Castrei meu cachorro e ele está triste

Castrei meu cachorro e ele está triste

Seu pet realizou a cirurgia e você não sabe quais são os cuidados pós-castração? Preparamos um manual completo com tudo o que você precisa saber para o seu pet se recuperar rapidamente.

Por que devo castrar meu pet?

Hoje, encontramos diferentes mitos sobre a castração dos animais. Há quem diga que as fêmeas devem ser castradas após a sua primeira ninhada. Outros dizem que os machos se tornam desanimados e tristes ao serem castrados. Há ainda quem diga que é importante manter os animais inteiros.

Entretanto, todas essas afirmações não passam de mitos que acabam prejudicando a saúde do pet.

Para resumir, os pets não são obrigados a cruzar antes da castração, isso vale tanto para os cachorros quanto para os gatos. 

A castração traz uma série de benefícios à saúde física e psicológica dos animais, além de evitar as ninhadas de filhotes indesejados que, por muitas vezes, acabam nas ruas. 

Você tutor ainda não sabe quais são esses benefícios? Listamos os principais:

  • Castrar fêmeas reduz em o risco de desenvolver câncer de mama em cães e gatos;
  • Nos machos, a castração reduz a frustração sexual, consequentemente, as possibilidades de fugas e atropelamentos na busca de parceiras;
  • Ainda nos machos, a castração também diminui as chances de desenvolvimento do câncer de próstata;
  • No ambiente doméstico, acredita-se que o animal pode ficar mais dócil e fácil de conviver com crianças, por exemplo. Além de reduzirem a marcação de território com urina pela casa;
  • Melhora o comportamento de machos e fêmeas;
  • Evita ninhadas indesejadas;
  • Evita a gravidez psicológica.

Como é feita a cirurgia e os cuidados pós-castração?

Castrei meu cachorro e ele está triste

O procedimento cirúrgico de castração é realizado de formas diferentes nos dois sexos e também varia de um veterinário para o outro. Nos machos, pode ser realizado através da retirada dos testículos ou de outra forma, mantendo-os. Já nas fêmeas, a cirurgia pode retirar ou não os ovários e útero por uma incisão próxima ao umbigo. 

Em ambos procedimentos, o animal recebe pontos no local de corte que devem ser retirados posteriormente por um profissional veterinário. A cirurgia exige anestesia geral e o animal deve realizar exames pré-operatórios.

Os cuidados pós-castração começam logo ao término da cirurgia, como a correta higienização para evitar infecção dos pontos e manter o pet com pouca atividade física.

Quais são os cuidados pós-castração?

Após o procedimento cirúrgico, são necessários cuidados pós-castração.

É importante que o animal fique em observação até acordar da anestesia, onde será prescrito o seu repouso para recuperação total. 

Não se preocupe caso o pet apresente um comportamento diferente do habitual no retorno para casa. Acontece que, como ele foi anestesiado, requer um tempo para que o medicamento pare de agir totalmente sob o corpo. 

Em casa, o animal deverá descansar em seu cantinho confortavelmente. Coloque o comedouro e o bebedouro próximo para evitar muito esforço nas primeiras horas.

Como ele estará em recuperação, não é necessário que o tutor force o animal a se alimentar ou hidratar, esse processo deve ser natural e de acordo com o desejo do bichinho. 

Um detalhe importante é que como foi realizada uma incisão, é provável que o animal sinta dor. Para diminuir o incômodo, o veterinário prescreverá remédios que devem ser administrados no horários corretamente

A presença do tutor durante esse período é indispensável, pois também será necessário fazer a limpeza do curativo diariamente com o auxílio de um produto próprio para isso. 

Há também recomendações para o uso do colar elizabetano ou roupa pós-cirúrgica para evitar o contato da boca do animal diretamente no curativo. O uso do colar ou roupas evita possíveis infecções no local de incisão. 

