Fios de sustentação antes e depois

O queridinho do momento são os fios de polidioxanona, ou fios de PDO. Usados ​​há décadas em diversas áreas da cirurgia, agora estão sendo usados para fins dermatológicos com o objetivo de estimular o colágeno e dar suporte ao rosto.

Durante o processo natural de envelhecimento, a pele tende a perder firmeza e elasticidade, ocasionando o aparecimento de linhas de expressão, rugas e "bigode chinês". De fato, com o  tempo, a produção de colágeno em nossos corpos é significativamente reduzida. Mas não se desespere, existem tecnologias incríveis que podem melhorar a flacidez, prevenir e disfarçar rugas, retardar o envelhecimento e garantir uma aparência mais jovem. Os bioestimuladores de colágeno, principalmente os Fios de Sustentação de PDO, funcionam dessa maneira.

De que material são feitos os Fios de Sustentação e quais são as suas vantagens? 

Os Fios de Sustentação de Polidioxanona (PDO) são linhas fabricadas com fibras de colágeno, biodegradáveis ​​e bioestimulantes. 

Quando começaram a ser usados ​​em tratamentos estéticos, os materiais utilizados eram permanentes. Especialistas do setor, preocupados com os efeitos adversos desses materiais, encontraram uma alternativa reabsorvível e biocompatível. Em outras palavras, os Fios de Sustentação de PDO possuem efeito temporário e proporcionam benefícios reais para a pele, como promover a estimulação do colágeno, por exemplo. Dessa forma, torna-se uma opção mais segura e com resultados surpreendentes.

Quais são os diferentes tipos de Fios de Sustentação

Fio liso: sua principal função é melhorar a qualidade da pele através do seu alto poder de estímulo à produção de colágeno. Este fio é ideal para áreas delicadas como glabela, pálpebras e região periorbital. 

Fio espiculado: apresenta pequenas espículas (garras) projetadas em 360º. Além das mesmas vantagens dos fios lisos, também se distingue pela presença de "garras" que proporcionam tração, conferindo um efeito de "lifting" no rosto. 

Fio parafuso: Promove um efeito suave de preenchimento e também estimula a produção de colágeno.

Locais de aplicação de Fios de Sustentação de PDO 

“Bigode chinês” (terço médio da face)

“Bochechas de buldogue” (terço inferior da face)

“Código de Barras” (rugas ao redor dos lábios)

“Pés de galinha” (rugas ao redor dos olhos)

Linhas de Marionete (sulcos ao lado da boca) 

Contorno do rosto

Contorno da mandíbula

Cicatrizes de Acne

Flacidez facial

Olheiras

Papada

Pescoço

Região frontal e glabelar (testa)    

Sobrancelhas (fox eyes – levantando o olhar e arqueando a sobrancelha)

Durabilidade

Conforme mencionamos anteriormente, os Fios de Sustentação não possuem efeito permanente, são absorvíveis e, durante o processo de degradação, tratam a pele. A absorção do fio só ocorre em cerca de 6 meses e o efeito pode durar até 2 anos, especialmente quando o paciente tem o regime de cuidados adequado para prolongar os resultados.

Como funciona a aplicação dos Fios de Sustentação

A aplicação é simples e rápida, mas exige a experiência de um profissional especializado. Após uma avaliação individualizada, são identificadas as necessidades do paciente e, a partir do diagnóstico, é determinada a aplicação.

O profissional dará início ao procedimento fazendo a limpeza e higienização da pele, para depois proceder à marcação. Um anestésico local pode ser usado, seguido da abertura do orifício para inserção da cânula e, então, coloca-se o fio, sem a necessidade de cortes e sem deixar cicatrizes.

Geralmente, os Fios de Sustentação Espiculados são posicionados e fixados para proporcionar um efeito lifting e imediatamente após a aplicação são massageados para criar tração e melhorar as áreas de flacidez. Já os Fios de Sustentação tipo parafuso, são aplicados em linhas finas, rugas e até em sulcos mais profundos, causando um leve efeito de preenchimento e reduzindo os sinais de envelhecimento. Enquanto isso, os Fios de Sustentação Lisos são muitas vezes inseridos em diferentes direções, como uma malha, garantindo um alto nível de estimulação da produção de colágeno. Podem ser usados em muitas áreas diferentes.

Apesar de não ser uma regra, é possível que apareçam hematomas (vermelhidão, inchaço) no local da aplicação. Se houver, geralmente desaparecem em pouco tempo.

Que cuidados devo ter após a colocação do fio PDO?

No geral, os cuidados após a colocação dos Fios de Sustentação são muito tranquilos e o paciente já pode retomar as suas atividades diárias normalmente após a aplicação.

Como em qualquer tratamento estético, pode haver leve inchaço e vermelhidão, mas estes tendem a desaparecer em poucos dias. No entanto, para amenizá-los, recomenda-se a utilização de compressas de gelo no local durante as primeiras 24 horas.

Dentre outros cuidados ainda podemos destacar: 

Evite tocar, massagear ou manusear a área de tratamento durante 12 horas após o procedimento. Seja gentil ao lavar a área.

Evite fazer exercícios físicos nos primeiros dias. Demais atividades podem ser retomadas imediatamente.

Dependendo da localização em que foram aplicados, você deverá dormir em decúbito dorsal (barriga para cima) durante a primeira semana.

Além do inchaço, podem aparecer pequenos hematomas no local da aplicação, que desaparecerão com o tempo.

Informe imediatamente o seu médico caso a dor piore horas ou dias após o tratamento.

Agende uma avaliação

Os fios de sustentação podem e devem ser combinados com outros tratamentos para garantir melhores resultados. Saiba mais detalhes em sua avaliação personalizada.

Quanto tempo dura o efeito do fio de sustentação?

Quanto tempo dura os fios de sustentação? Os resultados podem durar de 12 a 24 meses, vai depender de cada pessoa em específico. Depois disso, é necessário uma nova aplicação, de acordo com a necessidade de cada região.

Quais os riscos de colocar fios de sustentação?

Embora altamente improváveis, as possíveis complicações dos fios de sustentação incluem lesões nervosas e cicatrizes. Quem é um bom candidato para o procedimento com fios de sustentação? Esse tipo de elevação é uma opção para quem tem pele solta, mas não muito flácida.

O que não pode fazer depois de colocar fios de sustentação?

Evite tocar, massagear ou manusear a área de tratamento durante 12 horas após o procedimento. Seja gentil ao lavar a área. Evite fazer exercícios físicos nos primeiros dias. Demais atividades podem ser retomadas imediatamente.

Como fica o rosto depois dos fios de sustentação?

Assim como em qualquer procedimento estético, a colocação dos fios de sustentação para o rosto pode causar um leve inchaço e deixar a pele um pouco avermelhada. Além disso, caso as microcânulas atinjam algum vasinho, podem surgir manchas arroxeadas.