Como fazer o pão crescer rápido

Eu não sou lá muito fera na arte da panificação, mas algumas coisas eu aprendi com as minhas tentativas (e erros) e acho que tenho algumas dicas para compartilhar com vocês que tem dificuldades na hora de fazer pães. Tenho certeza que vai ajudar pelo menos um pouquinho.

Em geral, a maioria das receitas de pães tem as seguintes etapas: 1. misturar ingredientes; 2. sovar por uns 10 minutos; 3. deixar crescer até a massa dobrar de tamanho; 4. modelar os pães; 5. deixar crescer novamente;

6. assar.

Observando estas etapas já posso sinalizar 2 erros muito comuns que fazem as receitas darem errado:

1. Sovar pouco. Muita gente só mistura os ingredientes e acha que já é suficiente, mas é preciso sovar. Você pode sovar em cima de uma superfície polvilhada com farinha ou dentro de um recipiente tipo bacia. Sovar é empurrar a massa com a palma da mão e puxar novamente para onde ela estava.

2. Não deixar crescer o suficiente. Não adianta você seguir uma receita no que diz respeito ao tempo necessário para deixar crescer. Pois o pão da “Maria” que está lá no Nordeste, onde a temperatura está 30ºC vai crescer muito rápido que o pão da “Joana” que está no Sul do país com temperatura ambiente de 18ºC. Então nesta etapa vale a observação, ou seja, o pão só pode ser modelado e assado quando a massa dobrar de tamanho, isso pode levar 1 hora ou 3 horas, portanto não sigam o tempo que a receita diz, observem se a massa dobrou de tamanho, leve o tempo que levar!

Agora que você já sabe como corrigir alguns possíveis erros, vamos a um truque que me ajuda muito.

Como fazer o pão crescer rápido

Como Fazer os Pães Crescerem mais Rápido:

Se vc mora em uma região onde o clima é mais frio, ou se resolver fazer pão no inverno pode ser que seus pães não cresçam porque o fermento precisa do calor para ser ativado. Neste caso eu tenho um truque que já ensinei em algumas postagens e vou colocar aqui novamente.

Ferva um pouco de água (de 500ml já basta) e coloque essa água numa bacia dentro do forno desligado. Junto com ela (na grade acima do forno) coloque a massa ou os pães já modelados para crescer (pode usar esse truque em ambas etapas). Mantenha o forno fechado por 1 hora. A umidade e o calor que a água recém-fervida promove dentro do forno faz o pão crescer que é uma beleza! Eu ainda gosto de cobrir a assadeira com plástico filme, assim a massa fica ainda mais abafada.

Boa sorte e não desistam! Eu perdi muitas receitas de pães até que um dia elas começaram a funcionar.

*Para aprender mais, veja também o post sobre os tipos de fermento http://panelaterapia.com/2016/02/tipos-de-fermentos.html

Se você acha que não tem "mão boa" para fazer pão em casa, saiba que o problema pode não ser dom, mas sim uma série de fatores que têm o poder de determinar o quanto a receita crescerá.

No entanto, os segredinhos para a massa aumentar de tamanho e para o próprio pão continuar crescendo no forno, enquanto assa, são simples, afirmam os especialistas.

Para Gerci Trezenzolli, professor do curso de gastronomia da Universidade Estácio de Sá, o primeiro cuidado está na escolha dos ingredientes.

- É fundamental que o fermento biológico seja de boa qualidade. Quanto mais novo e fresco, melhor para o crescimento do pão. O mesmo vale para a farinha de trigo. As melhores são as vendidas em embalagens de papel, que ajuda na oxigenação. Além disso, quanto maior a porcentagem de proteína da farinha, maior será o produto final. Hoje, no Brasil, já estão à venda opções com 9% de proteína. Prefira essas.

A temperatura e a umidade do ambiente são outros detalhes que influenciam diretamente no resultado do preparo, explica Maria Stela Martins Mendonça, professora de gastronomia do Centro Universitário Senac - Campos do Jordão.

- Para o fermento crescer, a temperatura ambiente deve estar entre 27 ºC e 35 ºC. Mais do que isso, ele morre. Menos, fica inativo. Se o clima estiver muito seco, valerá a pena borrifar um pouco de água no local em que a massa irá crescer.