Por último, será necessário marcar um retorno ao veterinário para verificar se a recuperação ocorreu da forma desejada. Entretanto, não se preocupe! Quando os cuidados pós-castração são feitos corretamente pelo tutor, dificilmente seu bichinho terá complicações e precisará de mais atenção médica.

Ao castrar o animal, lembre-se de verificar com o veterinário a quantidade de ração recomendada para o seu pet. Os animais castrados tendem a consumir menos calorias, diminuindo assim, a quantidade de alimento diário.

Garanta o conforto do animal

Durante o período de recuperação é importante que o animal se sinta confortável, do mesmo jeito que nós desejamos um conforto quando estamos com algum mal-estar.

Por isso, providencie um local com menos movimento na casa para instalar sua caminha e bebedouro. O animal precisa descansar, por isso, até o carinho deve ser moderado e respeitando as necessidades de sono do pet. 

O seu repouso deve ser absoluto, para evitar o desenvolvimento de possíveis hérnias. Logo, nada de passeios, mesmo que sejam próximos à residência. 

Alimentação na pós castração

Tanto a hidratação e alimentação devem respeitar o momento do animal e também as recomendações do veterinário. 

O pet não deve ser forçado a comer, até porque, a anestesia pode deixar o animal enjoado e com a alimentação forçada, pode causar vômitos indesejados. Além da falta de apetite, o animal pode apresentar um pouco de fraqueza, dores no local, sonolência e incontinência urinária.

Geralmente esses sintomas somem com o passar dos dias, entretanto fique sempre atento e se persistir por um período maior do que indicado pelo veterinário, retorne ao consultório com o pet.  

Outros cuidados pós-castração

Os animais tendem a se recuperar da castração rapidamente, estando na ativa com brincadeiras e passeios após alguns dias, que deve ser informado pelo veterinário.

Respeite o momento do animal e as necessidades de descanso e paz nesse momento. 

O transtorno de passeios, viagens e brincadeiras durante esse processo, pode causar complicações no pet.

Por isso, proporcione o máximo de conforto e descanso ao pet, assim a sua recuperação será ainda mais rápida e completa.

Não se esqueça que os remédios prescritos pelo veterinário devem ser consumidos no tempo certo e também nos horários corretos. E não se esqueça, embora seja um período de chateação ao animal, a castração evita o desenvolvimento de doenças, além de ajudar na saúde psicológica do pet.

Quer saber mais sobre outros cuidados importantes com a saúde dos pets? Leia os nossos posts:

  • O que são as zoonoses?
  • Como evitar pulga em animais domésticos
  • Parvovirose: sintomas, prevenção e tratamento
  • Fisioterapia para cachorro: alívio de dores e reabilitação
  • Gastroenterite em cães: será que é uma simples dor de estômago?

É normal o cachorro ficar triste depois de ser castrado?

O cachorro pode ficar triste com a castração? Não existe nenhum indício de que o pet fique triste após o procedimento. Pelo contrário! Ao evitar uma série de doenças, a castração contribui para que o cachorro viva melhor e por mais tempo.

Quanto tempo o cachorro volta ao normal depois de castrado?

O tempo de recuperação de um cachorro castrado varia entre uma semana e 12 dias, aproximadamente. Existem diversos cuidados que precisam ser tomados, principalmente com os pontos. Para não ter o perigo de estourar os pontos, o cão pode utilizar um colar elizabetano.

Como saber se o cachorro está com dor depois de castrado?

É comum o cão ou gato sentir dor por conta da incisão. Com isso, o médico veterinário recomendará um analgésico e outros medicamentos que deverão ser aplicados nos momentos corretos prescritos na bula.

Quais os sintomas Pós

Além do enjoo, outros sintomas após castração comuns são dores leves no local da cirurgia, sonolência, falta de apetite e incontinência urinária. Os sintomas tendem a sumir rapidamente. Caso persistam procure o médico que realizou o procedimento.