Artigo sobre formação continuada de professores na Educação Infantil

Conheça mais sobre a importância da formação continuada de professores e formas de buscar atualização na Educação Infantil.

Artigo sobre formação continuada de professores na Educação Infantil

Você já parou para pensar sobre como os educadores têm uma função de influenciadores também na formação de cidadãos? Afinal, esses profissionais representam o vínculo entre os indivíduos e o processo educacional.

Na Educação Infantil, a formação continuada de professores é essencial para que os profissionais se atualizem e compreendam em mais profundidade como ajudar os pequenos a se relacionarem com outras pessoas, adquiram conhecimentos diferentes daqueles vivenciados dentro do ambiente familiar, experimentem a ludicidade e desenvolvam habilidades motoras e cognitivas significativas para o seu processo de aprendizagem.

O processo educacional é algo vivo, é mutável e deve ser tratado como tal, afinal, está em constante transformação para acompanhar as mudanças do mundo e se adequar ao aluno, à realidade dele, de onde ele vem e para onde vai após a aula.

Saiba mais: Formação continuada de professores para a Educação 5.0!

Com tantas inovações, informações, tecnologias e metodologias que surgem em um ritmo dinâmico, se torna prioritário investir em formação continuada de professores para que eles permaneçam atualizados e possam aprimorar suas práticas pedagógicas para que elas sejam compatíveis com as necessidades e demandas dos estudantes e dos novos tempos.

Para entender mais sobre esse conceito e sua importância na Educação Infantil, continue a leitura. A seguir, você saberá mais sobre como a formação continuada de professores contribui para que os profissionais que atuam nessa etapa tão crucial para o desenvolvimento dos alunos mantenham-se também em constante evolução.

Assista ao vídeo sobre o que não pode faltar em uma formação continuada:

Saiba mais: 5 dicas para colocar em prática a Formação Continuada!

O que é a formação continuada de professores?

Para compreender o conceito de formação continuada, é preciso lembrar de que a educação ocorre de forma ininterrupta. Esse processo de aperfeiçoamento e aprendizado é permanente e inclui ações que irão requisitar a autocrítica dos profissionais de educação para buscar atualização constante de seus saberes e práticas.

Esta prática, portanto, está em constante evolução, readaptação e retroalimentação. Esse caráter contínuo é essencial para reduzir cada vez mais a distância existente entre a realidade prática e a teoria, permitindo que os profissionais refinem suas práticas pedagógicas.

O resultado dessa intensa busca pelo conhecimento é um professor ainda mais reflexivo e capaz de compreender as especificidades da Educação Infantil atual e conectá-las com as melhores práticas pedagógicas no ambiente escolar para um desenvolvimento integral dos estudantes.

Saiba mais: 5 cuidados que o município deve ter para contratar uma formação continuada!

Qual é a importância da formação continuada de professores?

Ao contrário do que algumas pessoas ainda pensam, o professor não é uma enciclopédia ambulante que sabe de tudo e detém todos os conhecimentos. Na prática, isso não ocorre dessa forma, afinal, ninguém é um eterno sabedor, sem atualização.

A importância da formação continuada de professores se dá na necessidade de rever, refletir e analisar diferentes aspectos pedagógicos para propor estratégias adequadas a diversos contextos que resultem em transformações significativas que elevem a qualidade de ensino.

Manter-se atualizado na Educação Infantil é primordial para acompanhar as mudanças da educação e torná-la, de fato, efetiva, inteligente e motivadora para o público escolar.

Nós não aprendemos da mesma forma que nossos pais, da mesma maneira, as crianças não aprendem da mesma maneira que nós.

Os nativos digitais que estão matriculados na Educação Infantil são curiosos, questionadores e estão interessados em experimentar o mundo ao seu redor, conviver e se relacionar com diferentes pessoas e saberes.

Baixe grátis: A importância da Formação Continuada!

Como se manter atualizado na Educação Infantil?

Dentro do ambiente escolar, é importante que a escola crie um local de formação continuada de professores e que permita que os profissionais trabalhem temas previamente acordados e que sejam relevantes — como didática, novas tecnologias, metodologias ativas, competências socioemocionais, entre outros.

É importante que isso seja feito de forma regular, em ciclos temporais preconizados pela direção e combinados com os participantes.

Já fora da escola a formação continuada de professores pode ser proporcionada por meio de cursos, oficinas, seminários, palestras, aulas e congressos, sejam eles presenciais, híbridos ou virtuais.

Baixe grátis: Como revolucionar o ensino com as metodologias ativas!

Esses eventos educacionais são essenciais para renovar a prática, atualizar conhecimentos e trocar ideias que ajudarão a aprimorar o desenvolvimento profissional e as metodologias empregadas para ensinar e dar o suporte necessário às crianças na Educação Infantil.

Além disso, é importante que o professor entenda a importância do seu papel como mediador do conhecimento e a necessidade de se manter atualizado para acompanhar as transformações, tão ágeis e constantes, do seu público.

Baixe grátis: 10 premissas para uma formação continuada alinhada aos novos currículos!

Dessa forma, é interessante refletir e rever sua prática e encontrar as melhores soluções para transformar o que for preciso para continuar estimulando o aprendizado significativo em sala de aula e o desenvolvimento de cidadãos ativos, críticos e que contribuem para uma transformação positiva de sua comunidade.

Assista aos vídeos da série Metodologias Ativas na Prática:

O Blog da Faz Educação traz muitas informações para pais, professores e toda a comunidade escolar. Acompanhe!

Aproveite também o acesso liberado de todos os nossos Materiais Educativos Exclusivos!

O que é formação continuada para professores da Educação Infantil?

Diante das especificidades do trabalho docente, a formação continuada desempenha um papel fundamental na formação de um repertório de saberes para a atuação do professor na Educação Infantil, sendo esse, um processo que proporciona ao profissional construir saberes e formas que lhe possibilitem produzir a própria ...

Qual a importância da formação continuada na Educação Infantil?

Na Educação Infantil, a formação continuada de professores é essencial para que os profissionais se atualizem e compreendam em mais profundidade como ajudar os pequenos a se relacionarem com outras pessoas, adquiram conhecimentos diferentes daqueles vivenciados dentro do ambiente familiar, experimentem a ludicidade e ...

Qual artigo da LDB fala sobre formação continuada de professores?

Artigo 62 da Lei nº 9.394 de 20 de Dezembro de 1996 § 1º A União, o Distrito Federal, os Estados e os Municípios, em regime de colaboração, deverão promover a formação inicial, a continuada e a capacitação dos profissionais de magistério.

O que diz a Bncc sobre a formação continuada dos professores?

É necessário que o professor se comprometa com seu próprio desenvolvimento profissional, com a aprendizagem dos estudantes e com o princípio de que todos são capazes de aprender. Também deve participar da construção do projeto pedagógico da escola e da construção de valores democráticos.