Foram motivos para a chegada dos ingleses na América do Norte?

Questão 1

(Cesgranrio-RJ) Durante o século XVII, grupos puritanos ingleses perseguidos por suas ideias políticas (antiabsolutistas) e por suas crenças religiosas (protestantes calvinistas) abandonaram a Inglaterra, fixando-se na costa leste da América do Norte, onde fundaram as primeiras colônias. A colonização inglesa nessa região foi facilitada:

a) pela propagação das ideias iluministas, que preconizavam a proteção e o respeito aos direitos naturais dos governados.

b) pelo desejo de liberdade dos puritanos em relação à opressão metropolitana.

c) pelo abandono dessa região por parte da Espanha, que então atuava no eixo México-Peru

d) pela possibilidade de explorar grandes propriedades agrárias com produção destinada ao mercado europeu.

e) pelas consciências políticas dos colonos americanos, desde logo treinados nas lutas coloniais.

Questão 2

(FGV-SP) A conquista colonial inglesa resultou no estabelecimento de três áreas com características diversas na América do Norte. Com relação às chamadas “colônias do sul” é correto afirmar que:

a) baseava-se, sobretudo, na economia familiar e desenvolveu uma ampla rede de relações comerciais com as novas colônias do Norte e com o Caribe.

b) baseava-se numa forma de servidão temporária que submetia os colonos pobres a um conjunto de obrigações em relação aos grandes proprietários de terras.

c) baseava-se numa economia escravista voltada principalmente para o mercado externo de produtos, como o tabaco e o algodão.

d) consolidou-se como o primeiro grande polo industrial da América com a transferência de diversos produtores de tecidos vindos da região de Manchester.

e) caracterizou-se pelo emprego de mão de obra assalariada e pela presença da grande propriedade agrícola monocultora.

Questão 3

“Torna-se claro na leitura do Mayflower Compact (acordo firmado pelos colonos a bordo do navio Mayflower, em 1620, que se tornaria base para a constituição do primeiro sistema de governo em solo norte-americano), que a viagem ao Novo Mundo, bem como o estabelecimento de um arranjo político para administrar o empreendimento, era tarefa subordinada primeiramente a Deus e à fé cristã, e apenas subsidiariamente ao poder secular do rei da Inglaterra. Segundo o texto do acordo, a colônia seria fundada "para a glória de Deus e o avanço da fé cristã, e a honra de nosso rei e nosso país''. Um sistema religioso (e um propósito espiritual) precedia a ordem política.” (FONSECA, Carlos da. Deus está do nosso lado: excepcionalismo e religião nos EUA. Rio de Janeiro. Contexto Int. v. 29, n. 1, jun. 2007. p. 161). A partir da leitura do texto, é possível dizer que:

a) os “pais fundadores” das Treze Colônias usaram o subterfúgio da religião para ludibriar e convencer adeptos a embarcarem na “aventura americana”.

b) a religião estava à frente dos anseios dos “pais fundadores”, porém isso não constava no Mayflower Compact, sendo falsa a informação apresentada pelo autor.

c) os “pais fundadores” possuíam acordos com a coroa inglesa e usavam a religião apenas simbolicamente para não comprometer tais acordos.

d) a crença religiosa foi determinante para o início da colonização inglesa na América, e essa importância foi referendada no Mayflower Compact.

e) a crença religiosa não teve importância alguma entre os colonos ingleses, haja vista que estes fugiram da Inglaterra em razão das guerras civis religiosas. 

Questão 4

A Colônia da Pensilvânia foi fundada pelo colono Willian Penn a partir de uma doação de terras dada pelo rei Carlos II. Sobre essa colônia, pode-se dizer que:

a) sua sede era a cidade de Filadélfia, que ficou conhecida por uma intensa atividade comercial e por ter sido planejada urbanisticamente.

b) fica no extremo sul, ao lado da colônia da Georgia.

c) não tinha o mesmo cosmopolitismo das colônias do Sul dos Estados Unidos, sendo fundamentalmente agrária.

d) Filadélfia era uma cidade grande para os padrões da época, mas não resistiu por muito tempo à concentração populacional.

e) Os únicos religiosos que não habitaram a região da Filadélfia, na Pensilvânia, foram os quakers, seita fundada na Inglaterra por volta de 1640.

Respostas

Resposta Questão 1

Letra B

A religião puritana teve um papel fundamental no processo de formação dos Estados Unidos. Boa parte dos colonos que migraram para a América do Norte partilhava da fé protestante e da perspectiva da predestinação divina para colonizar esse lugar.

Resposta Questão 2

Letra C

Ao contrário das colônias que se desenvolveram no norte da faixa litorânea atlântica dos Estados Unidos, as colônias sulistas caracterizaram-se pelo predomínio da mão de obra escrava negra e pelo sistema de plantation, isto é, um sistema de economia essencialmente agrário, com cultivo de produtos em grandes lavouras para exportação.

Resposta Questão 3

Letra D

O texto aponta o primeiro registro em documento (autêntico) dos princípios fundamentais de organização social e política dos colonos ingleses que migraram para a América. Esse documento, Mayflower Compact, firmado ainda antes do desembarque dos tripulantes, destaca a importância da religião para aqueles que se aventuraram na construção de uma “Nova Inglaterra”.

Resposta Questão 4

Letra A

A cidade de Filadélfia caracterizou-se por ser um grande centro urbano e comercial na região central das Treze Colônias. Foi nessa cidade também que se desenvolveu a comunidade dos quakers, a seita que pregava o retorno às bases do cristianismo primitivo.

Assista às nossas videoaulas


Quais os motivos dos ingleses migraram para a América do Norte?

A perseguição religiosa aos puritanos, os calvinistas ingleses, principalmente depois da criação do anglicanismo com Henrique VIII, levou-os a se deslocarem para a América. O objetivo era criar espaços de vivência onde podiam exercer livremente seus preceitos religiosos.

Que fatores levaram os colonos ingleses na América do Norte a se revoltar com sua metrópole a Inglaterra?

O estopim para a revolta geral dos colonos aconteceu quando os ingleses decretaram a Lei do Chá, que determinava que o chá nas Treze Colônias somente seria vendido pela Companhia das Índias Orientais.

Qual era o interesse inglês na América?

Os Interesses Ingleses. Para os ingleses a vinda da Corte para a Colônia era muito importante, pois, por meio de acordos diplomáticos, poderiam conseguir inúmeras vantagens para os seus negócios. Esse comércio serviria de compensação para os prejuízos econômicos causados pelo Bloqueio Continental.

O que marcou o início da colonização inglesa nos Estados Unidos da América?

No começo do século XVII, foram estabelecidas novas tentativas de ocupação, e considera-se a fundação da colônia de Virgínia, em 1607, como o ponto de partida da colonização inglesa.