismo. Os processos celulares do organismo necessitam de energia tanto para serem iniciados como para terem continuidade. Essa energia vem dos nutrientes alimentares, mas ela não é aproveitada diretamente dos alimentos. Ela é recolhida e conduzida como uma forma acessível de energia através de um composto rico em energia (ATP – adenosina trifosfato) por meio das vias metabólicas celulares, que são estudadas pela bioenergética.

Entre os processos responsáveis pela produção de energia nos seres vivos temos respiração celular, que é o processo através do qual as células obtêm energia e consiste na quebra de moléculas ricas em energia (geralmente a glicose) com auxílio do oxigênio. Resulta na produção de gás carbônico com consequente liberação de energia para o organismo. Esse processo tem três fases:

Glicólise – é um processo anaeróbico que ocorre no citoplasma celular. Consiste na quebra de uma molécula de glicose em duas moléculas de piruvato (um composto que possui três carbonos) através de dez reações químicas sucessivas, que ocorrem de forma lenta.

Ciclo de Krebs – é a segunda fase da respiração e ocorre no interior da mitocôndria (matriz mitocondrial). Caracteriza-se por um conjunto de oito reações químicas sequenciais, sendo que quatro delas ocorre com a liberação de energia que é armazenada na forma de NADH e FADH2. Para que o ciclo seja iniciado é necessária a formação da molécula de acetil-CoA, que é proveniente da remoção do grupo carboxila na forma de CO2 do piruvato. O acetil-CoA se combina com um ácido chamado oxaloacetato, dando origem ao citrato, que é transformado em isocitrato. O isocitrato é desidrogenado, com liberação de CO2 e a formação de um composto chamado α-cetoglutarato. Mais um CO2 é liberado do α-cetoglutarato, formando o succinil-CoA que passa por uma reação e é convertido em succinato.  O succinato é oxidado a fumarato, que é hidratado e produz malato. Por fim, o malato é oxidado a oxaloacetato. Considerando que cada molécula de glicose produz dois acetil-CoA, ao final do ciclo de Krebs serão produzidos 6 NADH, 2 FADH2, 4 CO2 e 2 ATPs.

Cadeia respiratória – fase que ocorre nas cristas mitocondriais e é responsável pela maior parte do ATP produzido durante a respiração celular. As moléculas transportadoras de elétrons NADH e FADH2 percorrem a cadeia transportadora de elétrons, que é formada por proteínas integrais de membrana, até chegarem ao oxigênio (aceptor final), que forma água. Durante a passagem dos elétrons pela cadeia transportadora ocorre liberação de uma grande quantidade de energia, armazenada na forma de ATP. No final da respiração celular há um saldo positivo de 30 ou 32 moléculas de ATP por molécula de glicose.

A fermentação, assim como a respiração celular, é um processo de obtenção de energia a partir da quebra de moléculas ricas em energia, geralmente a glicose. Porem a fermentação ocorre na ausência de oxigênio. A fermentação láctica produz o ácido láctico como composto principal. Bactérias fermentadoras, como as do gênero Lactobacillus, precisam de energia para sobreviverem e manterem seu metabolismo. Como fonte de energia, essas bactérias utilizam a lactose, que é quebrada por enzimas produzidas pelas bactérias. Essa quebra forma a glicose e a galactose. É a partir da glicose que ocorre a fermentação, originando como produto final o ácido láctico. Células musculares também são capazes de realizar fermentação láctica quando o organismo é submetido a esforço físico intenso.

A fermentação alcoólica parte do piruvato, que é convertido em acetaldeído e posteriormente em álcool etílico. Esse tipo de fermentação é realizado por fungos unicelulares (leveduras), com destaque para o fungo Saccharomyces cerevisae, também conhecido como fermento biológico. A fermentação alcoólica é comumente utilizada na produção de cervejas e vinhos. Tanto a fermentação láctica como a alcoólica tem como saldo final 2 ATPs.

Referências:

Silva, D. A. F. et al. Bioenergética do metabolismo celular: ATP e exercício físico. Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício – v.8, n.4 - outubro/dezembro 2009.

D'Angelo, F. S. Bioenergética e química celular. Jaleko Acadêmicos. Disponível em: < https://www.jaleko.com.br>.