Como acontece o acompanhamento das atividades pedagógicas pelo supervisor?

Profissionais da educação, principalmente professores do ensino infantil, básico e secundário, já devem ter ouvido falar no termo supervisão pedagógica.

Essa disciplina nada mais é, de forma resumida, um conjunto de conhecimentos, métodos e estratégias na área da Pedagogia. Principalmente no que diz respeito à coordenação e avaliação das equipes de professores e outros agentes educativos – por isso o nome “supervisão”.

O que a Supervisão Pedagógica abrange?

Como acontece o acompanhamento das atividades pedagógicas pelo supervisor?

Essa disciplina é muito vasta e abrange diversas áreas ligadas à pedagogia. Ela é responsável, por exemplo, pela avaliação do desempenho do docente, sempre voltando-se a uma ótica formadora, reflexiva e interativa.

A supervisão pedagógica também responsabiliza-se pela:

  • Análise e orientação de diversas atividades pedagógicas
  • Adoção de estilos de liderança que sejam eficientes e eficazes, sempre preocupando-se pelo equilíbrio entre pessoas/grupos e tarefas/objetivos.
  • Identificação de necessidades de desenvolvimentos, tanto pessoal quanto profissional, tendo em vista as condições necessárias para que o aprendizado seja contínuo.

Desmistificando o supervisor

O supervisor pedagógico deve ter bom relacionamento com os professores de uma instituição, já que engloba-se nessa interação questões educativas e pedagógicas do dia a dia escolar.

Porém, dentro da escola, a figura do supervisor pode não ser bem delimitada. Embora seu papel seja o de fiscalizar e supervisionar, o professor não deve se sentir pressionado ou encarar a figura do supervisor como alguém que simplesmente diz o que está errado e o que está certo.

A interação professor-supervisor deve ser muito mais rica do que essa simples objeção. Essa relação deve ser responsável pela troca de experiências/vivencias e por um diálogo construtivo para ambos os lados, colaborando para que o processo educativo seja cada vez mais significativo.

Como acontece o acompanhamento das atividades pedagógicas pelo supervisor?

A verdadeira importância

O papel do supervisor é importantíssimo no contexto educacional.

Anteriormente, o supervisor atuava somente garantindo a eficiência escolar através da inspeção dos docentes.

Contudo, outras atribuições surgiram à essa profissão, cujo objetivo principal é o de propiciar aos indivíduos uma educação de qualidade, que o forme como ser humano livre e ciente dos seus direitos e deveres na sociedade.

O supervisor garante que o trabalho pedagógico seja de qualidade e voltado à ação humanizadora, tornando possível uma sociedade capaz de reinvenções e de melhorias.

Esse tipo de trabalho é algo imprescindível no Brasil, visto o descaso e precariedade de ensino de muitas escolas.

O supervisor participa ativamente a construir essa escola dinâmica, cooperando com mudanças construtivas no ensino e no aprendizado, interagindo com toda a comunidade escolar.

Matricule-se no curso de Supervisão Pedagógica do iPED!

Acompanhar a criança no processo de desenvolvimento é essencial para garantir que todos os direitos de aprendizagem sejam assegurados. Na escola, isso acontece por meio do acompanhamento pedagógico, uma estratégia de orientação que otimiza o desempenho dos alunos e professores. 

É através deste acompanhamento que os educadores obtém dados importantes a respeito das:

  • Necessidades específicas de cada aluno;
  • Dificuldades de aprendizagem;
  • Aptidões e interesses dos alunos;
  • Melhores formas de conduzir o processo de ensino.

O acompanhamento pedagógico precisa ser conduzido por um profissional especializado. Pedagogos, psicólogos, terapeutas, e psicopedagogos são muito recomendados para exercer esta função na escola. Além de promover uma melhora significativa no desempenho dos alunos, o acompanhamento pedagógico proporciona uma experiência mais dinâmica e lúdica no processo de ensino. Isso ajuda a gerar interesse e engajamento, tornando o aprendizado mais marcante. 

Quais são os benefícios de um bom acompanhamento pedagógico?

A confiança que o acompanhamento pedagógico proporciona aos alunos é um dos maiores benefícios da estratégia. Ao saber que existe um esforço maior dos educadores e de toda a comunidade escolar para auxiliar seu desempenho, os alunos desenvolvem maior autoconfiança, se sentem encorajados e, com isso, aprendem melhor. Além deste, são muitos os benefícios de um acompanhamento pedagógico: 

  • Possibilidade de identificar alterações comportamentais;
  • Aproximação dos pais na escola;
  • Acompanhamento em dificuldades específicas;
  • Melhora na organização dos alunos com os estudos.

Como criar um passo a passo de acompanhamento pedagógico!

1- Faça registros de acompanhamento

Como já falamos, observar os alunos, entender como eles se comportam e analisar suas reações aos estímulos educacionais apresentados é muito importante. Mas o que muitos educadores não sabem é como registrar o que observaram em sala de aula. Existem diversas maneiras de colocar isso em prática:

  • Escrevendo as observações em blocos de anotações;
  • Criando linhas do tempo por meio de vídeos gravados e fotos;
  • Registrando depoimentos dos alunos sobre as atividades realizadas;
  • Gravando áudios com reflexões detalhadas do dia.

2- Observe os registros

A observação dos registros de acompanhamento deve ser constante. Não adianta deixar para analisar o que foi registrado apenas no final do período letivo, ou no período de avaliações. Um bom acompanhamento pedagógico promove reflexão diária a partir da observação dos registros, a fim de conduzir melhor o processo educacional. Assim, o professor poderá identificar oportunidades e necessidades de ajustes de rumo.

3- Saiba o que deve ser registrado

Agora que você já sabe como se registrar, é importante estar atento ao que registrar no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Dentre outras coisas, é importante que o acompanhamento pedagógico seja composto por: 

  • Objetivos de aprendizagem de cada atividade;
  • Justificativas;
  • Cronograma;
  • Etapas percorridas dentro da aula ;
  • Resultados alcançados;
  • Soluções eficientes.

Dica extra: Avaliar o desenvolvimento dos alunos ao longo dos anos!

Saiba mais sobre o Projeto SuperAutor!

E aí, vamos preparar um modelo de acompanhamento pedagógico para sua escola?

Como acontece o acompanhamento das atividades pedagógicas?

As ações do acompanhamento pedagógico devem ser elaboradas a partir da aplicação de metodologias e abordagens que sejam, de fato, significativas para a mudança da realidade dos alunos. Com isso, será possível auxiliar os estudantes em suas demandas e fazer a diferença no desempenho escolar de maneira positiva e eficaz.

Qual a importância do supervisor acompanhar o trabalho do corpo docente?

O Supervisor Educacional tem uma função importantíssima dentro da escola. Auxiliando os professores no enfrentamento dos variados problemas do cotidiano escolar. Tendo sempre um olhar observador. Acompanhando os docentes no desenvolvimento de suas ações.

Que atividades devem ser desenvolvidas pelo supervisor?

O supervisor precisa estar a par da performance de seu corpo docente. Cabe ao supervisor proporcionar treinamento constante para seus educadores, quer seja por conta de inovações que aparecem no campo pedagógico, quer seja no caso de algum professor estar enfrentando dificuldades ao ministrar suas aulas.

Qual é o papel do supervisor educacional em relação ao aspecto pedagógico da escola?

O supervisor escolar tem a atuação voltada para a qualidade da educação cujo resultado se manifesta no processo de ensino-aprendizagem do aluno. O papel do profissional visa assessorar, coordenar, planejar, de modo que seja eficiente e eficaz o papel da escola na comunidade.