Assinale a alternativa correta com relação à implementação do Programa saúde da Família

A aprovação começa com a preparação. A maneira mais rápida de atingir o sucesso é com a resolução de questões de concursos anteriores.

Questões de Programa Saúde da Família em Concursos de Enfermagem


Prefeitura de Lontras - Enfermeiro Comunitário - INTELECTUS - 2012
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Sistema Único de Saúde (SUS) - Assunto Secundario: Sistema Único de Saúde (SUS)


Na implantação das Equipes de Saúde da Família é necessária a existência de equipe multiprofissional composta por, no mínimo, médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem ou técnico de enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde, com jornada de trabalho de 40 horas semanais para todos os seus integrantes, e responsável por, no máximo, ____ habitantes, sendo a média recomendada de ____ habitantes, assinale a alternativa correta:

A

2.500 habitantes, sendo a média recomendada de 1.500 habitantes

B

4.000 habitantes, sendo a média recomendada de 3.000 habitantes

C

4.500 habitantes, sendo a média recomendada de 3.500 habitantes

D

6.000 habitantes, sendo a média recomendada de 5.000 habitantes

Prefeitura de Nova União - Enfermeiro - FUMARC - 2011
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Sistema Único de Saúde (SUS) - Assunto Secundario: Sistema Único de Saúde (SUS)


A estratégia de Saúde da Família visa a reorganização da Atenção Básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde. Além dos princípios gerais da Atenção Básica, a estratégia de Saúde da Família, tem suas especificidades e cada esfera de governo responsabilidades cabíveis. Com relação às competências de cada nível de governo, marque a opção que NÃO se enquadra à Secretaria Municipal de Saúde e ao Distrito Federal.

A

Garantir infra-estrutura necessária ao funcionamento das equipes de Saúde da Família, de Saúde Bucal e das unidades básicas de referência dos Agentes Comunitários de Saúde, dotando-as de recursos materiais, equipamentos e insumos sufi

B

Definir, no Plano de Saúde, as características, os objetivos, as metas e os mecanismos de acompanhamento da estratégia Saúde da Família.

C

Submeter à CIB, para resolução, o fluxo de acompanhamento do cadastramento dos profissionais das Equipes de Saúde da Família, de Saúde Bucal e ACS nos sistemas de informação nacionais, definidos para esse fim.

D

Iinserir a estratégia de Saúde da Família em sua rede de serviços visando à organização do sistema local de saúde.

Prefeitura de Buíque - Enfermeiro - IPAD - 2006
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Programas de Saúde - Assunto Secundario: Programas de Saúde


Em relação à Atenção Básica, assinale a alternativa incorreta:

A

É o primeiro nível de atenção à saúde, ponto de contato preferencial dos usuários com o SUS.

B

São serviços que integram a atenção básica: as unidades de saúde da família, as unidades tradicionais, os centros de especialidades odontológicas (CEO), as policlínicas e maternidades de baixa complexidade.

C

Engloba um conjunto de ações de caráter individual ou coletivo, que envolvem a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação dos pacientes.

D

A responsabilidade pela oferta dos serviços é da gestão municipal.

E

Se bem organizada, garante até 80% de resolutividade.

Prefeitura de Itaituba - Enfermeiro - UNAMA - 2006
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Programas de Saúde - Assunto Secundario: Programas de Saúde


Acerca das atribuições dos profissionais que integram o Programa de Saúde da Família, é correto afirmar que:

A

é atribuição específica dos médicos, garantir a integralidade da atenção por meio da realização de ações de promoção da saúde, prevenção de agravos, realização das ações programáticas e de vigilância à saúde

B

todos os membros do PSF devem participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos, inclusive àqueles relativos ao trabalho, e da atualizaçã

C

é atribuição específica do Agente Comunitário de Saúde - ACS a busca ativa e notificação de doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local

D

é atribuição específica do técnico de enfermagem, planejar, gerenciar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas pelos Agentes Comunitários de Saúde.

Prefeitura de Tapiratiba - SP - Enfermeiro - IBC - 2014
Disciplina: Enfermagem - Assunto Principal: Programa Saúde da Família - Assunto Secundario: Programa Saúde da Família


A Estratégia Saúde da Família (ESF) visa à reorganização da atenção básica no País, de acordo com os preceitos do Sistema Único de Saúde, e é tida pelo Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais como estratégia de expansão, qualificação e consolidação da atenção básica por favorecer uma reorientação do processo de trabalho com maior potencial de aprofundar os princípios, diretrizes e fundamentos da atenção básica, de ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades, além de propiciar uma importante relação custoefetividade. Um ponto importante é o estabelecimento de uma equipe multiprofissional (equipe de Saúde da Família – ESF) composta por, no mínimo:

A (II) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (I) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e (IX) agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.
B (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e (IV) agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.
C (IV) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (II) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e (IX) agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.
D (I) médico generalista, ou especialista em Saúde da Família, ou médico de Família e Comunidade; (I) enfermeiro generalista ou especialista em Saúde da Família; (III) auxiliar ou técnico de enfermagem; e (III) agentes comunitários de saúde. Podem ser acrescentados a essa composição os profissionais de Saúde Bucal: cirurgião dentista generalista ou especialista em Saúde da Família, auxiliar e/ou técnico em Saúde Bucal.

Qual o principal objetivo do Programa Saúde da Família?

O PSF prioriza as ações de prevenção, promoção e recuperação da saúde das pessoas, de forma integral e contínua, por meio de atendimentos prestados na unidade básica de saúde, no domicílio ou através da mobilização da comunidade.

O que é o Programa de Saúde da Família?

O Programa de Saúde da Família constitui-se em uma importante estratégia na formulação de um novo modelo de saúde, fundamentado nos princípios da descentralização das ações, na universalização do atendimento, na eqüidade, na resolutividade e na participação da comunidade.

Qual a importância do Programa de Saúde da Família?

A Estratégia de Saúde da Família tem como propósito contribuir na organização do Sistema Único de Saúde (SUS) e na municipalização da integralidade e participação da comunidade.

O que significa a implementação do PSF Brainly?

O PSF prevê, principalmente, o desenvolvimento de práticas de promoção, prevenção e recuperação da saúde voltadas ao cuidado integral dos indivíduos. Práticas que devem permear o trabalho de todos os profissionais, dentro de suas atribuições básicas.