Há ainda dois passos importantíssimos para que seu pão cresça: a sova da massa e o tempo que ela passará "descansando".

Segundo o professor da Estácio de Sá, quanto mais tempo a massa é sovada (amassada), mais glúten será formado. Essa substância tem relação direta com ação do fermento.

Depois de muito sovar por no mínimo 15 minutos, o cozinheiro deve "criar" um ambiente favorável para que a massa cresça. Em dias mais quentes, basta envolvê-la em um plástico.

Em dias frios e secos, ensina Maristela, uma dica é acender o forno antes, deixá-lo aquecer e, então, desligar o fogo.

- Quando a temperatura no interior do forno estiver morna, deve-se colocar a massa lá dentro, coberta por um pano de prato, e deixá-la crescer. Para umidificar o local, uma boa dica é borrifar um pouquinho de água.

Feito isso, é preciso esperar até que a massa dobre de tamanho, o que leva pelo menos 45 minutos - dependendo das condições climáticas e da qualidade dos ingredientes, lembra Trezenzolli.

- Em dias mais frios, o crescimento ocorre mais lentamente. Se você estiver uma massa do tamanho de um limão, espere até que ela fique do tamanho de uma laranja. Se crescer muito, triplicar de tamanho, por exemplo, não será uma boa.

Crença popular?

Há quem diga que o estado de humor de quem prepara uma receita pode contribuir ou atrapalhar o prato. Maristela diz nunca ter lido nenhuma pesquisa a respeito dessa questão, no entanto, afirma ter percebido que mulheres em período fértil conseguem alterar o resultado na produção dos pães.

- Talvez isso tenha a ver com a mudança hormonal.

Assando

Na hora de assar, deixe o forno em temperatura média (entre 200 ºC e 230 ºC). Quando o fogo está muito alto, o pão queima por fora e fica cru por dentro.

O ponto ideal é quando a casca estiver de cor catanho-dourada.

Para que o fundo do pão não fique queimado, o professor carioca tem outra carta na manga:

- Use duas assadeiras: coloque uma dentro da outra para formar uma barreira maior de alumínio.

Funciona.

Quem tem o hábito de preparar receitas de pão caseiro sabe que é um verdadeiro desafio fazer a massa crescer no inverno. Isso acontece porque as baixas temperaturas influenciam em como o fermento age na massa, principalmente quando se trata do fermento natural. Mas, para evitar esse problema, saiba que existem alguns truques que podem ajudar a massa de pão crescer no frio sem ser atrapalhada pelo clima. Dá uma olhada nas nossas dicas!

Fermento biológico seco é a melhor opção para fazer a massa de pão crescer no inverno

Quando a temperatura estiver abaixo dos 23°C, a primeira dica para fazer a massa de pão crescer é investir no tipo de fermento certo. O fermento químico, por exemplo, deve ser usado em receitas rápidas (e leves) que não exigem muito tempo de fermentação - como bolos, tortas e doces em geral -, mas não é indicado para preparar massas pesadas.

Neste caso, a melhor opção para os dias frios é apostar no fermento biológico seco. Além de possuir uma ação quase "instantânea" sobre a massa de pães caseiros, ele tem um tempo de fermentação menor que o fermento biológico fresco e o fermento natural, outros dois tipos apropriados para massas pesadas.

Para proteger a massa de pão do frio, cubra-a com um pano

O velho truque de cobrir a massa de pão com um pano para diminuir a interferência do ambiente também funciona para os dias de inverno! Na verdade, quando a temperatura cair é aí mesmo que você deve preparar um "cobertor" para acelerar o seu crescimento. Basta colocar a massa (já sovada) em um recipiente e envolvê-la com um pano. Isso ajuda a evitar o ressecamento da massa (principalmente se o pano estiver levemente umedecido com água) e prevenir o contato com ventos mais frios.

Que tal colocar a massa de pão no forno para acelerar o seu crescimento?

