A Divisão Internacional do Trabalho promoveu mudanças significativas

Conceitue e caracterize a Divisão Internacional do Trabalho (DIT).

Observe as colunas abaixo e relacione as informações.

Coluna 1

I. Primeira Divisão Internacional do Trabalho

II. Segunda Divisão Internacional do Trabalho

III. Nova Divisão Internacional do Trabalho

Coluna 2

1. ( ) Exportação de cana-de-açúcar do Brasil para Portugal no século XVII.

2. ( ) Produção e exportação de café no período da República Velha.

3. ( ) Exploração de ouro no território brasileiro por Portugal no século XVIII.

4. ( ) Instalação da fábrica da Susuki no Brasil.

5. ( ) Compra de produtos industrializados britânicos pelo Brasil no final do século XIX.

Leia o título da reportagem abaixo.

A Divisão Internacional do Trabalho promoveu mudanças significativas

G1. 16/04/2013. Disponível em: G1.Globo

A Guerra Fiscal é um fenômeno relativamente recente na história econômica brasileira e está intrinsecamente relacionada à Nova DIT. Explique essa relação, conceituando Guerra Fiscal e descrevendo a lógica da Nova Divisão Internacional do Trabalho.

(VEST Rio - adaptada)

Cortando fronteiras com capital e tecnologia, as multinacionais otimizam mercados, recursos naturais e políticos em escala mundial. Uma nova forma de acumular lucros, uma nova divisão internacional do trabalho.  

A nova divisão internacional do trabalho apresentada no texto tem como causa a seguinte atuação das multinacionais:

a) importação de matérias-primas do 3° mundo

b) aplicação de capitais em atividades agropastoris nos países periféricos

c) exploração de novas fontes de energia

d) implantação de filiais em países de mão de obra barata

(UFSM)

A Divisão Internacional do Trabalho promoveu mudanças significativas

SENE, E. & MOREIRA, J.C. "O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil". São Paulo: Ed. Scipione, 1998. p.42.

As letras A e B, na representação esquemática da Nova Divisão Internacional do Trabalho, poderiam ser substituídas, respectivamente, por:

a) metrópoles e colônias.

b) países desenvolvidos e países subdesenvolvidos industrializados.

c) países subdesenvolvidos e países desenvolvidos.

d) países desenvolvidos e países subdesenvolvidos não industrializados.

e) países periféricos e países centrais.

A Divisão Internacional do Trabalho (DIT) é a distribuição comercial da produção de mercadorias e matérias-primas envolvendo os países do globo terrestre. A DIT se caracteriza por reproduzir as condições estruturais e econômicas dos diversos Estados do mundo, em que os países desenvolvidos costumam seguir uma determinada tendência em comum e os subdesenvolvidos ou países colonizados seguem uma tendência outra.

1. ( I ) – A exportação de matérias-primas e produtos primários pelas colônias para as metrópoles, como foi o caso da colonização do Brasil por Portugal, é representativa da Primeira Divisão Internacional do Trabalho.

2. ( II ) – A Segunda Divisão Internacional do trabalho caracterizou-se pela produção de produtos agrícolas e primários pelos países subdesenvolvidos (como o Brasil) e a fabricação de produtos industrializados pelas grandes potências do período (como a Inglaterra).

3. ( I )  - O período colonial, indicativo da Primeira Divisão do Trabalho, proporcionou a exploração e produção de metais preciosos para as grandes metrópoles, o que impulsionou o desenvolvimento de algumas destas.

4. (III) – A instalação de multinacionais, buscando matérias-primas abundantes e mão de obra barata, é característica da Terceira DIT ou Nova DIT.

5. (II) – Ao passo que compravam matérias-primas e produtos primários dos países subdesenvolvidos, os países ricos exportavam para eles os seus produtos industrializados. Essas características demarcaram a Segunda DIT.

A Guerra Fiscal é a disputa entre as diversas regiões ou estados de um país para atrair a instalação de empresas estrangeiras, através da redução ou isenção de impostos. A instalação dessas empresas em países subdesenvolvidos, como o Brasil, faz-se em busca de leis ambientais mais permissivas, mão de obra barata e matéria-prima abundante. Tal configuração está relacionada à Nova DIT, em que as empresas multinacionais se deslocam para as mais diversas partes do mundo, produzindo produtos industrializados que são novamente destinados, preferencialmente, aos países centrais.

a) Incorreta – as multinacionais não importam matérias-primas dos países subdesenvolvidos, uma vez que elas já estão instaladas neles, portanto, não se trata de importação, mas de uma compra comercial interna.

b) Incorreta – apesar de existirem multinacionais que trabalhem na área agrícola, as atividades agrárias de um país geralmente são realizadas por produtores nacionais.

c) Incorreta – as multinacionais não costumam apresentar grandes preocupações com a utilização de formas alternativas de energia, sendo alvo geralmente de muitas críticas de ambientalistas e instituições de proteção ao meio ambiente.

d) Correta – a atividade das multinacionais é a instalação de filiais ou fábricas em países periféricos em busca de mão de obra farta e barata nesses países, além de um acesso mais facilitado às matérias-primas nesses países.

Portanto, a questão a ser assinalada é a letra d.

Na lógica da Nova DIT, os países industrializados e desenvolvidos correspondem à letra A, pois exportam produtos de alta tecnologia e industrializados, além de capitais. A letra B corresponde aos países subdesenvolvidos, pois esses exportam produtos industrializados (geralmente produzidos por multinacionais estrangeiras), matérias-primas e capitais em forma de lucro gerado pelas empresas multinacionais advindas de países desenvolvidos.

Qual foi a principal mudança na DIT?

Terceira DIT ou “Nova DIT” A partir do século XX, com a Revolução Técnico-Científica-Informacional e a consolidação do Capitalismo Financeiro, temos a expansão das grandes multinacionais pelo mundo. Isso acarretou na mudança da Divisão Internacional do Trabalho, que passou a ser conhecida também por Nova DIT.

Que mudanças ocorreram na DIT Divisão Internacional do Trabalho tradicional?

A nova DIT possui maior complexidade, há uma certa descentralização, alguns países assumem uma posição intermediária entre os desenvolvidos que formam os grandes centros tradicionais e os países periféricos. Entretanto, há a manutenção das desigualdades entre os países produtores e consumidores de tecnologia.

Qual o principal objetivo da Divisão Internacional do Trabalho?

A Divisão Internacional do Trabalho direciona uma especialização produtiva global, já que cada país fica designado a produzir um determinado produto ou partes do mesmo, dependendo dos incentivos oferecidos em cada país. Esse processo se expandiu na mesma proporção que o capitalismo.

O que é correto afirmar sobre a Divisão Internacional do Trabalho?

Resposta. Resposta:Divisão Internacional do Trabalho (DIT) A DIT (Divisão Internacional do Trabalho) é uma divisão produtiva em âmbito internacional. ... A DIT corresponde a uma especialização das atividades econômicas em caráter de produção, comercialização, exportação e importação entre distintos países do mundo.