Injeção anticoncepcional engorda depois de quanto tempo

É possível, esse é um efeito colateral frequentemente relatado, no entanto, nem toda mulher que faz uso da injeção anticoncepcional trimestral irá engordar, o efeito sobre o ganho de peso é variável e depende de mulher para mulher. Geralmente, a injeção provoca um aumento de 1 a 2 kg de peso com o seu uso, mais do que isso não é esperado.

Caso o uso da injeção seja associado a uma dieta equilibrada, atividade física e estilo de vida saudável a influência sobre o peso pode ser minimizada.

A injeção trimestral é composta pelo acetato de medroxiprogesterona, uma progesterona de depósito que tem efeito durante três meses. Apresenta uma alta eficácia contraceptiva se usado corretamente, ou seja, a injeção deve ser aplicada a cada 90 dias sem atrasos maiores que 2 semanas.

A injeção trimestral interfere na menstruação?

Sim, é possível que ocorram algumas modificações no padrão menstrual das mulheres que fazem uso da medroxiprogesterona.

Nos primeiros 3 meses é possível que ocorra uma irregularidade do sangramento menstrual ou mesmo prolongamento do período de sangramento. Com o decorrer do tempo é comum que o sangramento menstrual diminua, muitas mulheres chegam inclusive a entrar em amenorreia, ou seja, param de menstruar. Outras mulheres podem apresentar apenas uma redução do fluxo menstrual ou manter uma certa irregularidade no ciclo menstrual.

Quais são os efeitos colaterais da injeção trimestral?

Além do ganho de peso e das alterações no padrão e no ciclo menstrual, outros efeitos colaterais associados ao uso da medroxiprogesterona, são:

  • Dores de cabeça
  • Tontura
  • Desconforto gástrico
  • Inchaço
  • Alterações no humor
  • Diminuição do desejo sexual

Muitos desses efeitos podem diminuir com o decorrer do uso do injetável trimestral, caso se mantenham, aumentem de intensidade ou sejam incômodos consulte o seu médico de família ou ginecologista para uma avaliação.

Também pode ser do seu interesse:

Dúvidas sobre anticoncepcional injetável

Existem dois tipos de anticoncepcional injetável: a injeção mensal, composta por uma combinação de estrogênio e progesterona, e a injeção trimestral, que contém somente o hormônio progesterona em sua fórmula. Como o próprio nome sugere, o anticoncepcional injetável trimestral deve ser aplicado a cada 90 dias (ou seja, 3 meses) e, por não conter estrogênio, provoca menos efeitos colaterais em comparação à injeção mensal. Ainda assim, muitas mulheres se perguntam se a injeção anticoncepcional engorda. Se esse é o seu caso, confira a seguir! O Só Delas esclarece essa dúvida e conta mais detalhes a respeito do método.

Veja também: Injeção anticoncepcional trimestral: saiba tudo sobre o método

Injeção anticoncepcional de 3 meses não engorda. Saiba quais são os efeitos colaterais!

A injeção anticoncepcional trimestral não engorda. No entanto, sua fórmula com progesterona pode causar retenção de líquidos e, consequentemente, sensação de inchaço no corpo. Portanto, é possível que haja um ganho de peso, mas isso não significa que a porcentagem de gordura corporal da mulher tenha aumentado. 

Além disso, esse efeito colateral não acontece com todas as usuárias da injeção trimestral. A retenção de líquido tende a ocorrer no organismo que está predisposto ao incômodo e pode variar de acordo com o estilo de vida e alimentação de cada mulher. Para reduzir a retenção de líquido, recomenda-se beber bastante líquido, praticar exercícios físicos com regularidade e manter uma alimentação balanceada (de preferência, sem ingredientes ricos em sódio). 

Além da retenção de líquido, outros possíveis efeitos colaterais da injeção anticoncepcional de 3 meses incluem: diminuição da libido, mais oleosidade na pele e no cabelo, sensibilidade nas mamas e alterações no ciclo menstrual, como redução do fluxo menstrual, atraso menstrual, amenorreia (ausência de menstruação) e maior incidência de sangramentos de escape ao longo do mês. 

Caso algum desses sintomas se torne um incômodo, converse com o(a) ginecologista. 

Como funciona a injeção anticoncepcional trimestral?

A aplicação do anticoncepcional injetável é feita via muscular por um profissional capacitado e, a partir de então, passa a ocorrer uma liberação diária de hormônios no organismo feminino. No caso da injeção anticoncepcional de 3 meses, o hormônio em questão é a progesterona. 

Essas cargas hormonais previnem a gravidez da mulher ao bloquear a ovulação, reduzir a espessura do endométrio (tecido intrauterino que recebe a implantação do embrião fertilizado) e tornar o muco cervical mais espesso a fim de dificultar a mobilidade do espermatozóide no sistema reprodutor feminino. 

A primeira dose da injeção deve ser aplicada, preferencialmente, no primeiro dia da menstruação (ou, no máximo, nos 7 dias seguintes). A manutenção deve ser feita a cada 90 dias, havendo um prazo de até 7 dias de atraso tolerado.  

Injeção anticoncepcional trimestral tem contraindicações? 

Uma das grandes vantagens da injeção de 3 meses é a sua fórmula apenas com progesterona. Isso faz com que o método seja permitido para mulheres que não podem utilizar o estrogênio, como pacientes com histórico de trombose, fumantes e mulheres que acabaram de ter filhos ou estão amamentando. 

Entretanto, é importante ressaltar: a injeção anticoncepcional trimestral também tem suas limitações. Pacientes em tratamento de câncer de mama ou de colo de útero e mulheres que sofrem de doenças hepáticas ou têm hipersensibilidade aos componentes da fórmula do medicamento não devem aderir à injeção de 3 meses. 

Para se certificar a respeito do melhor anticoncepcional injetável para as suas necessidades e expectativas, converse com o(a) ginecologista. 

Quanto tempo demora para injeção anticoncepcional engorda?

Injeção anticoncepcional engorda? De acordo com a ginecologista Flávia Fairbanks, a injeção anticoncepcional trimestral pode causar aumento de peso, com uma média de ganho de até 5 kg durante 10 anos.

Qual é a injeção anticoncepcional que mais engordam?

O único método contraceptivo que realmente tem uma associação com o ganho de peso é a injeção de medroxiprogesterona, ou injeção trimestral, com os nomes comerciais de Contracep ou Depo-Provera. A medroxiprogesterona é um progestógeno de depósito, ou seja, é liberando continuamente no decorrer de três meses.

É verdade que a injeção de 3 meses engorda?

Geralmente, a injeção provoca um aumento de 1 a 2 kg de peso com o seu uso, mais do que isso não é esperado. Caso o uso da injeção seja associado a uma dieta equilibrada, atividade física e estilo de vida saudável a influência sobre o peso pode ser minimizada.

É verdade que a injeção de 1 mês engorda?

2. O anticoncepcional injetável mensal engorda? Devido à presença de hormônios em sua composição, é possível que seja notado aumento de peso em algumas mulheres devido ao aumento da retenção de líquido.