Outra maneira de acelerar o crescimento da massa de pão no inverno é colocá-la dentro de um forno levemente aquecido. Basta ligar o aparelho na temperatura mais baixa, deixar aquecer por 5 minutos, desligar o fogo e colocar a massa. Você também pode acrescentar uma tigela com água para deixar o local um pouco mais úmido - isso evita que a temperatura do forno consiga ressecar a massa de pão. Por fim, é só esperá-la dobrar de tamanho e, depois, terminar o seu preparo.

Com estas dicas e truques, diga adeus ao ‘molete’ raso, pouco fofo e espalmado. Saiba como fazer o pão crescer mais rápido e de forma eficiente.

Diga adeus às experiências menos felizes na cozinha no que toca à confeção dos seus pãezinhos. Quem nunca, depois de mil tentativas falhadas, acaba por desistir e acabar por optar pela padaria? E grande parte das causas destas experiências falhadas tem a ver com o facto do pão não crescer como devia e no tempo que devia. Mas com os truques que temos para si sobre como fazer o pão crescer mais rápido e de forma consistente, nunca mais vai querer outra coisa. Bons cozinhados!

As 10 dicas que vai querer para saber como fazer o pão crescer mais rápido

Como fazer o pão crescer rápido

Fonte: Unsplash / Wine Dharma

Dê uma ‘tareia’ no pão!

Não é mito. Uma das dicas de ouro para saber como fazer o pão crescer mais rápido é mesmo trabalhando de forma ‘agressiva’ a massa e durante uns bons minutos. O ideal é que bata o pão sobre uma superfície enfarinhada ou dentro de uma bacia. Mas há uma técnica: empurre a massa com a palma da mão e puxe novamente para onde ela estava.

Dê tempo ao tempo

O pão precisa do seu tempo e cada tipo de pão reage de forma diferente. É importante que siga as indicações das receitas, mas pode haver a necessidade de se adaptar. Um pão num local onde a temperatura é mais quente é natural que cresça mais rapidamente do que num local onde está sempre muito frio. Vá observando a evolução e tenha paciência.

Toalha húmida = pão crescido mais rapidamente!

Se quer que o seu pão cresça mais rápido, na hora de o colocar a descansar coloque uma toalha de cozinha humedecida por cima da taça. Ela deve estar levemente molhada mas não encharcada. Isto vai ajudar a criar um ‘microclima’ e fazer crescer a massa mais rápido.

Deixe a massa descansar

É mesmo mesmo importante deixar a massa de pão a descansar antes de a colocar a assar. Só assim ela tem tempo de crescer e de ativar as propriedades importantes para se tornar um pão saboroso, leve e arejado.

Pré-aqueça o forno

Este passo é essencial para saber como fazer o pão crescer mais rápido: não o coloque num forno ainda frio! A temperatura deve estar já bem estabelecida e entre os 175 °C e 260 °C, dependendo da receita que escolheu.

Não abuse no sal

Sim, claro que no pão é sempre necessário colocar uma pitadinha de sal. Mas não abuse! O sal em demasia anula o efeito do fermento, sabia? Coloque a quantidade imprescindível e, de preferência, deve ser um dos últimos ingredientes a adicionar.

Opte por frutos secos biológicos

Os frutos secos tradicionais têm na sua composição propriedades que funcionam de modo inverso aos ‘fungos’ do fermento que fazem o pão crescer. É por isso que é preferível que opte pelas versões biológicas dos mesmos.

Utilize fermento biológico seco instantâneo

Compre fermento biológico seco instantâneo, porque este produto é passível de ser ativado mais rapidamente. Isto não invalida, claro está, que siga todas as indicações da receita, desde bater no pão ao tempo de repouso e colocação no forno.

Como fazer o pão crescer mais rápido: especial microondas

Experimente colocar um copo ou taça próprio de ri ao microondas 240 ml cheio de água dentro do equipamento. Aqueça-o na potência alta durante dois minutos e após esse período, junte a tigela com a massa. Deixe a massa repousar cerca de 30 a 45 minutos e volte a aquecer a água novamente. Aguarde mais 15 minutos e o pão deve estar bem crescido.

Como fazer o pão crescer mais rápido: especial forno

A mesma técnica utilizada no microondas para saber como fazer o pão mais rápido pode ser utilizada no forno. A única coisa a alterar está no recipiente onde a coloca (que não pode ser, obviamente, um recipiente de plástico).

Veja também: